CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Iaronka, Clessi Fátima lattes
Orientador(a): Rays, Oswaldo Alonso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Franciscana
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
Departamento: Ensino de Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/168
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/426
Resumo: This essay presents the results of a survey which had been taken with the students of the first stage of the Technological College, the area of Gerencia de Obras from Universidade Tecnológica do Paraná- UTFPR - Campus Pato Branco PR. The main goal of the present investigation was to analyze the possibilities on acquisition of basic concepts over Function, using the mathematical mould, under the view of Ausubel s theory for meaningful learning. The utilized methodology of the research, associated to the pedagogical procedures of the mathematics mould, made possible to that the students who were involved in the present study, a meaningful built and assimilation of basic concepts over functions. The results of the investigation showed that the integration of specific mathematical activities with the students reality can really contribute to a meaningful learning of the basic concepts of functions, due to the methodological process used to offer the students the opportunities to deal with real situations and situations which are interesting to them.
id UFN-1_8a10b05410b468331b0da3066b09139e
oai_identifier_str oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/426
network_acronym_str UFN-1
network_name_str Repositório Institucional Universidade Franciscana
repository_id_str
spelling Rays, Oswaldo AlonsoCPF:06826032872Bisognin, VanildeCPF:06398502000CPF:70311153968http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4184039D0Iaronka, Clessi Fátima2018-06-27T19:13:32Z2008-07-28IARONKA, Clessi Fátima. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2008.http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/168http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/426This essay presents the results of a survey which had been taken with the students of the first stage of the Technological College, the area of Gerencia de Obras from Universidade Tecnológica do Paraná- UTFPR - Campus Pato Branco PR. The main goal of the present investigation was to analyze the possibilities on acquisition of basic concepts over Function, using the mathematical mould, under the view of Ausubel s theory for meaningful learning. The utilized methodology of the research, associated to the pedagogical procedures of the mathematics mould, made possible to that the students who were involved in the present study, a meaningful built and assimilation of basic concepts over functions. The results of the investigation showed that the integration of specific mathematical activities with the students reality can really contribute to a meaningful learning of the basic concepts of functions, due to the methodological process used to offer the students the opportunities to deal with real situations and situations which are interesting to them.Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada com os acadêmicos do primeiro período do Curso Superior de Tecnologia em Gerência de Obras da Universidade Federal Tecnológica do Paraná UTFPR, Campus de Pato Branco PR. O foco principal da investigação foi a análise das possibilidades de aquisição de conceitos básicos sobre Função, por meio da Modelagem Matemática, sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel. A metodologia da pesquisa utilizada, aliada aos procedimentos pedagógicos da Modelagem Matemática, possibilitou aos alunos envolvidos no presente estudo a construção e a assimilação significativa de conceitos básicos de funções. Os resultados da investigação demonstraram que a integração de atividades matemáticas específicas com a realidade do aluno contribui para a aprendizagem significativa dos conceitos básicos de Função, em razão de o processo metodológico empregado ter oferecido aos alunos oportunidade de trabalhar com situações reais e de seu interesse.Made available in DSpace on 2018-06-27T19:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Clessi_ agosto de 2008.pdf: 1125521 bytes, checksum: 5c48f2d6b5c492fea09b76f2c08583e9 (MD5) Clessi_ agosto de 2008.pdf.jpg: 3293 bytes, checksum: 9dea69434bfc42a316be4c81f4b76599 (MD5) Previous issue date: 2008-07-28Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/retrieve/388/Clessi_%20agosto%20de%202008.pdf.jpgporUniversidade FranciscanaMestrado Profissionalizante em Ensino de Física e MatemáticaUFNBREnsino de MatemáticaEnsino e aprendizagemModelagem matemáticaEstudo de funçõesAprendizagem significativaTeaching and learningMathematical mouldFunction studyMeaningful LearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Universidade Franciscanainstname:Universidade Franciscana (UFN)instacron:UFNORIGINALClessi_ agosto de 2008.pdfapplication/pdf1125521http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/426/1/Clessi_+agosto+de+2008.pdf5c48f2d6b5c492fea09b76f2c08583e9MD51THUMBNAILClessi_ agosto de 2008.pdf.jpgimage/jpeg3293http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/426/2/Clessi_+agosto+de+2008.pdf.jpg9dea69434bfc42a316be4c81f4b76599MD52UFN-BDTD/4262018-07-31 16:30:10.798oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/426Repositório de Publicaçõeshttp://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-07-31T19:30:10Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)false
dc.title.por.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
title CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
Iaronka, Clessi Fátima
Ensino e aprendizagem
Modelagem matemática
Estudo de funções
Aprendizagem significativa
Teaching and learning
Mathematical mould
Function study
Meaningful Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
title_full CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
author Iaronka, Clessi Fátima
author_facet Iaronka, Clessi Fátima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rays, Oswaldo Alonso
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:06826032872
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bisognin, Vanilde
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv CPF:06398502000
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:70311153968
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4184039D0
dc.contributor.author.fl_str_mv Iaronka, Clessi Fátima
contributor_str_mv Rays, Oswaldo Alonso
Bisognin, Vanilde
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Modelagem matemática
Estudo de funções
Aprendizagem significativa
topic Ensino e aprendizagem
Modelagem matemática
Estudo de funções
Aprendizagem significativa
Teaching and learning
Mathematical mould
Function study
Meaningful Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning
Mathematical mould
Function study
Meaningful Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This essay presents the results of a survey which had been taken with the students of the first stage of the Technological College, the area of Gerencia de Obras from Universidade Tecnológica do Paraná- UTFPR - Campus Pato Branco PR. The main goal of the present investigation was to analyze the possibilities on acquisition of basic concepts over Function, using the mathematical mould, under the view of Ausubel s theory for meaningful learning. The utilized methodology of the research, associated to the pedagogical procedures of the mathematics mould, made possible to that the students who were involved in the present study, a meaningful built and assimilation of basic concepts over functions. The results of the investigation showed that the integration of specific mathematical activities with the students reality can really contribute to a meaningful learning of the basic concepts of functions, due to the methodological process used to offer the students the opportunities to deal with real situations and situations which are interesting to them.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-27T19:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv IARONKA, Clessi Fátima. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/168
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/426
identifier_str_mv IARONKA, Clessi Fátima. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2008.
url http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/168
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Franciscana
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Franciscana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Universidade Franciscana
instname:Universidade Franciscana (UFN)
instacron:UFN
instname_str Universidade Franciscana (UFN)
instacron_str UFN
institution UFN
reponame_str Repositório Institucional Universidade Franciscana
collection Repositório Institucional Universidade Franciscana
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/426/1/Clessi_+agosto+de+2008.pdf
http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/426/2/Clessi_+agosto+de+2008.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c48f2d6b5c492fea09b76f2c08583e9
9dea69434bfc42a316be4c81f4b76599
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797147542989832192