O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4308 |
Resumo: | This dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students. |
id |
UFMT_22740cba3e8ec85e36be960fc5bc3602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4308 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagemPrática pedagógica dos jogosJogo dominó de quatro pontasEnsino médioMúltiplosAnálise combinatóriaProbabilidadesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPedagogical practice of gamesFour-way domino gameHigh schoolMultiplesCombinatorial analysisProbabilitiesThis dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students.Esta dissertação traz uma proposta no processo de ensino e aprendizagem de matemática envolvendo o estudo de múltiplos e divisores de números inteiros, análise combinatória e probabilidades, através do jogo Dominó de Quatro Pontas, para os alunos do Ensino Médio. Para isto, foram realizadas pesquisas sobre o uso do recurso didático da prática de jogos em sala de aula, a origem, as regras e aplicações do jogo envolvendo os temas propostos. Este trabalho priorizou a ludicidade como estratégia auxiliar para o entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos. Entre as principais observações feitas, destacam-se a melhora do raciocínio lógico para tomada de decisão pelo estudo da melhor jogada, o fortalecimento dos conceitos de m´múltiplos e divisores, e a interatividade e interesse dos estudantes.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATSilva, Carlos Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/74450801039638066Silva, Carlos Rodrigues da618.113.601-06http://lattes.cnpq.br/74450801039638066Berlatto, Adilson Antônio569.370.321-53http://lattes.cnpq.br/80913312581743618.113.601-06Souza, Marcelo Almeida de533.151.541-04http://lattes.cnpq.br/1343419041226215Batalha, Maria Cristina de Souza2023-06-26T13:31:43Z2019-10-152023-06-26T13:31:43Z2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.http://ri.ufmt.br/handle/1/4308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-07-01T07:03:51ZRepositório InstitucionalPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem |
title |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem |
spellingShingle |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem Batalha, Maria Cristina de Souza Prática pedagógica dos jogos Jogo dominó de quatro pontas Ensino médio Múltiplos Análise combinatória Probabilidades CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Pedagogical practice of games Four-way domino game High school Multiples Combinatorial analysis Probabilities |
title_short |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem |
title_full |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem |
title_fullStr |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem |
title_full_unstemmed |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem |
title_sort |
O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem |
author |
Batalha, Maria Cristina de Souza |
author_facet |
Batalha, Maria Cristina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Carlos Rodrigues da http://lattes.cnpq.br/74450801039638066 Silva, Carlos Rodrigues da 618.113.601-06 http://lattes.cnpq.br/74450801039638066 Berlatto, Adilson Antônio 569.370.321-53 http://lattes.cnpq.br/80913312581743 618.113.601-06 Souza, Marcelo Almeida de 533.151.541-04 http://lattes.cnpq.br/1343419041226215 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batalha, Maria Cristina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica dos jogos Jogo dominó de quatro pontas Ensino médio Múltiplos Análise combinatória Probabilidades CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Pedagogical practice of games Four-way domino game High school Multiples Combinatorial analysis Probabilities |
topic |
Prática pedagógica dos jogos Jogo dominó de quatro pontas Ensino médio Múltiplos Análise combinatória Probabilidades CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Pedagogical practice of games Four-way domino game High school Multiples Combinatorial analysis Probabilities |
description |
This dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-15 2019-09-26 2023-06-26T13:31:43Z 2023-06-26T13:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019. http://ri.ufmt.br/handle/1/4308 |
identifier_str_mv |
BATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777380717190184960 |