O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Sposito, Cinthya Cardozo da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/953
Resumo: This study aimed to investigate why the educational process within the courses in the area of computing does not promote the right conditions for their people to act ethically. The reasons that lead us to this research are the offensive attitudes committed by many students of computing. Thus, the phenomenological method was used to describe, analyze, understand and interpret the educational process in the field of computing. We realize that there is efficacy of the educational process, as it is currently structured, since it is based on a curriculum that seeks to convey values and norms of behavior socially acceptable as well as provided by law, behavior, understanding that the mere fact that the student knows these codes will be enough that he has an ethical conduct. Therefore, it becomes necessary to restructure this education process in order to make it developer of dialogue that gives each person the space of authenticity and autonomy about their lives, their attitudes and how its existence brings implications for all other people. Namely, that the individual understands that every choice he makes, chooses for all mankind, and that, therefore, is responsible ethical and aesthetically with the independent exercise of their freedom, authentic and responsible.
id UFMT_9beb4e837abe5f9f3ac43ef945cedfb3
oai_identifier_str oai:localhost:1/953
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?EducaçãoÉticaDialogicidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducationEthicsDialogueThis study aimed to investigate why the educational process within the courses in the area of computing does not promote the right conditions for their people to act ethically. The reasons that lead us to this research are the offensive attitudes committed by many students of computing. Thus, the phenomenological method was used to describe, analyze, understand and interpret the educational process in the field of computing. We realize that there is efficacy of the educational process, as it is currently structured, since it is based on a curriculum that seeks to convey values and norms of behavior socially acceptable as well as provided by law, behavior, understanding that the mere fact that the student knows these codes will be enough that he has an ethical conduct. Therefore, it becomes necessary to restructure this education process in order to make it developer of dialogue that gives each person the space of authenticity and autonomy about their lives, their attitudes and how its existence brings implications for all other people. Namely, that the individual understands that every choice he makes, chooses for all mankind, and that, therefore, is responsible ethical and aesthetically with the independent exercise of their freedom, authentic and responsible.Este trabalho se propôs investigar por que o processo educativo dentro dos cursos da área da computação não promove as condições adequadas para que seus indivíduos possam agir eticamente. As justificativas que nos levam a essa pesquisa encontram-se nas atitudes transgressoras cometidas por muitos alunos da área de computação. Assim, como pesquisa bibliográfica procurou mostrar o contexto econômico e sócio- cultural no qual surgiram as tecnologias de informação e comunicação com pesquisa participante, procurou evidenciar que o ensino da ética não como normativo, mas como dialógico. Utilizou-se o método fenomenológico para descrição, análise, compreensão e interpretação do processo educativo na área da computação. Percebemos que não há eficácia do processo educativo, conforme se encontra estruturado atualmente, uma vez que se baseia num currículo que busca transmitir valores e normas comportamentais socialmente aceitáveis, bem como previstas em lei, de comportamento, entendendo que o simples fato de que o aluno conheça esses códigos será suficiente para que ele tenha uma conduta ética. Por isso, torna-se necessário reestruturar este processo educativo de forma a torná-lo fomentador do diálogo que dá a cada sujeito o espaço de reflexão autêntica e autônoma sobre sua vida, suas atitudes e de como a sua existência traz implicações às existências de todos os demais sujeitos. Ou seja, que o indivíduo entenda que a cada escolha que faz, escolhe por toda a humanidade e, que assim, se responsabilize ética e esteticamente com o exercício de sua liberdade autônoma, autêntica e responsável.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBarros Neta, Maria da Anunciação Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170Siscoutto, Robson Augusto080.349.958-73http://lattes.cnpq.br/0293579016789844Alonso, Kátia Morosov654.466.741-20http://lattes.cnpq.br/3326858103129656137.634.743-15Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro137.634.743-15http://lattes.cnpq.br/4780912723951170Sposito, Cinthya Cardozo da Silva2019-03-29T13:18:31Z2012-04-022019-03-29T13:18:31Z2011-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSPOSITO, Cinthya Cardozo da Silva. O ensino da ética em cursos de computação: normativo ou dialógico? 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.http://ri.ufmt.br/handle/1/953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-03-30T07:02:19ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
title O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
spellingShingle O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
Sposito, Cinthya Cardozo da Silva
Educação
Ética
Dialogicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Education
Ethics
Dialogue
title_short O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
title_full O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
title_fullStr O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
title_full_unstemmed O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
title_sort O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
author Sposito, Cinthya Cardozo da Silva
author_facet Sposito, Cinthya Cardozo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
http://lattes.cnpq.br/4780912723951170
Siscoutto, Robson Augusto
080.349.958-73
http://lattes.cnpq.br/0293579016789844
Alonso, Kátia Morosov
654.466.741-20
http://lattes.cnpq.br/3326858103129656
137.634.743-15
Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
137.634.743-15
http://lattes.cnpq.br/4780912723951170
dc.contributor.author.fl_str_mv Sposito, Cinthya Cardozo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Dialogicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Education
Ethics
Dialogue
topic Educação
Ética
Dialogicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Education
Ethics
Dialogue
description This study aimed to investigate why the educational process within the courses in the area of computing does not promote the right conditions for their people to act ethically. The reasons that lead us to this research are the offensive attitudes committed by many students of computing. Thus, the phenomenological method was used to describe, analyze, understand and interpret the educational process in the field of computing. We realize that there is efficacy of the educational process, as it is currently structured, since it is based on a curriculum that seeks to convey values and norms of behavior socially acceptable as well as provided by law, behavior, understanding that the mere fact that the student knows these codes will be enough that he has an ethical conduct. Therefore, it becomes necessary to restructure this education process in order to make it developer of dialogue that gives each person the space of authenticity and autonomy about their lives, their attitudes and how its existence brings implications for all other people. Namely, that the individual understands that every choice he makes, chooses for all mankind, and that, therefore, is responsible ethical and aesthetically with the independent exercise of their freedom, authentic and responsible.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-10
2012-04-02
2019-03-29T13:18:31Z
2019-03-29T13:18:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SPOSITO, Cinthya Cardozo da Silva. O ensino da ética em cursos de computação: normativo ou dialógico? 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.
http://ri.ufmt.br/handle/1/953
identifier_str_mv SPOSITO, Cinthya Cardozo da Silva. O ensino da ética em cursos de computação: normativo ou dialógico? 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380698407043072