Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Lindeval José dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/4017
Resumo: The present work presents reflections on the teaching of Geography from an inclusive education perspective, more specifically on tactile cartography, which promotes inclusion through the development of cartographic representations accessible to blind or low vision people. Theoretical and methodological reviews about tactile cartography offer support for the development of reflections and practices in the teaching of geography that include mainly the teaching and learning of blind people. In order to dialogue with Geography teachers, workshops, conversation circles and a questionnaire were held. The workshops sought to socialize adaptation activities and the creation of teaching material for blind and visually impaired students; Even with all technological advances, during the workshops we seek to socialize low-cost artisanal techniques are efficient and affordable alternatives for teachers and students. Tactile cartography has offered efficient alternatives for the development of inclusion mechanisms inside and outside the school, helping to guarantee and promote the right and to consolidate an inclusive Geography, that is, committed to a more just and egalitarian society.
id UFMT_7b37e05a4daaa1a13d028b68360b1c00
oai_identifier_str oai:localhost:1/4017
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escolaGeografiaCartografia tátilInclusãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGeographyTactile cartographyInclusionThe present work presents reflections on the teaching of Geography from an inclusive education perspective, more specifically on tactile cartography, which promotes inclusion through the development of cartographic representations accessible to blind or low vision people. Theoretical and methodological reviews about tactile cartography offer support for the development of reflections and practices in the teaching of geography that include mainly the teaching and learning of blind people. In order to dialogue with Geography teachers, workshops, conversation circles and a questionnaire were held. The workshops sought to socialize adaptation activities and the creation of teaching material for blind and visually impaired students; Even with all technological advances, during the workshops we seek to socialize low-cost artisanal techniques are efficient and affordable alternatives for teachers and students. Tactile cartography has offered efficient alternatives for the development of inclusion mechanisms inside and outside the school, helping to guarantee and promote the right and to consolidate an inclusive Geography, that is, committed to a more just and egalitarian society.O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino de Geografia numa perspectiva da educação inclusiva, mais especificamente sobre a cartografia tátil, que promove a inclusão por meio do desenvolvimento de representações cartográficas acessíveis a pessoas cegas ou de baixa visão. Revisões teóricas e metodológicas acerca da cartografia tátil oferecem suporte para o desenvolvimento de reflexões e práticas de ensino de Geografia, principalmente no ensino e aprendizagem das pessoas cegas ou de baixa visão. Para dialogar com professores de Geografia foram realizadas oficinas, rodas de conversa e questionários. As oficinas buscaram socializar atividades de adaptação e criação de material didático para estudantes cegos e visuais, houve socialização de técnicas artesanais de baixo custo, que são alternativas eficientes e acessíveis para professores e estudantes. A cartografia tátil tem oferecido alternativas eficientes para o desenvolvimento de mecanismos de inclusão dentro e fora da escola, auxiliando na garantia e promoção do direito e na consolidação de uma Geografia inclusiva dentro e fora da escola.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em GeografiaSilva, Marcia Alves Soares daAlmeida, Marcia Ajalahttp://lattes.cnpq.br/5420522230056817http://lattes.cnpq.br/0113020238772305Silva, Marcia Alves Soares da071.556.799-33http://lattes.cnpq.br/0113020238772305Almeida, Marcia Ajala447.994.201-78http://lattes.cnpq.br/5420522230056817071.556.799-33447.994.201-78Oliveira, Meire Rose dos Anjos655.430.411-87http://lattes.cnpq.br/0084081857381193Cantóia, Silvia Fernanda165.522.268-61http://lattes.cnpq.br/2772149174350758Batista, Sinthia Cristina260.464.048-19http://lattes.cnpq.br/1559308810679446Santos, Lindeval José dos2023-04-24T14:50:11Z2021-08-222023-04-24T14:50:11Z2021-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS, Lindeval José dos. Cartografia tátil: inclusão dentro e fora da escola. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.http://ri.ufmt.br/handle/1/4017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-05-04T07:01:48ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
title Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
spellingShingle Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
Santos, Lindeval José dos
Geografia
Cartografia tátil
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Geography
Tactile cartography
Inclusion
title_short Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
title_full Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
title_fullStr Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
title_full_unstemmed Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
title_sort Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
author Santos, Lindeval José dos
author_facet Santos, Lindeval José dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcia Alves Soares da
Almeida, Marcia Ajala
http://lattes.cnpq.br/5420522230056817
http://lattes.cnpq.br/0113020238772305
Silva, Marcia Alves Soares da
071.556.799-33
http://lattes.cnpq.br/0113020238772305
Almeida, Marcia Ajala
447.994.201-78
http://lattes.cnpq.br/5420522230056817
071.556.799-33
447.994.201-78
Oliveira, Meire Rose dos Anjos
655.430.411-87
http://lattes.cnpq.br/0084081857381193
Cantóia, Silvia Fernanda
165.522.268-61
http://lattes.cnpq.br/2772149174350758
Batista, Sinthia Cristina
260.464.048-19
http://lattes.cnpq.br/1559308810679446
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lindeval José dos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Cartografia tátil
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Geography
Tactile cartography
Inclusion
topic Geografia
Cartografia tátil
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Geography
Tactile cartography
Inclusion
description The present work presents reflections on the teaching of Geography from an inclusive education perspective, more specifically on tactile cartography, which promotes inclusion through the development of cartographic representations accessible to blind or low vision people. Theoretical and methodological reviews about tactile cartography offer support for the development of reflections and practices in the teaching of geography that include mainly the teaching and learning of blind people. In order to dialogue with Geography teachers, workshops, conversation circles and a questionnaire were held. The workshops sought to socialize adaptation activities and the creation of teaching material for blind and visually impaired students; Even with all technological advances, during the workshops we seek to socialize low-cost artisanal techniques are efficient and affordable alternatives for teachers and students. Tactile cartography has offered efficient alternatives for the development of inclusion mechanisms inside and outside the school, helping to guarantee and promote the right and to consolidate an inclusive Geography, that is, committed to a more just and egalitarian society.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-22
2021-04-19
2023-04-24T14:50:11Z
2023-04-24T14:50:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Lindeval José dos. Cartografia tátil: inclusão dentro e fora da escola. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4017
identifier_str_mv SANTOS, Lindeval José dos. Cartografia tátil: inclusão dentro e fora da escola. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380720937795584