Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Yamamura, Leonardo Bueno
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/2681
Resumo: This research was based on an ethnographic study with people with visual impairments in Cuiabá-MT between the years 2017 and 2019. The contexts contemplated were the State Public Library Estevão de Mendonça, the Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) and the Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). From the first concerns felt in the field, we tried to think about the difference between “losing sight” and “becoming blind”. As a result of this cultural and symbolic phenomenon, I deepen the analysis in two theoretical-conceptual approaches: learning and subjectivity. With this objective, the present debates were used: a) the rituals of passage (VAN GENNEP, 1978) and the idea of liminality (TURNER, 1974); b) learning in practice, legitimate peripheral participation and community of practice (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) subjectivity and agency (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). The main conclusions of the research are I) that losing sight does not mean that the person becomes blind. It is not just a biological factor, it is a phenomenon crossed by the social and symbolic dynamics experienced by the subject; II) the learning of this movement does not happen within the programmatic-cognitive content of educational institutions; III) the idea of “acceptance” is insufficient to apprehend the movement between losing sight and “going on with life”, since the process presents itself in a socially and symbolically dense, dramatic path around the experience before and after the loss of visual acuity.
id UFMT_ba6b50c34e9a3e27b58b83ca53628cc7
oai_identifier_str oai:localhost:1/2681
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MTCegueiraLiminaridadeAprendizagem na práticaSubjetividadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIABlindnessLiminalityLearning in practiceSubjectivityThis research was based on an ethnographic study with people with visual impairments in Cuiabá-MT between the years 2017 and 2019. The contexts contemplated were the State Public Library Estevão de Mendonça, the Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) and the Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). From the first concerns felt in the field, we tried to think about the difference between “losing sight” and “becoming blind”. As a result of this cultural and symbolic phenomenon, I deepen the analysis in two theoretical-conceptual approaches: learning and subjectivity. With this objective, the present debates were used: a) the rituals of passage (VAN GENNEP, 1978) and the idea of liminality (TURNER, 1974); b) learning in practice, legitimate peripheral participation and community of practice (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) subjectivity and agency (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). The main conclusions of the research are I) that losing sight does not mean that the person becomes blind. It is not just a biological factor, it is a phenomenon crossed by the social and symbolic dynamics experienced by the subject; II) the learning of this movement does not happen within the programmatic-cognitive content of educational institutions; III) the idea of “acceptance” is insufficient to apprehend the movement between losing sight and “going on with life”, since the process presents itself in a socially and symbolically dense, dramatic path around the experience before and after the loss of visual acuity.A presente pesquisa foi feita com base em um estudo etnográfico com pessoas com deficiência visual em Cuiabá-MT entre os anos de 2017 e 2019. Os contextos contemplados foram a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, o Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) e o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). A partir das primeiras inquietações sentidas em campo, buscou-se pensar a diferença entre “perder a visão” e “tornar-se cego”. Como desdobramentos desse fenômeno cultural e simbólico, aprofundo a análise em dois enfoques teórico-conceituais: na aprendizagem e na subjetividade. Para tanto, recorreu-se às discussões em torno a) dos rituais de passagem (VAN GENNEP, 1978) e da ideia de liminaridade (TURNER, 1974); b) da aprendizagem na prática, da participação periférica legítima e da comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) da subjetividade e agência (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). As principais conclusões da pesquisa são I) de que parar de enxergar não significa que a pessoa se torna cega. Não é apenas um fator biológico, mas um fenômeno atravessado pelas dinâmicas sociais e simbólicas vivenciadas pelo sujeito; II) de que as aprendizagens desse movimento não acontecem dentro do conteúdo programático-cognitivo das instituições educacionais; III) de que a ideia de “aceitação” é insuficiente para apreender o movimento entre perder a visão e “seguir com a vida”, posto que a travessia se apresenta por um caminho social e simbolicamente denso, dramático em torno da vivência anterior e posterior à perda da acuidade visual.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialOsório, Patrícia SilvaFrança, Marina Veigahttp://lattes.cnpq.br/9433160608179861http://lattes.cnpq.br/1401118064814289Osório, Patrícia Silva052.885.627-84http://lattes.cnpq.br/1401118064814289França, Marina Veiga046.448.996-23http://lattes.cnpq.br/9433160608179861052.885.672-84046.448.996-23Tarnovski, Flávio Luiz721.938.089-53http://lattes.cnpq.br/8989794801251153Faria, Eliene Lopes623.040.976-34http://lattes.cnpq.br/2973683203141346Yamamura, Leonardo Bueno2021-08-04T18:32:18Z2020-10-022021-08-04T18:32:18Z2020-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisYAMAMURA, Leonardo Bueno. Torna-se cego: liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/2681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-08-07T07:01:31ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
title Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
spellingShingle Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
Yamamura, Leonardo Bueno
Cegueira
Liminaridade
Aprendizagem na prática
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Blindness
Liminality
Learning in practice
Subjectivity
title_short Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
title_full Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
title_fullStr Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
title_full_unstemmed Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
title_sort Torna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT
author Yamamura, Leonardo Bueno
author_facet Yamamura, Leonardo Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, Patrícia Silva
França, Marina Veiga
http://lattes.cnpq.br/9433160608179861
http://lattes.cnpq.br/1401118064814289
Osório, Patrícia Silva
052.885.627-84
http://lattes.cnpq.br/1401118064814289
França, Marina Veiga
046.448.996-23
http://lattes.cnpq.br/9433160608179861
052.885.672-84
046.448.996-23
Tarnovski, Flávio Luiz
721.938.089-53
http://lattes.cnpq.br/8989794801251153
Faria, Eliene Lopes
623.040.976-34
http://lattes.cnpq.br/2973683203141346
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamamura, Leonardo Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Cegueira
Liminaridade
Aprendizagem na prática
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Blindness
Liminality
Learning in practice
Subjectivity
topic Cegueira
Liminaridade
Aprendizagem na prática
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Blindness
Liminality
Learning in practice
Subjectivity
description This research was based on an ethnographic study with people with visual impairments in Cuiabá-MT between the years 2017 and 2019. The contexts contemplated were the State Public Library Estevão de Mendonça, the Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) and the Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). From the first concerns felt in the field, we tried to think about the difference between “losing sight” and “becoming blind”. As a result of this cultural and symbolic phenomenon, I deepen the analysis in two theoretical-conceptual approaches: learning and subjectivity. With this objective, the present debates were used: a) the rituals of passage (VAN GENNEP, 1978) and the idea of liminality (TURNER, 1974); b) learning in practice, legitimate peripheral participation and community of practice (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) subjectivity and agency (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). The main conclusions of the research are I) that losing sight does not mean that the person becomes blind. It is not just a biological factor, it is a phenomenon crossed by the social and symbolic dynamics experienced by the subject; II) the learning of this movement does not happen within the programmatic-cognitive content of educational institutions; III) the idea of “acceptance” is insufficient to apprehend the movement between losing sight and “going on with life”, since the process presents itself in a socially and symbolically dense, dramatic path around the experience before and after the loss of visual acuity.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02
2020-08-04
2021-08-04T18:32:18Z
2021-08-04T18:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YAMAMURA, Leonardo Bueno. Torna-se cego: liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.
http://ri.ufmt.br/handle/1/2681
identifier_str_mv YAMAMURA, Leonardo Bueno. Torna-se cego: liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/2681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380710998343680