Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/136
Resumo: This paper seeks to develop a dialogue between Education, Philosophy and Arts through the thoughts of Stoics, Jacques Derrida, Gilles Deleuze and Anne Cauquelin, among others, which are based on the philosophy of difference and the theory of the incorporeal. It aims to discuss learning, or rather, experience. It seeks to understand the moment that may raise our understanding and development of something that is familiar. It is a reflection on the power of the event, the argumentative value of the artwork, the capacity of knowledge/experience/learning in the movement of the incorporeal according to ancient Stoicism, mobilizing the concept of Labirintogoria. It is not to be affected alone, but by a process of preparation and its continuum.
id UFMT_38cecef892f6c2bcb978c7f998424085
oai_identifier_str oai:localhost:1/136
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)IncorporalEstoicoLabirintogoriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIncorporealStoicLabirintogoriaThis paper seeks to develop a dialogue between Education, Philosophy and Arts through the thoughts of Stoics, Jacques Derrida, Gilles Deleuze and Anne Cauquelin, among others, which are based on the philosophy of difference and the theory of the incorporeal. It aims to discuss learning, or rather, experience. It seeks to understand the moment that may raise our understanding and development of something that is familiar. It is a reflection on the power of the event, the argumentative value of the artwork, the capacity of knowledge/experience/learning in the movement of the incorporeal according to ancient Stoicism, mobilizing the concept of Labirintogoria. It is not to be affected alone, but by a process of preparation and its continuum.Este trabalho procura elaborar um diálogo entre Educação, Filosofia e Artes a partir do pensamento dos estoicos, de Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Anne Cauquelin, entre outros, fundamentando-se na filosofia da diferença e na teoria dos incorporais. Busca dissertar sobre aprendizado, ou melhor, sobre experiência. Procura compreender o momento de encontro com aquilo que pode suscitar a nossa compreensão e o desenvolvimento de algo que se conhece. É uma reflexão sobre a virtude do acontecimento, do valor argumentativo da obra de arte, da capacidade de conhecimento/experiência/aprendizado no movimento dos incorporais segundo o estoicismo antigo, mobilizando o conceito de Labirintogoria. Não se trata somente de ser afetado, mas de um processo de elaboração e seu continuum.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFerreira, Márcia dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1823864094040331Ferreira, Márcia dos Santos108.355.108-67http://lattes.cnpq.br/1823864094040331Azevedo, Maria Thereza de Oliveira546.410.717-72http://lattes.cnpq.br/8345268053922687108.355.108-67Costa, Luciano Bedin da703.519.290-53http://lattes.cnpq.br/3277990625335032Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara2017-01-17T14:55:01Z2015-07-312017-01-17T14:55:01Z2015-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVELHO, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara. Labirintogoria (ou sobre a experiência: apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2017-02-01T14:53:59ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
title Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
spellingShingle Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara
Incorporal
Estoico
Labirintogoria
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Incorporeal
Stoic
Labirintogoria
title_short Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
title_full Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
title_fullStr Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
title_full_unstemmed Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
title_sort Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
author Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara
author_facet Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Márcia dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1823864094040331
Ferreira, Márcia dos Santos
108.355.108-67
http://lattes.cnpq.br/1823864094040331
Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
546.410.717-72
http://lattes.cnpq.br/8345268053922687
108.355.108-67
Costa, Luciano Bedin da
703.519.290-53
http://lattes.cnpq.br/3277990625335032
dc.contributor.author.fl_str_mv Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara
dc.subject.por.fl_str_mv Incorporal
Estoico
Labirintogoria
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Incorporeal
Stoic
Labirintogoria
topic Incorporal
Estoico
Labirintogoria
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Incorporeal
Stoic
Labirintogoria
description This paper seeks to develop a dialogue between Education, Philosophy and Arts through the thoughts of Stoics, Jacques Derrida, Gilles Deleuze and Anne Cauquelin, among others, which are based on the philosophy of difference and the theory of the incorporeal. It aims to discuss learning, or rather, experience. It seeks to understand the moment that may raise our understanding and development of something that is familiar. It is a reflection on the power of the event, the argumentative value of the artwork, the capacity of knowledge/experience/learning in the movement of the incorporeal according to ancient Stoicism, mobilizing the concept of Labirintogoria. It is not to be affected alone, but by a process of preparation and its continuum.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2015-07-27
2017-01-17T14:55:01Z
2017-01-17T14:55:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VELHO, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara. Labirintogoria (ou sobre a experiência: apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
http://ri.ufmt.br/handle/1/136
identifier_str_mv VELHO, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara. Labirintogoria (ou sobre a experiência: apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380693745074176