O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://ri.ufmt.br/handle/1/953 |
Resumo: | This study aimed to investigate why the educational process within the courses in the area of computing does not promote the right conditions for their people to act ethically. The reasons that lead us to this research are the offensive attitudes committed by many students of computing. Thus, the phenomenological method was used to describe, analyze, understand and interpret the educational process in the field of computing. We realize that there is efficacy of the educational process, as it is currently structured, since it is based on a curriculum that seeks to convey values and norms of behavior socially acceptable as well as provided by law, behavior, understanding that the mere fact that the student knows these codes will be enough that he has an ethical conduct. Therefore, it becomes necessary to restructure this education process in order to make it developer of dialogue that gives each person the space of authenticity and autonomy about their lives, their attitudes and how its existence brings implications for all other people. Namely, that the individual understands that every choice he makes, chooses for all mankind, and that, therefore, is responsible ethical and aesthetically with the independent exercise of their freedom, authentic and responsible. |
id |
UFMT_9beb4e837abe5f9f3ac43ef945cedfb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/953 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?EducaçãoÉticaDialogicidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducationEthicsDialogueThis study aimed to investigate why the educational process within the courses in the area of computing does not promote the right conditions for their people to act ethically. The reasons that lead us to this research are the offensive attitudes committed by many students of computing. Thus, the phenomenological method was used to describe, analyze, understand and interpret the educational process in the field of computing. We realize that there is efficacy of the educational process, as it is currently structured, since it is based on a curriculum that seeks to convey values and norms of behavior socially acceptable as well as provided by law, behavior, understanding that the mere fact that the student knows these codes will be enough that he has an ethical conduct. Therefore, it becomes necessary to restructure this education process in order to make it developer of dialogue that gives each person the space of authenticity and autonomy about their lives, their attitudes and how its existence brings implications for all other people. Namely, that the individual understands that every choice he makes, chooses for all mankind, and that, therefore, is responsible ethical and aesthetically with the independent exercise of their freedom, authentic and responsible.Este trabalho se propôs investigar por que o processo educativo dentro dos cursos da área da computação não promove as condições adequadas para que seus indivíduos possam agir eticamente. As justificativas que nos levam a essa pesquisa encontram-se nas atitudes transgressoras cometidas por muitos alunos da área de computação. Assim, como pesquisa bibliográfica procurou mostrar o contexto econômico e sócio- cultural no qual surgiram as tecnologias de informação e comunicação com pesquisa participante, procurou evidenciar que o ensino da ética não como normativo, mas como dialógico. Utilizou-se o método fenomenológico para descrição, análise, compreensão e interpretação do processo educativo na área da computação. Percebemos que não há eficácia do processo educativo, conforme se encontra estruturado atualmente, uma vez que se baseia num currículo que busca transmitir valores e normas comportamentais socialmente aceitáveis, bem como previstas em lei, de comportamento, entendendo que o simples fato de que o aluno conheça esses códigos será suficiente para que ele tenha uma conduta ética. Por isso, torna-se necessário reestruturar este processo educativo de forma a torná-lo fomentador do diálogo que dá a cada sujeito o espaço de reflexão autêntica e autônoma sobre sua vida, suas atitudes e de como a sua existência traz implicações às existências de todos os demais sujeitos. Ou seja, que o indivíduo entenda que a cada escolha que faz, escolhe por toda a humanidade e, que assim, se responsabilize ética e esteticamente com o exercício de sua liberdade autônoma, autêntica e responsável.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBarros Neta, Maria da Anunciação Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170Siscoutto, Robson Augusto080.349.958-73http://lattes.cnpq.br/0293579016789844Alonso, Kátia Morosov654.466.741-20http://lattes.cnpq.br/3326858103129656137.634.743-15Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro137.634.743-15http://lattes.cnpq.br/4780912723951170Sposito, Cinthya Cardozo da Silva2019-03-29T13:18:31Z2012-04-022019-03-29T13:18:31Z2011-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSPOSITO, Cinthya Cardozo da Silva. O ensino da ética em cursos de computação: normativo ou dialógico? 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.http://ri.ufmt.br/handle/1/953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-03-30T07:02:19ZRepositório InstitucionalPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico? |
title |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico? |
spellingShingle |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico? Sposito, Cinthya Cardozo da Silva Educação Ética Dialogicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Education Ethics Dialogue |
title_short |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico? |
title_full |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico? |
title_fullStr |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico? |
title_full_unstemmed |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico? |
title_sort |
O ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico? |
author |
Sposito, Cinthya Cardozo da Silva |
author_facet |
Sposito, Cinthya Cardozo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro http://lattes.cnpq.br/4780912723951170 Siscoutto, Robson Augusto 080.349.958-73 http://lattes.cnpq.br/0293579016789844 Alonso, Kátia Morosov 654.466.741-20 http://lattes.cnpq.br/3326858103129656 137.634.743-15 Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro 137.634.743-15 http://lattes.cnpq.br/4780912723951170 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sposito, Cinthya Cardozo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ética Dialogicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Education Ethics Dialogue |
topic |
Educação Ética Dialogicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Education Ethics Dialogue |
description |
This study aimed to investigate why the educational process within the courses in the area of computing does not promote the right conditions for their people to act ethically. The reasons that lead us to this research are the offensive attitudes committed by many students of computing. Thus, the phenomenological method was used to describe, analyze, understand and interpret the educational process in the field of computing. We realize that there is efficacy of the educational process, as it is currently structured, since it is based on a curriculum that seeks to convey values and norms of behavior socially acceptable as well as provided by law, behavior, understanding that the mere fact that the student knows these codes will be enough that he has an ethical conduct. Therefore, it becomes necessary to restructure this education process in order to make it developer of dialogue that gives each person the space of authenticity and autonomy about their lives, their attitudes and how its existence brings implications for all other people. Namely, that the individual understands that every choice he makes, chooses for all mankind, and that, therefore, is responsible ethical and aesthetically with the independent exercise of their freedom, authentic and responsible. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-10 2012-04-02 2019-03-29T13:18:31Z 2019-03-29T13:18:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SPOSITO, Cinthya Cardozo da Silva. O ensino da ética em cursos de computação: normativo ou dialógico? 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011. http://ri.ufmt.br/handle/1/953 |
identifier_str_mv |
SPOSITO, Cinthya Cardozo da Silva. O ensino da ética em cursos de computação: normativo ou dialógico? 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777380698407043072 |