AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Sonego, Giseli Verginia lattes
Orientador(a): Bisognin, Eleni
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Franciscana
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
Departamento: Ensino de Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/182
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/439
Resumo: This paper presents the results of a survey of students in the 3rd year of high school, Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, the city of São João do Polêsine, RS, in order to analyze the contributions of Mathematical Modeling in Study Space Geometry, while the theme is explored planting rice. We tried to make a connection between the modeling and Ethnomathematics, because the mathematical content to be worked by using our knowledge of economic activities and cultural community where students are placed. The research was a qualitative approach and the development of the activities we used steps of Mathematical Modeling as described in Bassanezi (2002). The instruments chosen for data collection were participant observation, through records and recordings, observation forms and notes made by the teacher and two questionnaires to students participating in the survey with open questions. From the analysis of data was possible to infer that when the math concepts arise from their realities, arouses greater interest and motivation for learning. Regarding the acquisition of knowledge, the primary research evidence was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, promoted effectively pupils' learning. It can be concluded that pedagogical practice showed positive results when used in the classroom.
id UFN-1_5eb43bc8861bb741df364398db59901d
oai_identifier_str oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/439
network_acronym_str UFN-1
network_name_str Repositório Institucional Universidade Franciscana
repository_id_str
spelling Bisognin, EleniCPF:13244833004CPF:49038516053http://lattes.cnpq.br/5596450398099723Sonego, Giseli Verginia2018-06-27T19:13:39Z2009-12-17SONEGO, Giseli Verginia. AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009.http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/182http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/439This paper presents the results of a survey of students in the 3rd year of high school, Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, the city of São João do Polêsine, RS, in order to analyze the contributions of Mathematical Modeling in Study Space Geometry, while the theme is explored planting rice. We tried to make a connection between the modeling and Ethnomathematics, because the mathematical content to be worked by using our knowledge of economic activities and cultural community where students are placed. The research was a qualitative approach and the development of the activities we used steps of Mathematical Modeling as described in Bassanezi (2002). The instruments chosen for data collection were participant observation, through records and recordings, observation forms and notes made by the teacher and two questionnaires to students participating in the survey with open questions. From the analysis of data was possible to infer that when the math concepts arise from their realities, arouses greater interest and motivation for learning. Regarding the acquisition of knowledge, the primary research evidence was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, promoted effectively pupils' learning. It can be concluded that pedagogical practice showed positive results when used in the classroom.Nesta dissertação são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com alunos de uma 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, na cidade de São João do Polêsine, RS, com o propósito de analisar as contribuições da Modelagem Matemática, no estudo de Geometria Espacial, enquanto é explorado o tema plantação do arroz. Procurou-se fazer uma conexão entre a Modelagem e a Etnomatemática, pelo fato do conteúdo matemático ser trabalhado utilizando conhecimentos próprios das atividades econômicas e culturais da comunidade onde os alunos estão inseridos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e para o desenvolvimento das atividades utilizou-se etapas da Modelagem Matemática conforme descritas em Bassanezi (2002). Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram a observação participante, por meio de registros como gravações, fichas de observação e anotações feitas pela professora e por dois questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa, com questões abertas. A partir da análise dos dados obtidos foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de suas realidades, desperta maior interesse e motivação para a aprendizagem. No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos. Pode-se concluir que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando utilizada em sala de aula.Made available in DSpace on 2018-06-27T19:13:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Giseli_Verginia_Sonego.pdf: 3758210 bytes, checksum: e3b51e4836e61654d4ab0475fa0e971d (MD5) Giseli_Verginia_Sonego.pdf.jpg: 3530 bytes, checksum: 25a43a91ce1b1dadee8e914d2f9fca20 (MD5) Previous issue date: 2009-12-17Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/retrieve/405/Giseli_Verginia_Sonego.pdf.jpgporUniversidade FranciscanaMestrado Profissionalizante em Ensino de Física e MatemáticaUFNBREnsino de MatemáticaModelagem MatemáticaGeometria EspacialEnsino e Aprendizagem de MatemáticaMathematical ModelingSpace GeometryTeaching and Learning of MathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Universidade Franciscanainstname:Universidade Franciscana (UFN)instacron:UFNORIGINALGiseli_Verginia_Sonego.pdfapplication/pdf3758210http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/439/1/Giseli_Verginia_Sonego.pdfe3b51e4836e61654d4ab0475fa0e971dMD51THUMBNAILGiseli_Verginia_Sonego.pdf.jpgimage/jpeg3530http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/439/2/Giseli_Verginia_Sonego.pdf.jpg25a43a91ce1b1dadee8e914d2f9fca20MD52UFN-BDTD/4392018-07-31 16:22:23.328oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/439Repositório de Publicaçõeshttp://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-07-31T19:22:23Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)false
dc.title.por.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
title AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Sonego, Giseli Verginia
Modelagem Matemática
Geometria Espacial
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Mathematical Modeling
Space Geometry
Teaching and Learning of Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
author Sonego, Giseli Verginia
author_facet Sonego, Giseli Verginia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bisognin, Eleni
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:13244833004
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:49038516053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5596450398099723
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonego, Giseli Verginia
contributor_str_mv Bisognin, Eleni
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Geometria Espacial
Ensino e Aprendizagem de Matemática
topic Modelagem Matemática
Geometria Espacial
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Mathematical Modeling
Space Geometry
Teaching and Learning of Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical Modeling
Space Geometry
Teaching and Learning of Mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper presents the results of a survey of students in the 3rd year of high school, Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, the city of São João do Polêsine, RS, in order to analyze the contributions of Mathematical Modeling in Study Space Geometry, while the theme is explored planting rice. We tried to make a connection between the modeling and Ethnomathematics, because the mathematical content to be worked by using our knowledge of economic activities and cultural community where students are placed. The research was a qualitative approach and the development of the activities we used steps of Mathematical Modeling as described in Bassanezi (2002). The instruments chosen for data collection were participant observation, through records and recordings, observation forms and notes made by the teacher and two questionnaires to students participating in the survey with open questions. From the analysis of data was possible to infer that when the math concepts arise from their realities, arouses greater interest and motivation for learning. Regarding the acquisition of knowledge, the primary research evidence was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, promoted effectively pupils' learning. It can be concluded that pedagogical practice showed positive results when used in the classroom.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-27T19:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SONEGO, Giseli Verginia. AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/182
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/439
identifier_str_mv SONEGO, Giseli Verginia. AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009.
url http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/182
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Franciscana
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Franciscana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Universidade Franciscana
instname:Universidade Franciscana (UFN)
instacron:UFN
instname_str Universidade Franciscana (UFN)
instacron_str UFN
institution UFN
reponame_str Repositório Institucional Universidade Franciscana
collection Repositório Institucional Universidade Franciscana
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/439/1/Giseli_Verginia_Sonego.pdf
http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/439/2/Giseli_Verginia_Sonego.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e3b51e4836e61654d4ab0475fa0e971d
25a43a91ce1b1dadee8e914d2f9fca20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797147543030726656