O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Franciscana
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
|
Departamento: |
Ensino de Matemática
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/173 http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/421 |
Resumo: | The aim of this research was to carry out a study in relation to polygons teaching and learning processes and about geometrical changes on the flat .The objective was to analyze what contributions the use of the friezes and tiles of Italian Immigration Churches from Quarta Colônia in Rio Grande do Sul, through the use of a computer program such as the Cabri-Géomètre II, can bring to the construction of concepts and exploitation of polygon geometrical properties, as well as the geometrical changes on the flat. The utilized methodology was according to the Didactic Engineering steps. The individuals were the pupils from the 6th grade of an application Elementary School from Centro Universitário Fransciscano. By analyzing the final data, from the teacher s observation and the pupils achievements, it was possible to infer that the Geometry teaching has gained a new sense to the student by approaching the forms and geometrical changes through a motivating source, the Churches floors and friezes. It can be concluded that from the didactic application sequence, a Dynamic Geometry program s help and the work in pairs, favored the students learning, once it generated an interactive environment of discussion and argumentation which made it possible to overcome the difficulties presented in the comprehension of geometrical concepts which were worked with. |
id |
UFN-1_b0f45311b0906c6f60332d14792e24f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/421 |
network_acronym_str |
UFN-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional Universidade Franciscana |
repository_id_str |
|
spelling |
Bisognin, EleniCPF:13244833004Isaia, Silvia Maria de AguiarCPF:20390173053CPF:99235870020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268535E7Rossi, Gicele da Rocha2018-06-27T19:13:28Z2009-06-19ROSSI, Gicele da Rocha. O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS. 2009. 317 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009.http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/173http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/421The aim of this research was to carry out a study in relation to polygons teaching and learning processes and about geometrical changes on the flat .The objective was to analyze what contributions the use of the friezes and tiles of Italian Immigration Churches from Quarta Colônia in Rio Grande do Sul, through the use of a computer program such as the Cabri-Géomètre II, can bring to the construction of concepts and exploitation of polygon geometrical properties, as well as the geometrical changes on the flat. The utilized methodology was according to the Didactic Engineering steps. The individuals were the pupils from the 6th grade of an application Elementary School from Centro Universitário Fransciscano. By analyzing the final data, from the teacher s observation and the pupils achievements, it was possible to infer that the Geometry teaching has gained a new sense to the student by approaching the forms and geometrical changes through a motivating source, the Churches floors and friezes. It can be concluded that from the didactic application sequence, a Dynamic Geometry program s help and the work in pairs, favored the students learning, once it generated an interactive environment of discussion and argumentation which made it possible to overcome the difficulties presented in the comprehension of geometrical concepts which were worked with.A presente pesquisa teve como propósito fazer um estudo em relação ao ensino e aprendizagem de polígonos e de transformações geométricas no plano. O objetivo foi analisar que contribuições a utilização dos frisos e dos ladrilhos das igrejas da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, juntamente com a utilização de um programa computacional como o Cabri-Géomètre II, podem trazer para a construção de conceitos e exploração das propriedades geométricas dos polígonos, bem como das transformações geométricas no plano. A metodologia utilizada seguiu as etapas da Engenharia Didática. Os sujeitos foram os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola de aplicação do Centro Universitário Franciscano. Ao analisar os dados obtidos, a partir das observações da professora e das realizações dos alunos, foi possível inferir que o ensino de Geometria ganhou um novo significado para o aluno ao abordar as formas e as transformações geométricas utilizando-se uma fonte motivadora, os pisos e frisos das Igrejas da região. Pode-se concluir que da aplicação da sequência didática, com o auxílio de um programa de Geometria Dinâmica e o trabalho em duplas, favoreceu a aprendizagem dos alunos, pois gerou um ambiente interativo de discussão e argumentação que possibilitou superar as dificuldades apresentadas na compreensão dos conceitos geométricos trabalhados.Made available in DSpace on 2018-06-27T19:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gicele da Rocha Rossi.pdf: 11998662 bytes, checksum: 086757985b9a15228ec0dc04b63223c5 (MD5) Gicele da Rocha Rossi.pdf.jpg: 3866 bytes, checksum: 58592b1096c26002460adc23c4bed471 (MD5) Previous issue date: 2009-06-19Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/retrieve/387/Gicele%20da%20Rocha%20Rossi.pdf.jpgporUniversidade