Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://ri.ufmt.br/handle/1/906 |
Resumo: | This qualitative research examines race relations in school life as perceived by principals and students from two schools of Cuiaba. We sought to study to understand the perceptions of principals and students about race relations and to determine which procedures and / or interventions adopted by the directors with respect to situations of racial discrimination among students. The study was conducted in two educational institutions, one in the central area and another in the periphery. The research was based on theoretical studies and research carried out by several authors as Cavalleiro (2000), Oliveira (1999). For the research we used the following instruments: a) Focus group (with students) b) Research in documents such as books, events and political pedagogical project interviews with the directors and observation. The interviews were based on the authors Becker (1999) and Minayo (1994). The results point to the existence of racial discrimination in race relations among students. We understand that the directors deny or minimize the existence of manifestations of discrimination in school and unaware of its consequences in school performance, identity and even the permanence of black students in school. The myth of racial democracy is still present in the speeches of the directors, the pursuit of equality is in the speech, but in practice inequalities are present. |
id |
UFMT_426c4d1cf2b00b12c307d7685bad2794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/906 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de CuiabáDiscriminação racialCotidiano escolarGestão escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORacial discriminationSchool routineDirectorsThis qualitative research examines race relations in school life as perceived by principals and students from two schools of Cuiaba. We sought to study to understand the perceptions of principals and students about race relations and to determine which procedures and / or interventions adopted by the directors with respect to situations of racial discrimination among students. The study was conducted in two educational institutions, one in the central area and another in the periphery. The research was based on theoretical studies and research carried out by several authors as Cavalleiro (2000), Oliveira (1999). For the research we used the following instruments: a) Focus group (with students) b) Research in documents such as books, events and political pedagogical project interviews with the directors and observation. The interviews were based on the authors Becker (1999) and Minayo (1994). The results point to the existence of racial discrimination in race relations among students. We understand that the directors deny or minimize the existence of manifestations of discrimination in school and unaware of its consequences in school performance, identity and even the permanence of black students in school. The myth of racial democracy is still present in the speeches of the directors, the pursuit of equality is in the speech, but in practice inequalities are present.Esta pesquisa de cunho qualitativo analisa as relações raciais no cotidiano escolar na percepção de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. Buscou-se com o estudo compreender as percepções das diretoras e alunos sobre as relações raciais e verificar quais os procedimentos e/ ou intervenções adotadas pelas diretoras com relação às situações de discriminação racial entre os alunos. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições escolares, uma na área central e outra na periferia. A pesquisa teve como base teórica os estudos e pesquisas realizadas por vários autores como Cavalleiro (2000); Oliveira (1999). Para a realização da pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) Grupo focal (com os alunos); b) Pesquisa nos documentos como: livros de ocorrências e projeto político pedagógico entrevistas com as diretoras e observação. As entrevistas realizadas tiveram como base os autores Becker (1999) e Minayo (1994). Os resultados sinalizam para a existência de discriminação racial nas relações raciais entre os alunos. Compreendemos que as diretoras negam ou minimizam a existência de manifestações de discriminação na escola bem como desconhecem suas consequências no desempenho escolar, na identidade e até da permanência dos alunos negros na escola. O mito da democracia racial continua presente nas falas das diretoras, a busca da igualdade está no discurso, mas na prática as desigualdades estão presentes.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMüller, Maria Lúcia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035Müller, Maria Lúcia Rodrigues474.318.221-20http://lattes.cnpq.br/7282537478159035Oliveira, Ozerina Victor de406.219.521-68http://lattes.cnpq.br/1863707315885015474.318.221-20Ivenicki, Ana242.881.017-00http://lattes.cnpq.br/7321869768889062Santana, Malsete Arestides2019-03-08T13:13:12Z2012-06-062019-03-08T13:13:12Z2012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.http://ri.ufmt.br/handle/1/906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-03-09T07:11:06ZRepositório InstitucionalPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá |
title |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá |
spellingShingle |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá Santana, Malsete Arestides Discriminação racial Cotidiano escolar Gestão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Racial discrimination School routine Directors |
title_short |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá |
title_full |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá |
title_fullStr |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá |
title_full_unstemmed |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá |
title_sort |
Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá |
author |
Santana, Malsete Arestides |
author_facet |
Santana, Malsete Arestides |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Müller, Maria Lúcia Rodrigues http://lattes.cnpq.br/7282537478159035 Müller, Maria Lúcia Rodrigues 474.318.221-20 http://lattes.cnpq.br/7282537478159035 Oliveira, Ozerina Victor de 406.219.521-68 http://lattes.cnpq.br/1863707315885015 474.318.221-20 Ivenicki, Ana 242.881.017-00 http://lattes.cnpq.br/7321869768889062 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Malsete Arestides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discriminação racial Cotidiano escolar Gestão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Racial discrimination School routine Directors |
topic |
Discriminação racial Cotidiano escolar Gestão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Racial discrimination School routine Directors |
description |
This qualitative research examines race relations in school life as perceived by principals and students from two schools of Cuiaba. We sought to study to understand the perceptions of principals and students about race relations and to determine which procedures and / or interventions adopted by the directors with respect to situations of racial discrimination among students. The study was conducted in two educational institutions, one in the central area and another in the periphery. The research was based on theoretical studies and research carried out by several authors as Cavalleiro (2000), Oliveira (1999). For the research we used the following instruments: a) Focus group (with students) b) Research in documents such as books, events and political pedagogical project interviews with the directors and observation. The interviews were based on the authors Becker (1999) and Minayo (1994). The results point to the existence of racial discrimination in race relations among students. We understand that the directors deny or minimize the existence of manifestations of discrimination in school and unaware of its consequences in school performance, identity and even the permanence of black students in school. The myth of racial democracy is still present in the speeches of the directors, the pursuit of equality is in the speech, but in practice inequalities are present. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-06 2012-03-30 2019-03-08T13:13:12Z 2019-03-08T13:13:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. http://ri.ufmt.br/handle/1/906 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777380698248708096 |