O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Perin, Fabiana Cristina
Orientador(a): Ghizzi, Eluiza Bortolotto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1740
Resumo: A pesquisa de que resultou esta dissertação teve como proposta analisar o selo da campanha publicitária “Tudo para você. Tudo para seu sucesso”, da marca institucional Universidade Anhanguera-Uniderp. A pergunta específica da pesquisa foi como são construídos os significados desse selo e, extensivamente, como o seu uso do mesmo nas peças publicitárias da Instituição pode colaborar para a construção da identidade da marca, considerando-se o fato de que a marca gráfica da Instituição compõe os elementos gráficos que aparecem nesse selo. A metodologia de pesquisa envolve revisão de bibliografia, levantamento de documentação sobre o selo e posterior análise. A revisão de bibliografia abrangeu, principalmente, os temas marca, semiótica da imagem e semiótica do texto verbal. O estudo de marca foi direcionado para os conceitos de marca, identidade e imagem de marca. O levantamento da documentação teve como fontes a instituição Anhanguera-Uniderp e a agência Remat Marketing & Propaganda, ambas sediadas em Campo Grande – MS. A descrição e a análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico conceitos da Semiótica Filosófica de Charles S. Peirce (1839-1914) e da Semiótica Discursiva de A. J. Greimas (1917-1992). Concluiu-se que os significados do selo, tendo como um de seus elementos a marca gráfica da Anhanguera-Uniderp, contribui com valores intangíveis para a identidade de marca, os quais deverão influenciar na construção de sua imagem de marca. Os resultados da pesquisa poderão contribuir com os estudos específicos de linguagem visual, bem como com os das áreas de marca e identidade de marca.
id UFMS_fa16defc5407abd1a3fd1232c149ac3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/1740
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str
spelling 2013-08-02T12:45:15Z2021-09-30T19:56:17Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1740A pesquisa de que resultou esta dissertação teve como proposta analisar o selo da campanha publicitária “Tudo para você. Tudo para seu sucesso”, da marca institucional Universidade Anhanguera-Uniderp. A pergunta específica da pesquisa foi como são construídos os significados desse selo e, extensivamente, como o seu uso do mesmo nas peças publicitárias da Instituição pode colaborar para a construção da identidade da marca, considerando-se o fato de que a marca gráfica da Instituição compõe os elementos gráficos que aparecem nesse selo. A metodologia de pesquisa envolve revisão de bibliografia, levantamento de documentação sobre o selo e posterior análise. A revisão de bibliografia abrangeu, principalmente, os temas marca, semiótica da imagem e semiótica do texto verbal. O estudo de marca foi direcionado para os conceitos de marca, identidade e imagem de marca. O levantamento da documentação teve como fontes a instituição Anhanguera-Uniderp e a agência Remat Marketing & Propaganda, ambas sediadas em Campo Grande – MS. A descrição e a análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico conceitos da Semiótica Filosófica de Charles S. Peirce (1839-1914) e da Semiótica Discursiva de A. J. Greimas (1917-1992). Concluiu-se que os significados do selo, tendo como um de seus elementos a marca gráfica da Anhanguera-Uniderp, contribui com valores intangíveis para a identidade de marca, os quais deverão influenciar na construção de sua imagem de marca. Os resultados da pesquisa poderão contribuir com os estudos específicos de linguagem visual, bem como com os das áreas de marca e identidade de marca.porMarca de ProdutosNomes ComerciaisEscolha de MarcSemióticaBrand Name ProductsBusiness NamesBrand LoyaltySemioticsO selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGhizzi, Eluiza BortolottoPerin, Fabiana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILFabiana Cristina Perin.pdf.jpgFabiana Cristina Perin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/4/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf.jpg77a5c9d0f4f90e317cbbb45daea26f6aMD54TEXTFabiana Cristina Perin.pdf.txtFabiana Cristina Perin.pdf.txtExtracted texttext/plain123299https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/3/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf.txtcc465fb25409c89669b40f9f7def2d30MD53ORIGINALFabiana Cristina Perin.pdfFabiana Cristina Perin.pdfapplication/pdf1519326https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/1/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf0e7e612a86c88305ad85c6b98e95121fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/17402021-09-30 15:56:17.471oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:17Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
title O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
spellingShingle O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
Perin, Fabiana Cristina
Marca de Produtos
Nomes Comerciais
Escolha de Marc
Semiótica
Brand Name Products
Business Names
Brand Loyalty
Semiotics
title_short O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
title_full O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
title_fullStr O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
title_full_unstemmed O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
title_sort O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
author Perin, Fabiana Cristina
author_facet Perin, Fabiana Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ghizzi, Eluiza Bortolotto
dc.contributor.author.fl_str_mv Perin, Fabiana Cristina
contributor_str_mv Ghizzi, Eluiza Bortolotto
dc.subject.por.fl_str_mv Marca de Produtos
Nomes Comerciais
Escolha de Marc
Semiótica
Brand Name Products
Business Names
Brand Loyalty
Semiotics
topic Marca de Produtos
Nomes Comerciais
Escolha de Marc
Semiótica
Brand Name Products
Business Names
Brand Loyalty
Semiotics
description A pesquisa de que resultou esta dissertação teve como proposta analisar o selo da campanha publicitária “Tudo para você. Tudo para seu sucesso”, da marca institucional Universidade Anhanguera-Uniderp. A pergunta específica da pesquisa foi como são construídos os significados desse selo e, extensivamente, como o seu uso do mesmo nas peças publicitárias da Instituição pode colaborar para a construção da identidade da marca, considerando-se o fato de que a marca gráfica da Instituição compõe os elementos gráficos que aparecem nesse selo. A metodologia de pesquisa envolve revisão de bibliografia, levantamento de documentação sobre o selo e posterior análise. A revisão de bibliografia abrangeu, principalmente, os temas marca, semiótica da imagem e semiótica do texto verbal. O estudo de marca foi direcionado para os conceitos de marca, identidade e imagem de marca. O levantamento da documentação teve como fontes a instituição Anhanguera-Uniderp e a agência Remat Marketing & Propaganda, ambas sediadas em Campo Grande – MS. A descrição e a análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico conceitos da Semiótica Filosófica de Charles S. Peirce (1839-1914) e da Semiótica Discursiva de A. J. Greimas (1917-1992). Concluiu-se que os significados do selo, tendo como um de seus elementos a marca gráfica da Anhanguera-Uniderp, contribui com valores intangíveis para a identidade de marca, os quais deverão influenciar na construção de sua imagem de marca. Os resultados da pesquisa poderão contribuir com os estudos específicos de linguagem visual, bem como com os das áreas de marca e identidade de marca.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-02T12:45:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:56:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1740
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/4/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/3/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/1/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77a5c9d0f4f90e317cbbb45daea26f6a
cc465fb25409c89669b40f9f7def2d30
0e7e612a86c88305ad85c6b98e95121f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1797953117643341824