FranciscanaMestrado Profissionalizante em Ensino de Física e MatemáticaUFNBREnsino de MatemáticaGeometriaAmbientes computacionaisPisos e frisosEnsino e aprendizagemMatemáticaGeometryComputer environmentsFloors and friezesTeaching and learningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Universidade Franciscanainstname:Universidade Franciscana (UFN)instacron:UFNORIGINALGicele da Rocha Rossi.pdfapplication/pdf11998662http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/421/1/Gicele+da+Rocha+Rossi.pdf086757985b9a15228ec0dc04b63223c5MD51THUMBNAILGicele da Rocha Rossi.pdf.jpgimage/jpeg3866http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/421/2/Gicele+da+Rocha+Rossi.pdf.jpg58592b1096c26002460adc23c4bed471MD52UFN-BDTD/4212018-08-01 09:09:20.75oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/421Repositório de Publicaçõeshttp://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-08-01T12:09:20Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS |
title |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS |
spellingShingle |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS Rossi, Gicele da Rocha Geometria Ambientes computacionais Pisos e frisos Ensino e aprendizagem Matemática Geometry Computer environments Floors and friezes Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS |
title_full |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS |
title_fullStr |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS |
title_sort |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS |
author |
Rossi, Gicele da Rocha |
author_facet |
Rossi, Gicele da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisognin, Eleni |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:13244833004 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Isaia, Silvia Maria de Aguiar |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
CPF:20390173053 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:99235870020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268535E7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Gicele da Rocha |
contributor_str_mv |
Bisognin, Eleni Isaia, Silvia Maria de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Ambientes computacionais Pisos e frisos Ensino e aprendizagem Matemática |
topic |
Geometria Ambientes computacionais Pisos e frisos Ensino e aprendizagem Matemática Geometry Computer environments Floors and friezes Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geometry Computer environments Floors and friezes Teaching and learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The aim of this research was to carry out a study in relation to polygons teaching and learning processes and about geometrical changes on the flat .The objective was to analyze what contributions the use of the friezes and tiles of Italian Immigration Churches from Quarta Colônia in Rio Grande do Sul, through the use of a computer program such as the Cabri-Géomètre II, can bring to the construction of concepts and exploitation of polygon geometrical properties, as well as the geometrical changes on the flat. The utilized methodology was according to the Didactic Engineering steps. The individuals were the pupils from the 6th grade of an application Elementary School from Centro Universitário Fransciscano. By analyzing the final data, from the teacher s observation and the pupils achievements, it was possible to infer that the Geometry teaching has gained a new sense to the student by approaching the forms and geometrical changes through a motivating source, the Churches floors and friezes. It can be concluded that from the didactic application sequence, a Dynamic Geometry program s help and the work in pairs, favored the students learning, once it generated an interactive environment of discussion and argumentation which made it possible to overcome the difficulties presented in the comprehension of geometrical concepts which were worked with. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-27T19:13:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSSI, Gicele da Rocha. O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS. 2009. 317 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/173 http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/421 |
identifier_str_mv |
ROSSI, Gicele da Rocha. O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS E DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: RELACIONANDO ARTE E MATEMÁTICA POR MEIO DE FRISOS E DOS LADRILHOS. 2009. 317 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2009. |
url |
http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/173 http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Franciscana |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Franciscana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Universidade Franciscana instname:Universidade Franciscana (UFN) instacron:UFN |
instname_str |
Universidade Franciscana (UFN) |
instacron_str |
UFN |
institution |
UFN |
reponame_str |
Repositório Institucional Universidade Franciscana |
collection |
Repositório Institucional Universidade Franciscana |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/421/1/Gicele+da+Rocha+Rossi.pdf http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/421/2/Gicele+da+Rocha+Rossi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
086757985b9a15228ec0dc04b63223c5 58592b1096c26002460adc23c4bed471 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797147542972006400 |