A performance cultural na Dança dos Mascarados
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://ri.ufmt.br/handle/1/77 |
Resumo: | The concept of the cultural performance, as dramaturgical proposal was articulated through Schechner and Turner’s studies, of conception that all restored behavior is a performance trying to reveal the dynamic character, living and community own transformer (DAWSEY, 2013). The cultural performance occurs in different social contexts, each performance, creates new configurations, new spaces and spectators. In this study, we observed the Dança dos Mascarados of Poconé, composed by 28 men who dress up with masks and colorful clothes, for the realization of collective ritual, playing a connection between the dancers and the community. Thinking in the Dança dos Mascarados as a cultural performance, it is possible to think in the dance as a daily extra action, an art of presence and a collective action. The dance interrupts the routine experiences and is part of a new temporality. |
id |
UFMT_0c7c57758795089b40941db88b28c8f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/77 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A performance cultural na Dança dos MascaradosDança dos MascaradosPerformance culturalExtra-cotidianoRitualCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDançe of the maskedCultural performanceExtra dailyRitualThe concept of the cultural performance, as dramaturgical proposal was articulated through Schechner and Turner’s studies, of conception that all restored behavior is a performance trying to reveal the dynamic character, living and community own transformer (DAWSEY, 2013). The cultural performance occurs in different social contexts, each performance, creates new configurations, new spaces and spectators. In this study, we observed the Dança dos Mascarados of Poconé, composed by 28 men who dress up with masks and colorful clothes, for the realization of collective ritual, playing a connection between the dancers and the community. Thinking in the Dança dos Mascarados as a cultural performance, it is possible to think in the dance as a daily extra action, an art of presence and a collective action. The dance interrupts the routine experiences and is part of a new temporality.O conceito de performance cultural, enquanto proposta dramatúrgica foi articulada através da junção dos estudos de Schechner e Turner, da concepção de que todo comportamento restaurado é uma performance, procurando revelar o caráter dinâmico, vivo e transformador próprio da comunidade (DAWSEY, 2013). A performance cultural ocorre em diferentes contextos sociais, em cada performance, criam-se novas configurações, novos espaços e espectadores. Neste trabalho, observamos a Dança dos Mascarados de Poconé composta por 28 homens que se vestem com máscaras e roupas coloridas para a realização do ritual coletivo, desempenhando uma conexão entre os dançantes e a comunidade. Pensando na Dança dos Mascarados como Performance cultural, é possível pensar na dança como uma ação extra cotidiana, uma arte da presença e uma ação coletiva. A dança interrompe as experiências rotineiras e se inscreve numa nova temporalidade.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Linguagens (IL)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura ContemporâneaAzevedo, Maria Thereza de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687Azevedo, Maria Thereza de Oliveira546.410.717-72http://lattes.cnpq.br/8345268053922687Rodrigues, Francisco Xavier Freire025.559.414-36http://lattes.cnpq.br/6841932116717903546.410.717-72Lima, Ricardo Gomes306.819.447-49http://lattes.cnpq.br/2096097551458276Amaral, Ivoneides Maria Batista do2016-09-26T15:02:53Z2016-01-262016-09-26T15:02:53Z2015-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMARAL, Ivoneides Maria Batista do. A performance cultural na Dança dos Mascarados. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/77porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2016-10-08T14:48:59ZRepositório InstitucionalPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
A performance cultural na Dança dos Mascarados |
title |
A performance cultural na Dança dos Mascarados |
spellingShingle |
A performance cultural na Dança dos Mascarados Amaral, Ivoneides Maria Batista do Dança dos Mascarados Performance cultural Extra-cotidiano Ritual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dançe of the masked Cultural performance Extra daily Ritual |
title_short |
A performance cultural na Dança dos Mascarados |
title_full |
A performance cultural na Dança dos Mascarados |
title_fullStr |
A performance cultural na Dança dos Mascarados |
title_full_unstemmed |
A performance cultural na Dança dos Mascarados |
title_sort |
A performance cultural na Dança dos Mascarados |
author |
Amaral, Ivoneides Maria Batista do |
author_facet |
Amaral, Ivoneides Maria Batista do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Thereza de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 Azevedo, Maria Thereza de Oliveira 546.410.717-72 http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 Rodrigues, Francisco Xavier Freire 025.559.414-36 http://lattes.cnpq.br/6841932116717903 546.410.717-72 Lima, Ricardo Gomes 306.819.447-49 http://lattes.cnpq.br/2096097551458276 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Ivoneides Maria Batista do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança dos Mascarados Performance cultural Extra-cotidiano Ritual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dançe of the masked Cultural performance Extra daily Ritual |
topic |
Dança dos Mascarados Performance cultural Extra-cotidiano Ritual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dançe of the masked Cultural performance Extra daily Ritual |
description |
The concept of the cultural performance, as dramaturgical proposal was articulated through Schechner and Turner’s studies, of conception that all restored behavior is a performance trying to reveal the dynamic character, living and community own transformer (DAWSEY, 2013). The cultural performance occurs in different social contexts, each performance, creates new configurations, new spaces and spectators. In this study, we observed the Dança dos Mascarados of Poconé, composed by 28 men who dress up with masks and colorful clothes, for the realization of collective ritual, playing a connection between the dancers and the community. Thinking in the Dança dos Mascarados as a cultural performance, it is possible to think in the dance as a daily extra action, an art of presence and a collective action. The dance interrupts the routine experiences and is part of a new temporality. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05 2016-09-26T15:02:53Z 2016-01-26 2016-09-26T15:02:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMARAL, Ivoneides Maria Batista do. A performance cultural na Dança dos Mascarados. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/77 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Ivoneides Maria Batista do. A performance cultural na Dança dos Mascarados. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777380693633925120 |