O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1740 |
Resumo: | A pesquisa de que resultou esta dissertação teve como proposta analisar o selo da campanha publicitária “Tudo para você. Tudo para seu sucesso”, da marca institucional Universidade Anhanguera-Uniderp. A pergunta específica da pesquisa foi como são construídos os significados desse selo e, extensivamente, como o seu uso do mesmo nas peças publicitárias da Instituição pode colaborar para a construção da identidade da marca, considerando-se o fato de que a marca gráfica da Instituição compõe os elementos gráficos que aparecem nesse selo. A metodologia de pesquisa envolve revisão de bibliografia, levantamento de documentação sobre o selo e posterior análise. A revisão de bibliografia abrangeu, principalmente, os temas marca, semiótica da imagem e semiótica do texto verbal. O estudo de marca foi direcionado para os conceitos de marca, identidade e imagem de marca. O levantamento da documentação teve como fontes a instituição Anhanguera-Uniderp e a agência Remat Marketing & Propaganda, ambas sediadas em Campo Grande – MS. A descrição e a análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico conceitos da Semiótica Filosófica de Charles S. Peirce (1839-1914) e da Semiótica Discursiva de A. J. Greimas (1917-1992). Concluiu-se que os significados do selo, tendo como um de seus elementos a marca gráfica da Anhanguera-Uniderp, contribui com valores intangíveis para a identidade de marca, os quais deverão influenciar na construção de sua imagem de marca. Os resultados da pesquisa poderão contribuir com os estudos específicos de linguagem visual, bem como com os das áreas de marca e identidade de marca. |
id |
UFMS_fa16defc5407abd1a3fd1232c149ac3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/1740 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
|
spelling |
2013-08-02T12:45:15Z2021-09-30T19:56:17Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1740A pesquisa de que resultou esta dissertação teve como proposta analisar o selo da campanha publicitária “Tudo para você. Tudo para seu sucesso”, da marca institucional Universidade Anhanguera-Uniderp. A pergunta específica da pesquisa foi como são construídos os significados desse selo e, extensivamente, como o seu uso do mesmo nas peças publicitárias da Instituição pode colaborar para a construção da identidade da marca, considerando-se o fato de que a marca gráfica da Instituição compõe os elementos gráficos que aparecem nesse selo. A metodologia de pesquisa envolve revisão de bibliografia, levantamento de documentação sobre o selo e posterior análise. A revisão de bibliografia abrangeu, principalmente, os temas marca, semiótica da imagem e semiótica do texto verbal. O estudo de marca foi direcionado para os conceitos de marca, identidade e imagem de marca. O levantamento da documentação teve como fontes a instituição Anhanguera-Uniderp e a agência Remat Marketing & Propaganda, ambas sediadas em Campo Grande – MS. A descrição e a análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico conceitos da Semiótica Filosófica de Charles S. Peirce (1839-1914) e da Semiótica Discursiva de A. J. Greimas (1917-1992). Concluiu-se que os significados do selo, tendo como um de seus elementos a marca gráfica da Anhanguera-Uniderp, contribui com valores intangíveis para a identidade de marca, os quais deverão influenciar na construção de sua imagem de marca. Os resultados da pesquisa poderão contribuir com os estudos específicos de linguagem visual, bem como com os das áreas de marca e identidade de marca.porMarca de ProdutosNomes ComerciaisEscolha de MarcSemióticaBrand Name ProductsBusiness NamesBrand LoyaltySemioticsO selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGhizzi, Eluiza BortolottoPerin, Fabiana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILFabiana Cristina Perin.pdf.jpgFabiana Cristina Perin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/4/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf.jpg77a5c9d0f4f90e317cbbb45daea26f6aMD54TEXTFabiana Cristina Perin.pdf.txtFabiana Cristina Perin.pdf.txtExtracted texttext/plain123299https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/3/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf.txtcc465fb25409c89669b40f9f7def2d30MD53ORIGINALFabiana Cristina Perin.pdfFabiana Cristina Perin.pdfapplication/pdf1519326https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/1/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf0e7e612a86c88305ad85c6b98e95121fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/17402021-09-30 15:56:17.471oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:17Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca |
title |
O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca |
spellingShingle |
O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca Perin, Fabiana Cristina Marca de Produtos Nomes Comerciais Escolha de Marc Semiótica Brand Name Products Business Names Brand Loyalty Semiotics |
title_short |
O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca |
title_full |
O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca |
title_fullStr |
O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca |
title_full_unstemmed |
O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca |
title_sort |
O selo da campanha publicitária "Tudo para você. Tudo para seu sucesso" da Universidade Anhanguera-Uniderp: um estudo de construção de identidade de marca |
author |
Perin, Fabiana Cristina |
author_facet |
Perin, Fabiana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ghizzi, Eluiza Bortolotto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perin, Fabiana Cristina |
contributor_str_mv |
Ghizzi, Eluiza Bortolotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca de Produtos Nomes Comerciais Escolha de Marc Semiótica Brand Name Products Business Names Brand Loyalty Semiotics |
topic |
Marca de Produtos Nomes Comerciais Escolha de Marc Semiótica Brand Name Products Business Names Brand Loyalty Semiotics |
description |
A pesquisa de que resultou esta dissertação teve como proposta analisar o selo da campanha publicitária “Tudo para você. Tudo para seu sucesso”, da marca institucional Universidade Anhanguera-Uniderp. A pergunta específica da pesquisa foi como são construídos os significados desse selo e, extensivamente, como o seu uso do mesmo nas peças publicitárias da Instituição pode colaborar para a construção da identidade da marca, considerando-se o fato de que a marca gráfica da Instituição compõe os elementos gráficos que aparecem nesse selo. A metodologia de pesquisa envolve revisão de bibliografia, levantamento de documentação sobre o selo e posterior análise. A revisão de bibliografia abrangeu, principalmente, os temas marca, semiótica da imagem e semiótica do texto verbal. O estudo de marca foi direcionado para os conceitos de marca, identidade e imagem de marca. O levantamento da documentação teve como fontes a instituição Anhanguera-Uniderp e a agência Remat Marketing & Propaganda, ambas sediadas em Campo Grande – MS. A descrição e a análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico conceitos da Semiótica Filosófica de Charles S. Peirce (1839-1914) e da Semiótica Discursiva de A. J. Greimas (1917-1992). Concluiu-se que os significados do selo, tendo como um de seus elementos a marca gráfica da Anhanguera-Uniderp, contribui com valores intangíveis para a identidade de marca, os quais deverão influenciar na construção de sua imagem de marca. Os resultados da pesquisa poderão contribuir com os estudos específicos de linguagem visual, bem como com os das áreas de marca e identidade de marca. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-02T12:45:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:56:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1740 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/4/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/3/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/1/Fabiana%20Cristina%20Perin.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1740/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
77a5c9d0f4f90e317cbbb45daea26f6a cc465fb25409c89669b40f9f7def2d30 0e7e612a86c88305ad85c6b98e95121f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1797953117643341824 |