Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4017 |
Resumo: | The present work presents reflections on the teaching of Geography from an inclusive education perspective, more specifically on tactile cartography, which promotes inclusion through the development of cartographic representations accessible to blind or low vision people. Theoretical and methodological reviews about tactile cartography offer support for the development of reflections and practices in the teaching of geography that include mainly the teaching and learning of blind people. In order to dialogue with Geography teachers, workshops, conversation circles and a questionnaire were held. The workshops sought to socialize adaptation activities and the creation of teaching material for blind and visually impaired students; Even with all technological advances, during the workshops we seek to socialize low-cost artisanal techniques are efficient and affordable alternatives for teachers and students. Tactile cartography has offered efficient alternatives for the development of inclusion mechanisms inside and outside the school, helping to guarantee and promote the right and to consolidate an inclusive Geography, that is, committed to a more just and egalitarian society. |
id |
UFMT_7b37e05a4daaa1a13d028b68360b1c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4017 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escolaGeografiaCartografia tátilInclusãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGeographyTactile cartographyInclusionThe present work presents reflections on the teaching of Geography from an inclusive education perspective, more specifically on tactile cartography, which promotes inclusion through the development of cartographic representations accessible to blind or low vision people. Theoretical and methodological reviews about tactile cartography offer support for the development of reflections and practices in the teaching of geography that include mainly the teaching and learning of blind people. In order to dialogue with Geography teachers, workshops, conversation circles and a questionnaire were held. The workshops sought to socialize adaptation activities and the creation of teaching material for blind and visually impaired students; Even with all technological advances, during the workshops we seek to socialize low-cost artisanal techniques are efficient and affordable alternatives for teachers and students. Tactile cartography has offered efficient alternatives for the development of inclusion mechanisms inside and outside the school, helping to guarantee and promote the right and to consolidate an inclusive Geography, that is, committed to a more just and egalitarian society.O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino de Geografia numa perspectiva da educação inclusiva, mais especificamente sobre a cartografia tátil, que promove a inclusão por meio do desenvolvimento de representações cartográficas acessíveis a pessoas cegas ou de baixa visão. Revisões teóricas e metodológicas acerca da cartografia tátil oferecem suporte para o desenvolvimento de reflexões e práticas de ensino de Geografia, principalmente no ensino e aprendizagem das pessoas cegas ou de baixa visão. Para dialogar com professores de Geografia foram realizadas oficinas, rodas de conversa e questionários. As oficinas buscaram socializar atividades de adaptação e criação de material didático para estudantes cegos e visuais, houve socialização de técnicas artesanais de baixo custo, que são alternativas eficientes e acessíveis para professores e estudantes. A cartografia tátil tem oferecido alternativas eficientes para o desenvolvimento de mecanismos de inclusão dentro e fora da escola, auxiliando na garantia e promoção do direito e na consolidação de uma Geografia inclusiva dentro e fora da escola.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em GeografiaSilva, Marcia Alves Soares daAlmeida, Marcia Ajalahttp://lattes.cnpq.br/5420522230056817http://lattes.cnpq.br/0113020238772305Silva, Marcia Alves Soares da071.556.799-33http://lattes.cnpq.br/0113020238772305Almeida, Marcia Ajala447.994.201-78http://lattes.cnpq.br/5420522230056817071.556.799-33447.994.201-78Oliveira, Meire Rose dos Anjos655.430.411-87http://lattes.cnpq.br/0084081857381193Cantóia, Silvia Fernanda165.522.268-61http://lattes.cnpq.br/2772149174350758Batista, Sinthia Cristina260.464.048-19http://lattes.cnpq.br/1559308810679446Santos, Lindeval José dos2023-04-24T14:50:11Z2021-08-222023-04-24T14:50:11Z2021-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS, Lindeval José dos. Cartografia tátil: inclusão dentro e fora da escola. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.http://ri.ufmt.br/handle/1/4017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-05-04T07:01:48ZRepositório InstitucionalPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola |
title |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola |
spellingShingle |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola Santos, Lindeval José dos Geografia Cartografia tátil Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Geography Tactile cartography Inclusion |
title_short |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola |
title_full |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola |
title_fullStr |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola |
title_full_unstemmed |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola |
title_sort |
Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola |
author |
Santos, Lindeval José dos |
author_facet |
Santos, Lindeval José dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcia Alves Soares da Almeida, Marcia Ajala http://lattes.cnpq.br/5420522230056817 http://lattes.cnpq.br/0113020238772305 Silva, Marcia Alves Soares da 071.556.799-33 http://lattes.cnpq.br/0113020238772305 Almeida, Marcia Ajala 447.994.201-78 http://lattes.cnpq.br/5420522230056817 071.556.799-33 447.994.201-78 Oliveira, Meire Rose dos Anjos 655.430.411-87 http://lattes.cnpq.br/0084081857381193 Cantóia, Silvia Fernanda 165.522.268-61 http://lattes.cnpq.br/2772149174350758 Batista, Sinthia Cristina 260.464.048-19 http://lattes.cnpq.br/1559308810679446 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lindeval José dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Cartografia tátil Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Geography Tactile cartography Inclusion |
topic |
Geografia Cartografia tátil Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Geography Tactile cartography Inclusion |
description |
The present work presents reflections on the teaching of Geography from an inclusive education perspective, more specifically on tactile cartography, which promotes inclusion through the development of cartographic representations accessible to blind or low vision people. Theoretical and methodological reviews about tactile cartography offer support for the development of reflections and practices in the teaching of geography that include mainly the teaching and learning of blind people. In order to dialogue with Geography teachers, workshops, conversation circles and a questionnaire were held. The workshops sought to socialize adaptation activities and the creation of teaching material for blind and visually impaired students; Even with all technological advances, during the workshops we seek to socialize low-cost artisanal techniques are efficient and affordable alternatives for teachers and students. Tactile cartography has offered efficient alternatives for the development of inclusion mechanisms inside and outside the school, helping to guarantee and promote the right and to consolidate an inclusive Geography, that is, committed to a more just and egalitarian society. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-22 2021-04-19 2023-04-24T14:50:11Z 2023-04-24T14:50:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Lindeval José dos. Cartografia tátil: inclusão dentro e fora da escola. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021. http://ri.ufmt.br/handle/1/4017 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lindeval José dos. Cartografia tátil: inclusão dentro e fora da escola. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777380720937795584 |