Avaliação da Eficiência Operacional dos Terminais Intermodais da Cadeia Logística de Grãos Brasileira
Ano de defesa: | 2012 |
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Link de acesso: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1623 |
Resumo: | O sistema de transportes representa parte considerável dos custos do setor logístico como um todo. Para tanto, a intermodalidade surge como alternativa de redução de custos e, consequentemente, aumento da competitividade do agronegócio nacional. Sendo assim, o terminal intermodal é elo essencial para que ocorra o transbordo do grão de um modal para outro. Todavia, ganha relevância averiguar o desempenho operacional dos terminais intermodais da cadeia logística de grãos nacional com o intuito de identificar falhas e possíveis melhorias no sistema. Dessa maneira, os objetivos foram alcançados por meio de estudo multicaso, qualiquantitativo, nos terminais que aceitaram responder o questionário semi-estruturado. A mensuração da eficiência operacional dos terminais foi feita por meio do modelo BCC orientado ao produto da técnica não paramétrica Análise Envoltória de Dados com a utilização de três insumos e um único produto. Foram encontrados cinco tipos de terminais intermodais na cadeia logística de grãos nacional e os resultados indicam baixa eficiência operacional, sendo possível aumentar, em média, 54,1% a produtividade do setor, sem que se faça qualquer tipo de investimentos na estrutura física e humana dos terminais. Cabe ressaltar que o trabalho limitou-se à mensuração da eficiência operacional, não levando em consideração aspectos financeiros. Todavia, os resultados dessa pesquisa inovadora, quanto ao seu escopo, podem servir de apoio à decisão para os gestores terminais, assim como para o Governo, na proposição de políticas públicas. |
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2012-09-18T12:22:08Z2021-09-30T19:55:41Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1623O sistema de transportes representa parte considerável dos custos do setor logístico como um todo. Para tanto, a intermodalidade surge como alternativa de redução de custos e, consequentemente, aumento da competitividade do agronegócio nacional. Sendo assim, o terminal intermodal é elo essencial para que ocorra o transbordo do grão de um modal para outro. Todavia, ganha relevância averiguar o desempenho operacional dos terminais intermodais da cadeia logística de grãos nacional com o intuito de identificar falhas e possíveis melhorias no sistema. Dessa maneira, os objetivos foram alcançados por meio de estudo multicaso, qualiquantitativo, nos terminais que aceitaram responder o questionário semi-estruturado. A mensuração da eficiência operacional dos terminais foi feita por meio do modelo BCC orientado ao produto da técnica não paramétrica Análise Envoltória de Dados com a utilização de três insumos e um único produto. Foram encontrados cinco tipos de terminais intermodais na cadeia logística de grãos nacional e os resultados indicam baixa eficiência operacional, sendo possível aumentar, em média, 54,1% a produtividade do setor, sem que se faça qualquer tipo de investimentos na estrutura física e humana dos terminais. Cabe ressaltar que o trabalho limitou-se à mensuração da eficiência operacional, não levando em consideração aspectos financeiros. Todavia, os resultados dessa pesquisa inovadora, quanto ao seu escopo, podem servir de apoio à decisão para os gestores terminais, assim como para o Governo, na proposição de políticas públicas.The transport system represents a considerable part of the logistics sector costs. This way, the intermodality is an alternative to reduce costs and increase the competitiveness of the Brazilian agribusiness. Intermodal terminal is the essential link between two or more means of transport. Therefore, it becomes relevant to investigate the intermodal terminals operational performance of the national supply chain of grains and try to identify shortcomings and possible improvements in its system. The goals of this work were achieved by a multicase study, qualitative and quantitative, with those terminals that accepted to answer the semi-structured questionnaire. The operational efficiency measurement was made by the model BCC, product-oriented using the non-parametric technique Data Envelopment Analysis with three inputs and one single product. Five types of intermodal terminals were found in the national grain supply. The results indicate low operational efficiency, allowing an increase of 54.1%, an average, the productivity of the sector, without making any physical and human structure investments. This study was limited only to measure the operational efficiency, and non financial aspects were considered. Therefore, the results of innovative research, as to its scope, can be used as decision support by the terminals' managers, as well as the Brazilian Government, helping to propose public policies.porAgroindústriaAgricultural IndustriesEconomia AgrícolaAgriculture - economic aspectsAnálise de Envoltória de DadosData Envelopment AnalysisLogística EmpresarialBusiness LogisticsTransporte de MercadoriasShipment of GoodsCadeia de Logística IntegradaIntegrated Logistic SupportAvaliação da Eficiência Operacional dos Terminais Intermodais da Cadeia Logística de Grãos Brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSproesser, Renato LuizSantos, Alexandre Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILAlexandre Borges Santos.pdf.jpgAlexandre Borges Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1623/4/Alexandre%20Borges%20Santos.pdf.jpgb13793a756f6a47d7b2705bab46d7ecaMD54TEXTAlexandre Borges Santos.pdf.txtAlexandre Borges Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain208337https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1623/3/Alexandre%20Borges%20Santos.pdf.txtf0283dfcd88ffc82c32ed9b8bebdeb15MD53ORIGINALAlexandre Borges Santos.pdfAlexandre Borges Santos.pdfapplication/pdf1850668https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1623/1/Alexandre%20Borges%20Santos.pdfbb08dd23706f24ccb52ddf561e9117feMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1623/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/16232021-09-30 15:55:41.642oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:55:41Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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Avaliação da Eficiência Operacional dos Terminais Intermodais da Cadeia Logística de Grãos Brasileira Santos, Alexandre Borges Agroindústria Agricultural Industries Economia Agrícola Agriculture - economic aspects Análise de Envoltória de Dados Data Envelopment Analysis Logística Empresarial Business Logistics Transporte de Mercadorias Shipment of Goods Cadeia de Logística Integrada Integrated Logistic Support |
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