Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santana, Malsete Arestides
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/906
Resumo: This qualitative research examines race relations in school life as perceived by principals and students from two schools of Cuiaba. We sought to study to understand the perceptions of principals and students about race relations and to determine which procedures and / or interventions adopted by the directors with respect to situations of racial discrimination among students. The study was conducted in two educational institutions, one in the central area and another in the periphery. The research was based on theoretical studies and research carried out by several authors as Cavalleiro (2000), Oliveira (1999). For the research we used the following instruments: a) Focus group (with students) b) Research in documents such as books, events and political pedagogical project interviews with the directors and observation. The interviews were based on the authors Becker (1999) and Minayo (1994). The results point to the existence of racial discrimination in race relations among students. We understand that the directors deny or minimize the existence of manifestations of discrimination in school and unaware of its consequences in school performance, identity and even the permanence of black students in school. The myth of racial democracy is still present in the speeches of the directors, the pursuit of equality is in the speech, but in practice inequalities are present.
id UFMT_426c4d1cf2b00b12c307d7685bad2794
oai_identifier_str oai:localhost:1/906
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de CuiabáDiscriminação racialCotidiano escolarGestão escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORacial discriminationSchool routineDirectorsThis qualitative research examines race relations in school life as perceived by principals and students from two schools of Cuiaba. We sought to study to understand the perceptions of principals and students about race relations and to determine which procedures and / or interventions adopted by the directors with respect to situations of racial discrimination among students. The study was conducted in two educational institutions, one in the central area and another in the periphery. The research was based on theoretical studies and research carried out by several authors as Cavalleiro (2000), Oliveira (1999). For the research we used the following instruments: a) Focus group (with students) b) Research in documents such as books, events and political pedagogical project interviews with the directors and observation. The interviews were based on the authors Becker (1999) and Minayo (1994). The results point to the existence of racial discrimination in race relations among students. We understand that the directors deny or minimize the existence of manifestations of discrimination in school and unaware of its consequences in school performance, identity and even the permanence of black students in school. The myth of racial democracy is still present in the speeches of the directors, the pursuit of equality is in the speech, but in practice inequalities are present.Esta pesquisa de cunho qualitativo analisa as relações raciais no cotidiano escolar na percepção de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. Buscou-se com o estudo compreender as percepções das diretoras e alunos sobre as relações raciais e verificar quais os procedimentos e/ ou intervenções adotadas pelas diretoras com relação às situações de discriminação racial entre os alunos. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições escolares, uma na área central e outra na periferia. A pesquisa teve como base teórica os estudos e pesquisas realizadas por vários autores como Cavalleiro (2000); Oliveira (1999). Para a realização da pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) Grupo focal (com os alunos); b) Pesquisa nos documentos como: livros de ocorrências e projeto político pedagógico entrevistas com as diretoras e observação. As entrevistas realizadas tiveram como base os autores Becker (1999) e Minayo (1994). Os resultados sinalizam para a existência de discriminação racial nas relações raciais entre os alunos. Compreendemos que as diretoras negam ou minimizam a existência de manifestações de discriminação na escola bem como desconhecem suas consequências no desempenho escolar, na identidade e até da permanência dos alunos negros na escola. O mito da democracia racial continua presente nas falas das diretoras, a busca da igualdade está no discurso, mas na prática as desigualdades estão presentes.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMüller, Maria Lúcia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035Müller, Maria Lúcia Rodrigues474.318.221-20http://lattes.cnpq.br/7282537478159035Oliveira, Ozerina Victor de406.219.521-68http://lattes.cnpq.br/1863707315885015474.318.221-20Ivenicki, Ana242.881.017-00http://lattes.cnpq.br/7321869768889062Santana, Malsete Arestides2019-03-08T13:13:12Z2012-06-062019-03-08T13:13:12Z2012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.http://ri.ufmt.br/handle/1/906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-03-09T07:11:06ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
title Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
spellingShingle Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
Santana, Malsete Arestides
Discriminação racial
Cotidiano escolar
Gestão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Racial discrimination
School routine
Directors
title_short Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
title_full Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
title_fullStr Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
title_full_unstemmed Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
title_sort Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
author Santana, Malsete Arestides
author_facet Santana, Malsete Arestides
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Müller, Maria Lúcia Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/7282537478159035
Müller, Maria Lúcia Rodrigues
474.318.221-20
http://lattes.cnpq.br/7282537478159035
Oliveira, Ozerina Victor de
406.219.521-68
http://lattes.cnpq.br/1863707315885015
474.318.221-20
Ivenicki, Ana
242.881.017-00
http://lattes.cnpq.br/7321869768889062
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Malsete Arestides
dc.subject.por.fl_str_mv Discriminação racial
Cotidiano escolar
Gestão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Racial discrimination
School routine
Directors
topic Discriminação racial
Cotidiano escolar
Gestão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Racial discrimination
School routine
Directors
description This qualitative research examines race relations in school life as perceived by principals and students from two schools of Cuiaba. We sought to study to understand the perceptions of principals and students about race relations and to determine which procedures and / or interventions adopted by the directors with respect to situations of racial discrimination among students. The study was conducted in two educational institutions, one in the central area and another in the periphery. The research was based on theoretical studies and research carried out by several authors as Cavalleiro (2000), Oliveira (1999). For the research we used the following instruments: a) Focus group (with students) b) Research in documents such as books, events and political pedagogical project interviews with the directors and observation. The interviews were based on the authors Becker (1999) and Minayo (1994). The results point to the existence of racial discrimination in race relations among students. We understand that the directors deny or minimize the existence of manifestations of discrimination in school and unaware of its consequences in school performance, identity and even the permanence of black students in school. The myth of racial democracy is still present in the speeches of the directors, the pursuit of equality is in the speech, but in practice inequalities are present.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-06
2012-03-30
2019-03-08T13:13:12Z
2019-03-08T13:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
http://ri.ufmt.br/handle/1/906
identifier_str_mv SANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380698248708096