O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Rossi, Gicele da Rocha lattes
Orientador(a): Bisognin, Eleni
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Franciscana
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
Departamento: Ensino de Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/173
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/421
Resumo: The aim of this research was to carry out a study in relation to polygons teaching and learning processes and about geometrical changes on the flat .The objective was to analyze what contributions the use of the friezes and tiles of Italian Immigration Churches from Quarta Colônia in Rio Grande do Sul, through the use of a computer program such as the Cabri-Géomètre II, can bring to the construction of concepts and exploitation of polygon geometrical properties, as well as the geometrical changes on the flat. The utilized methodology was according to the Didactic Engineering steps. The individuals were the pupils from the 6th grade of an application Elementary School from Centro Universitário Fransciscano. By analyzing the final data, from the teacher s observation and the pupils achievements, it was possible to infer that the Geometry teaching has gained a new sense to the student by approaching the forms and geometrical changes through a motivating source, the Churches floors and friezes. It can be concluded that from the didactic application sequence, a Dynamic Geometry program s help and the work in pairs, favored the students learning, once it generated an interactive environment of discussion and argumentation which made it possible to overcome the difficulties presented in the comprehension of geometrical concepts which were worked with.
id UFN-1_b0f45311b0906c6f60332d14792e24f3
oai_identifier_str oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/421
network_acronym_str UFN-1
network_name_str Repositório Institucional Universidade Franciscana
repository_id_str
spelling Bisognin, EleniCPF:13244833004Isaia, Silvia Maria de AguiarCPF:20390173053CPF:99235870020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268535E7Rossi, Gicele da Rocha2018-06-27T19:13:28Z2009-06-19ROSSI, Gicele da Rocha. O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS. 2009. 317 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009.http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/173http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/421The aim of this research was to carry out a study in relation to polygons teaching and learning processes and about geometrical changes on the flat .The objective was to analyze what contributions the use of the friezes and tiles of Italian Immigration Churches from Quarta Colônia in Rio Grande do Sul, through the use of a computer program such as the Cabri-Géomètre II, can bring to the construction of concepts and exploitation of polygon geometrical properties, as well as the geometrical changes on the flat. The utilized methodology was according to the Didactic Engineering steps. The individuals were the pupils from the 6th grade of an application Elementary School from Centro Universitário Fransciscano. By analyzing the final data, from the teacher s observation and the pupils achievements, it was possible to infer that the Geometry teaching has gained a new sense to the student by approaching the forms and geometrical changes through a motivating source, the Churches floors and friezes. It can be concluded that from the didactic application sequence, a Dynamic Geometry program s help and the work in pairs, favored the students learning, once it generated an interactive environment of discussion and argumentation which made it possible to overcome the difficulties presented in the comprehension of geometrical concepts which were worked with.A presente pesquisa teve como propósito fazer um estudo em relação ao ensino e aprendizagem de polígonos e de transformações geométricas no plano. O objetivo foi analisar que contribuições a utilização dos frisos e dos ladrilhos das igrejas da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, juntamente com a utilização de um programa computacional como o Cabri-Géomètre II, podem trazer para a construção de conceitos e exploração das propriedades geométricas dos polígonos, bem como das transformações geométricas no plano. A metodologia utilizada seguiu as etapas da Engenharia Didática. Os sujeitos foram os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola de aplicação do Centro Universitário Franciscano. Ao analisar os dados obtidos, a partir das observações da professora e das realizações dos alunos, foi possível inferir que o ensino de Geometria ganhou um novo significado para o aluno ao abordar as formas e as transformações geométricas utilizando-se uma fonte motivadora, os pisos e frisos das Igrejas da região. Pode-se concluir que da aplicação da sequência didática, com o auxílio de um programa de Geometria Dinâmica e o trabalho em duplas, favoreceu a aprendizagem dos alunos, pois gerou um ambiente interativo de discussão e argumentação que possibilitou superar as dificuldades apresentadas na compreensão dos conceitos geométricos trabalhados.Made available in DSpace on 2018-06-27T19:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gicele da Rocha Rossi.pdf: 11998662 bytes, checksum: 086757985b9a15228ec0dc04b63223c5 (MD5) Gicele da Rocha Rossi.pdf.jpg: 3866 bytes, checksum: 58592b1096c26002460adc23c4bed471 (MD5) Previous issue