O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Jales, Romário Custódio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/2646
Resumo: This research involves three major axes that are connected, although they can sometimes be distant: environmental education, LGBT+ and climate crisis. Through environmental education we seek to understand how the LGBT+ community interprets the climate phenomenon. We start from the premise that the narratives of their experiences have essential pedagogical values for the LGBT+ movement to incorporate the climate dimension in its agendas and the ecological movement also incorporates the LGBT+ community in its policies. In summary, we seek to build learning through the narratives of a group of LGBT+ people in the phenomenological triad I OTHERS-WORLD in dialogue with the Michèle Sato's Cartography of Imaginary. In our research, seven LGBT+ activists, named here with the colors of the rainbow, told us about their experiences, their discoveries and their struggles, tracing a cartography that took us on an epistemic and phenomenological journey of the environment they lived and shared. As already recorded in other research with minorities carried out by the GPEA, the climate crisis is an issue that is invisible in the agendas and experiences of most communities. This research confirms this invisibility of the climate agenda also among the LGBT+ people surveyed. The result of this work may serve as a subsidy for new research related to the proposed themes and promote, through the scientific elements offered, a union between LGBT+ activism and environmental activism.
id UFMT_9d737d830744941b371c4ff60c08edc5
oai_identifier_str oai:localhost:1/2646
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômicoEducação ambientalLGBT+CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnvironmental educationLGBT+This research involves three major axes that are connected, although they can sometimes be distant: environmental education, LGBT+ and climate crisis. Through environmental education we seek to understand how the LGBT+ community interprets the climate phenomenon. We start from the premise that the narratives of their experiences have essential pedagogical values for the LGBT+ movement to incorporate the climate dimension in its agendas and the ecological movement also incorporates the LGBT+ community in its policies. In summary, we seek to build learning through the narratives of a group of LGBT+ people in the phenomenological triad I OTHERS-WORLD in dialogue with the Michèle Sato's Cartography of Imaginary. In our research, seven LGBT+ activists, named here with the colors of the rainbow, told us about their experiences, their discoveries and their struggles, tracing a cartography that took us on an epistemic and phenomenological journey of the environment they lived and shared. As already recorded in other research with minorities carried out by the GPEA, the climate crisis is an issue that is invisible in the agendas and experiences of most communities. This research confirms this invisibility of the climate agenda also among the LGBT+ people surveyed. The result of this work may serve as a subsidy for new research related to the proposed themes and promote, through the scientific elements offered, a union between LGBT+ activism and environmental activism.Essa pesquisa envolve três grandes eixos que estão conectados, embora algumas vezes possam estar distantes: educação ambiental, LGBT+ e crise climática. Por meio da educação ambiental buscamos compreender como a comunidade LGBT+ interpreta o fenômeno climático. Partimos da premissa que as narrativas de suas vivências possuem valores pedagógicos essenciais para que o movimento LGBT+ incorpore a dimensão climática em suas pautas de lutas e o movimento ecologista também incorpore a comunidade LGBT+ em suas políticas. Em síntese, buscamos construir as aprendizagens pelas narrativas de um grupo de pessoas LGBT+ na tríade fenomenológica EU-OUTRO-MUNDO em diálogo com a cartografia do imaginário de Michèle Sato. Em nossa pesquisa, sete militantes LGBT+, aqui nomeados com as cores do arco-íris, nos contaram sobre suas vivências, suas descobertas e suas lutas, traçando uma cartografia que nos levou a uma viagem epistêmica e fenomenológica do ambiente por eles vivido e compartilhado. Como já registrado em outras pesquisas com minorias realizadas pelo GPEA, a crise climática é um assunto invisibilizado nas pautas e vivências da maioria das comunidades. Essa pesquisa vem confirmar essa invisibilidade da pauta climática também entre as pessoas LGBT+ pesquisadas. O resultado deste trabalho poderá servir de subsídio para novas pesquisas relacionadas aos temas propostos e fomentar, através dos elementos científicos oferecidos, uma união entre o ativismo LGBT+ e o ativismo ambiental.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Regina Aparecida dahttp://lattes.cnpq.br/9329485783404187Silva, Regina Aparecida da850.557.941-00http://lattes.cnpq.br/9329485783404187Sato, Michele Tomoko034.563.248-63http://lattes.cnpq.br/9264997837722900850.557.941-00Barzano, Marco Antonio Leandro850.557.941-00http://lattes.cnpq.br/1944217557693131Jales, Romário Custódio2021-07-22T22:11:54Z2021-04-302021-07-22T22:11:54Z2021-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJALES, Romário Custódio. O arco-íris é meu ambiente: as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.http://ri.ufmt.br/handle/1/2646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-07-24T07:01:43ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
title O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
spellingShingle O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
Jales, Romário Custódio
Educação ambiental
LGBT+
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Environmental education
LGBT+
title_short O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
title_full O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
title_fullStr O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
title_full_unstemmed O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
title_sort O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
author Jales, Romário Custódio
author_facet Jales, Romário Custódio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Regina Aparecida da
http://lattes.cnpq.br/9329485783404187
Silva, Regina Aparecida da
850.557.941-00
http://lattes.cnpq.br/9329485783404187
Sato, Michele Tomoko
034.563.248-63
http://lattes.cnpq.br/9264997837722900
850.557.941-00
Barzano, Marco Antonio Leandro
850.557.941-00
http://lattes.cnpq.br/1944217557693131
dc.contributor.author.fl_str_mv Jales, Romário Custódio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
LGBT+
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Environmental education
LGBT+
topic Educação ambiental
LGBT+
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Environmental education
LGBT+
description This research involves three major axes that are connected, although they can sometimes be distant: environmental education, LGBT+ and climate crisis. Through environmental education we seek to understand how the LGBT+ community interprets the climate phenomenon. We start from the premise that the narratives of their experiences have essential pedagogical values for the LGBT+ movement to incorporate the climate dimension in its agendas and the ecological movement also incorporates the LGBT+ community in its policies. In summary, we seek to build learning through the narratives of a group of LGBT+ people in the phenomenological triad I OTHERS-WORLD in dialogue with the Michèle Sato's Cartography of Imaginary. In our research, seven LGBT+ activists, named here with the colors of the rainbow, told us about their experiences, their discoveries and their struggles, tracing a cartography that took us on an epistemic and phenomenological journey of the environment they lived and shared. As already recorded in other research with minorities carried out by the GPEA, the climate crisis is an issue that is invisible in the agendas and experiences of most communities. This research confirms this invisibility of the climate agenda also among the LGBT+ people surveyed. The result of this work may serve as a subsidy for new research related to the proposed themes and promote, through the scientific elements offered, a union between LGBT+ activism and environmental activism.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22T22:11:54Z
2021-04-30
2021-07-22T22:11:54Z
2021-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JALES, Romário Custódio. O arco-íris é meu ambiente: as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
http://ri.ufmt.br/handle/1/2646
identifier_str_mv JALES, Romário Custódio. O arco-íris é meu ambiente: as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/2646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380710917603328