Mulheres indígenas do Baixo Rio Tapajós (Pará) em exercício de mediação social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: ARANTES, Luana Lazzeri
Orientador(a): NEVES, Delma Pessanha
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Oeste do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
Departamento: Instituto de Biodiversidade e Florestas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/377
Resumo: as trajetórias sociais de três mulheres indígenas da região do Baixo Rio Tapajós, Oeste do Estado do Pará, Amazônia. Dessa perspectiva, reflito sobre a construção de estratégias fundamentais aos exercícios de mediação por diferentes universos, associados à orientação de ações políticas em defesa de direitos indígenas. Negando qualquer reducionismo político que pressupõe indígenas em isolamento social e em imutáveis organização e práticas cotidianas, trago à reflexão modos de participação de grupo étnicos, em interação mediada ou apoiada em representação delegada. Utilizei procedimentos metodológicos pautados em entrevista qualitativa semiestruturada e observação direta, sem perder de vista o processual, dialógico e engajado exercício de pesquisa, para possibilitar a construção e análise das trajetórias sociais de Auricélia Arapiun, Fabiana Borari e Luana Kumaruara. Elas se constituíram enquanto pessoas no processo de transitar socialmente entre diversos lugares, desse modo reafirmando seus enraizamentos culturais e sua referencial ancestralidade. O deslocamento entre cidade e aldeia foi por elas experimentado desde a infância. O sentido produzido nesses deslocamentos reforçou o pertencimento delas aos respectivos grupos étnicos e a convergência de interesses comuns com demais indígenas. A análise do processo de constituição de autoridade por essas indígenas, investindo na formação enquanto lideranças, envolveu a reflexão sobre questões de organização social, vínculo com o território tradicional, construção do corpo e da pessoa, pajelança e comensalidade. A construção de legitimidade delas enquanto representantes de interesses coletivos perpassou também o acesso à educação formal, possibilitando a incorporação de conhecimentos e códigos de comportamentos produzidos externamente aos próprios universos de produção de significados. A partir de 2010, com a implementação de Processo Seletivo Especial Indígena na Universidade Federal do Oeste do Pará, foi inaugurada nova fase quanto ao modo de fazer política entre representantes do movimento indígena do Baixo Tapajós. A Ufopa se transforma em palco de convivência, de disputa política, de demarcação da alteridade, de formação de lideranças indígenas, de articulação entre mulheres indígenas e de formulação de estratégias antirracistas e de projeto de interculturalidade crítica a ser, posteriormente, replicado em outros espaços sociais.
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Negando qualquer reducionismo político que pressupõe indígenas em isolamento social e em imutáveis organização e práticas cotidianas, trago à reflexão modos de participação de grupo étnicos, em interação mediada ou apoiada em representação delegada. Utilizei procedimentos metodológicos pautados em entrevista qualitativa semiestruturada e observação direta, sem perder de vista o processual, dialógico e engajado exercício de pesquisa, para possibilitar a construção e análise das trajetórias sociais de Auricélia Arapiun, Fabiana Borari e Luana Kumaruara. Elas se constituíram enquanto pessoas no processo de transitar socialmente entre diversos lugares, desse modo reafirmando seus enraizamentos culturais e sua referencial ancestralidade. O deslocamento entre cidade e aldeia foi por elas experimentado desde a infância. O sentido produzido nesses deslocamentos reforçou o pertencimento delas aos respectivos grupos étnicos e a convergência de interesses comuns com demais indígenas. A análise do processo de constituição de autoridade por essas indígenas, investindo na formação enquanto lideranças, envolveu a reflexão sobre questões de organização social, vínculo com o território tradicional, construção do corpo e da pessoa, pajelança e comensalidade. A construção de legitimidade delas enquanto representantes de interesses coletivos perpassou também o acesso à educação formal, possibilitando a incorporação de conhecimentos e códigos de comportamentos produzidos externamente aos próprios universos de produção de significados. A partir de 2010, com a implementação de Processo Seletivo Especial Indígena na Universidade Federal do Oeste do Pará, foi inaugurada nova fase quanto ao modo de fazer política entre representantes do movimento indígena do Baixo Tapajós. A Ufopa se transforma em palco de convivência, de disputa política, de demarcação da alteridade, de formação de lideranças indígenas, de articulação entre mulheres indígenas e de formulação de estratégias antirracistas e de projeto de interculturalidade crítica a ser, posteriormente, replicado em outros espaços sociais.Based on the assumption that each group is built by specific social processes, I analyze the social trajectories of three indigenous women from the Lower Tapajós River region, Western Pará State, Amazon. From this perspective, I reflect on the construction of fundamental strategies for mediation exercises by different universes, associated with the orientation of political actions in defense of indigenous rights. Denying any political reductionism that assumes indigenous people in social isolation and immutable organization and daily practices, I bring to reflection ways of participation of ethnic groups, in mediated interaction or supported by delegated representation. I used methodological procedures based on a semi-structured qualitative interview and direct observation, without losing sight of the procedural, dialogical and engaged research exercise, to enable the construction and analysis of the social trajectories of Auricélia Arapiun, Fabiana Borari, and Luana Kumaruara. They were constituted as people in the process of socially walking through different places, thus reaffirming their cultural roots and their referential ancestry. The commuting between the city and indigenous community was experienced by them since their childhood. The sense produced in these commuting reinforced their belonging to their respective ethnic groups and the convergence of common interests with other indigenous. The analysis of the process of constitution of authority by these indigenous people, investing in training as leaders, involved the reflection on issues of social organization, bonded with the traditional territory, construction of the body and the person, pajelança and commensality. The construction of their legitimacy as representatives of collective interests also passed through formal education, enabling the incorporation of knowledge and codes of behavior produced externally to the meaning-producing universes themselves. Since 2010, with the implementation of a Special Indigenous Selection Process at the Federal University of Western Pará, a new phase to the way of making politics among representatives of the indigenous movement of the Lower Tapajós has begun. Ufopa becomes a stage of coexistence, of political dispute, of the demarcation of otherness, of the formation of indigenous leaders, of articulation among indigenous women and of the formulation of anti-racist strategies and of a critical intercultural project to be later replicated in other social spaces.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Oeste do ParáPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e DesenvolvimentoUfopaBrasilInstituto de Biodiversidade e Florestashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessTrajetória socialMovimento indígenaInterculturalidadeMulheres indígenas do Baixo Rio Tapajós (Pará) em exercício de mediação socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAORIGINALDissertação_MulheresIndígenasBaixo.pdfDissertação_MulheresIndígenasBaixo.pdfapplication/pdf6323358https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/377/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MulheresInd%c3%adgenasBaixo.pdf594cc583c622c1f3327f8d8da8f87d67MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/377/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/377/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53123456789/3772021-02-25 09:58:59.489oai:repositorio.ufopa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufopa.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-25T12:58:59Repositório Institucional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
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