date: 2009-06-19Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/retrieve/387/Gicele%20da%20Rocha%20Rossi.pdf.jpgporUniversidade FranciscanaMestrado Profissionalizante em Ensino de Física e MatemáticaUFNBREnsino de MatemáticaGeometriaAmbientes computacionaisPisos e frisosEnsino e aprendizagemMatemáticaGeometryComputer environmentsFloors and friezesTeaching and learningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Universidade Franciscanainstname:Universidade Franciscana (UFN)instacron:UFNORIGINALGicele da Rocha Rossi.pdfapplication/pdf11998662http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/421/1/Gicele+da+Rocha+Rossi.pdf086757985b9a15228ec0dc04b63223c5MD51THUMBNAILGicele da Rocha Rossi.pdf.jpgimage/jpeg3866http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/421/2/Gicele+da+Rocha+Rossi.pdf.jpg58592b1096c26002460adc23c4bed471MD52UFN-BDTD/4212018-08-01 09:09:20.75oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/421Repositório de Publicaçõeshttp://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-08-01T12:09:20Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)false
dc.title.por.fl_str_mv O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
title O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
spellingShingle O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
Rossi, Gicele da Rocha
Geometria
Ambientes computacionais
Pisos e frisos
Ensino e aprendizagem
Matemática
Geometry
Computer environments
Floors and friezes
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
title_full O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
title_fullStr O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
title_full_unstemmed O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
title_sort O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
author Rossi, Gicele da Rocha
author_facet Rossi, Gicele da Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bisognin, Eleni
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:13244833004
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv CPF:20390173053
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:99235870020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268535E7
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Gicele da Rocha
contributor_str_mv Bisognin, Eleni
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Ambientes computacionais
Pisos e frisos
Ensino e aprendizagem
Matemática
topic Geometria
Ambientes computacionais
Pisos e frisos
Ensino e aprendizagem
Matemática
Geometry
Computer environments
Floors and friezes
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometry
Computer environments
Floors and friezes
Teaching and learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The aim of this research was to carry out a study in relation to polygons teaching and learning processes and about geometrical changes on the flat .The objective was to analyze what contributions the use of the friezes and tiles of Italian Immigration Churches from Quarta Colônia in Rio Grande do Sul, through the use of a computer program such as the Cabri-Géomètre II, can bring to the construction of concepts and exploitation of polygon geometrical properties, as well as the geometrical changes on the flat. The utilized methodology was according to the Didactic Engineering steps. The individuals were the pupils from the 6th grade of an application Elementary School from Centro Universitário Fransciscano. By analyzing the final data, from the teacher s observation and the pupils achievements, it was possible to infer that the Geometry teaching has gained a new sense to the student by approaching the forms and geometrical changes through a motivating source, the Churches floors and friezes. It can be concluded that from the didactic application sequence, a Dynamic Geometry program s help and the work in pairs, favored the students learning, once it generated an interactive environment of discussion and argumentation which made it possible to overcome the difficulties presented in the comprehension of geometrical concepts which were worked with.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-27T19:13:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSSI, Gicele da Rocha. O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS. 2009. 317 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/173
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/421
identifier_str_mv ROSSI, Gicele da Rocha. O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS. 2009. 317 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009.
url http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/173
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Franciscana
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Franciscana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Universidade Franciscana
instname:Universidade Franciscana (UFN)
instacron:UFN
instname_str Universidade Franciscana (UFN)
instacron_str UFN
institution UFN
reponame_str Repositório Institucional Universidade Franciscana
collection Repositório Institucional Universidade Franciscana
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/421/1/Gicele+da+Rocha+Rossi.pdf
http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/421/2/Gicele+da+Rocha+Rossi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 086757985b9a15228ec0dc04b63223c5
58592b1096c26002460adc23c4bed471
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797147542972006400