O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Batalha, Maria Cristina de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/4308
Resumo: This dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students.
id UFMT_22740cba3e8ec85e36be960fc5bc3602
oai_identifier_str oai:localhost:1/4308
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling O dominó de quatro pontas : um jogo de contagemPrática pedagógica dos jogosJogo dominó de quatro pontasEnsino médioMúltiplosAnálise combinatóriaProbabilidadesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPedagogical practice of gamesFour-way domino gameHigh schoolMultiplesCombinatorial analysisProbabilitiesThis dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students.Esta dissertação traz uma proposta no processo de ensino e aprendizagem de matemática envolvendo o estudo de múltiplos e divisores de números inteiros, análise combinatória e probabilidades, através do jogo Dominó de Quatro Pontas, para os alunos do Ensino Médio. Para isto, foram realizadas pesquisas sobre o uso do recurso didático da prática de jogos em sala de aula, a origem, as regras e aplicações do jogo envolvendo os temas propostos. Este trabalho priorizou a ludicidade como estratégia auxiliar para o entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos. Entre as principais observações feitas, destacam-se a melhora do raciocínio lógico para tomada de decisão pelo estudo da melhor jogada, o fortalecimento dos conceitos de m´múltiplos e divisores, e a interatividade e interesse dos estudantes.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATSilva, Carlos Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/74450801039638066Silva, Carlos Rodrigues da618.113.601-06http://lattes.cnpq.br/74450801039638066Berlatto, Adilson Antônio569.370.321-53http://lattes.cnpq.br/80913312581743618.113.601-06Souza, Marcelo Almeida de533.151.541-04http://lattes.cnpq.br/1343419041226215Batalha, Maria Cristina de Souza2023-06-26T13:31:43Z2019-10-152023-06-26T13:31:43Z2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.http://ri.ufmt.br/handle/1/4308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-07-01T07:03:51ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
title O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
spellingShingle O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
Batalha, Maria Cristina de Souza
Prática pedagógica dos jogos
Jogo dominó de quatro pontas
Ensino médio
Múltiplos
Análise combinatória
Probabilidades
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Pedagogical practice of games
Four-way domino game
High school
Multiples
Combinatorial analysis
Probabilities
title_short O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
title_full O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
title_fullStr O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
title_full_unstemmed O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
title_sort O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
author Batalha, Maria Cristina de Souza
author_facet Batalha, Maria Cristina de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/74450801039638066
Silva, Carlos Rodrigues da
618.113.601-06
http://lattes.cnpq.br/74450801039638066
Berlatto, Adilson Antônio
569.370.321-53
http://lattes.cnpq.br/80913312581743
618.113.601-06
Souza, Marcelo Almeida de
533.151.541-04
http://lattes.cnpq.br/1343419041226215
dc.contributor.author.fl_str_mv Batalha, Maria Cristina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica dos jogos
Jogo dominó de quatro pontas
Ensino médio
Múltiplos
Análise combinatória
Probabilidades
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Pedagogical practice of games
Four-way domino game
High school
Multiples
Combinatorial analysis
Probabilities
topic Prática pedagógica dos jogos
Jogo dominó de quatro pontas
Ensino médio
Múltiplos
Análise combinatória
Probabilidades
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Pedagogical practice of games
Four-way domino game
High school
Multiples
Combinatorial analysis
Probabilities
description This dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-15
2019-09-26
2023-06-26T13:31:43Z
2023-06-26T13:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4308
identifier_str_mv BATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380717190184960