Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2681 |
Resumo: | This research was based on an ethnographic study with people with visual impairments in Cuiabá-MT between the years 2017 and 2019. The contexts contemplated were the State Public Library Estevão de Mendonça, the Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) and the Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). From the first concerns felt in the field, we tried to think about the difference between “losing sight” and “becoming blind”. As a result of this cultural and symbolic phenomenon, I deepen the analysis in two theoretical-conceptual approaches: learning and subjectivity. With this objective, the present debates were used: a) the rituals of passage (VAN GENNEP, 1978) and the idea of liminality (TURNER, 1974); b) learning in practice, legitimate peripheral participation and community of practice (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) subjectivity and agency (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). The main conclusions of the research are I) that losing sight does not mean that the person becomes blind. It is not just a biological factor, it is a phenomenon crossed by the social and symbolic dynamics experienced by the subject; II) the learning of this movement does not happen within the programmatic-cognitive content of educational institutions; III) the idea of “acceptance” is insufficient to apprehend the movement between losing sight and “going on with life”, since the process presents itself in a socially and symbolically dense, dramatic path around the experience before and after the loss of visual acuity. |
id |
UFMT_ba6b50c34e9a3e27b58b83ca53628cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2681 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MTCegueiraLiminaridadeAprendizagem na práticaSubjetividadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIABlindnessLiminalityLearning in practiceSubjectivityThis research was based on an ethnographic study with people with visual impairments in Cuiabá-MT between the years 2017 and 2019. The contexts contemplated were the State Public Library Estevão de Mendonça, the Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) and the Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). From the first concerns felt in the field, we tried to think about the difference between “losing sight” and “becoming blind”. As a result of this cultural and symbolic phenomenon, I deepen the analysis in two theoretical-conceptual approaches: learning and subjectivity. With this objective, the present debates were used: a) the rituals of passage (VAN GENNEP, 1978) and the idea of liminality (TURNER, 1974); b) learning in practice, legitimate peripheral participation and community of practice (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) subjectivity and agency (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). The main conclusions of the research are I) that losing sight does not mean that the person becomes blind. It is not just a biological factor, it is a phenomenon crossed by the social and symbolic dynamics experienced by the subject; II) the learning of this movement does not happen within the programmatic-cognitive content of educational institutions; III) the idea of “acceptance” is insufficient to apprehend the movement between losing sight and “going on with life”, since the process presents itself in a socially and symbolically dense, dramatic path around the experience before and after the loss of visual acuity.A presente pesquisa foi feita com base em um estudo etnográfico com pessoas com deficiência visual em Cuiabá-MT entre os anos de 2017 e 2019. Os contextos contemplados foram a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, o Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) e o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). A partir das primeiras inquietações sentidas em campo, buscou-se pensar a diferença entre “perder a visão” e “tornar-se cego”. Como desdobramentos desse fenômeno cultural e simbólico, aprofundo a análise em dois enfoques teórico-conceituais: na aprendizagem e na subjetividade. Para tanto, recorreu-se às discussões em torno a) dos rituais de passagem (VAN GENNEP, 1978) e da ideia de liminaridade (TURNER, 1974); b) da aprendizagem na prática, da participação periférica legítima e da comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) da subjetividade e agência (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). As principais conclusões da pesquisa são I) de que parar de enxergar não significa que a pessoa se torna cega. Não é apenas um fator biológico, mas um fenômeno atravessado pelas dinâmicas sociais e simbólicas vivenciadas pelo sujeito; II) de que as aprendizagens desse movimento não acontecem dentro do conteúdo programático-cognitivo das instituições educacionais; III) de que a ideia de “aceitação” é insuficiente para apreender o movimento entre perder a visão e “seguir com a vida”, posto que a travessia se apresenta por um caminho social e simbolicamente denso, dramático em torno da vivência anterior e posterior à perda da acuidade visual.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialOsório, Patrícia SilvaFrança, Marina Veigahttp://lattes.cnpq.br/9433160608179861http://lattes.cnpq.br/1401118064814289Osório, Patrícia Silva052.885.627-84http://lattes.cnpq.br/1401118064814289França, Marina Veiga046.448.996-23http://lattes.cnpq.br/9433160608179861052.885.672-84046.448.996-23Tarnovski, Flávio Luiz721.938.089-53http://lattes.cnpq.br/8989794801251153Faria, Eliene Lopes623.040.976-34http://lattes.cnpq.br/2973683203141346Yamamura, Leonardo Bueno2021-08-04T18:32:18Z2020-10-022021-08-04T18:32:18Z2020-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisYAMAMURA, Leonardo Bueno. Torna-se cego: liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/2681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-08-07T07:01:31ZRepositório InstitucionalPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT |
title |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT |
spellingShingle |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT Yamamura, Leonardo Bueno Cegueira Liminaridade Aprendizagem na prática Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Blindness Liminality Learning in practice Subjectivity |
title_short |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT |
title_full |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT |
title_fullStr |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT |
title_full_unstemmed |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT |
title_sort |
Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT |
author |
Yamamura, Leonardo Bueno |
author_facet |
Yamamura, Leonardo Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, Patrícia Silva França, Marina Veiga http://lattes.cnpq.br/9433160608179861 http://lattes.cnpq.br/1401118064814289 Osório, Patrícia Silva 052.885.627-84 http://lattes.cnpq.br/1401118064814289 França, Marina Veiga 046.448.996-23 http://lattes.cnpq.br/9433160608179861 052.885.672-84 046.448.996-23 Tarnovski, Flávio Luiz 721.938.089-53 http://lattes.cnpq.br/8989794801251153 Faria, Eliene Lopes 623.040.976-34 http://lattes.cnpq.br/2973683203141346 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamamura, Leonardo Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cegueira Liminaridade Aprendizagem na prática Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Blindness Liminality Learning in practice Subjectivity |
topic |
Cegueira Liminaridade Aprendizagem na prática Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Blindness Liminality Learning in practice Subjectivity |
description |
This research was based on an ethnographic study with people with visual impairments in Cuiabá-MT between the years 2017 and 2019. The contexts contemplated were the State Public Library Estevão de Mendonça, the Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) and the Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). From the first concerns felt in the field, we tried to think about the difference between “losing sight” and “becoming blind”. As a result of this cultural and symbolic phenomenon, I deepen the analysis in two theoretical-conceptual approaches: learning and subjectivity. With this objective, the present debates were used: a) the rituals of passage (VAN GENNEP, 1978) and the idea of liminality (TURNER, 1974); b) learning in practice, legitimate peripheral participation and community of practice (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) subjectivity and agency (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). The main conclusions of the research are I) that losing sight does not mean that the person becomes blind. It is not just a biological factor, it is a phenomenon crossed by the social and symbolic dynamics experienced by the subject; II) the learning of this movement does not happen within the programmatic-cognitive content of educational institutions; III) the idea of “acceptance” is insufficient to apprehend the movement between losing sight and “going on with life”, since the process presents itself in a socially and symbolically dense, dramatic path around the experience before and after the loss of visual acuity. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-02 2020-08-04 2021-08-04T18:32:18Z 2021-08-04T18:32:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
YAMAMURA, Leonardo Bueno. Torna-se cego: liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020. http://ri.ufmt.br/handle/1/2681 |
identifier_str_mv |
YAMAMURA, Leonardo Bueno. Torna-se cego: liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/2681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777380710998343680 |