O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silva, Fábio César da
Orientador(a): Garcia, Douglas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2949
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo discorrer sobre o modo como o conceito de fetichismo de matriz marxiana referindo a uma teoria de economia política foi usado por T.W. Adorno referindo ao âmbito da estética. Com isso, sustento a hipótese de que Adorno elaborou esse conceito de Marx estabelecendo uma original imbricação entre o fetichismo marxiano e o fetichismo freudiano, além de relacioná-lo ao termo kantiano conformidade a fim sem fim. Isso fica evidente pelo fato de haver uma nítida diferença entre as respectivas formulações do fetichismo feitas por Marx e por Adorno: em Marx, a formulação foi relacionada ao termo forma mercadoria; e em Adorno, a formulação foi relacionada ao termo forma mercadoria cultural. Com efeito, seria sob esse ponto de vista que se pode afirmar a existência do fetichismo da mercadoria cultural em Adorno relacionado à crítica cultural, sobretudo à Arte.
id UFOP_21ee3e2d9e96494ad19193313157a9cb
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/2949
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str
spelling Silva, Fábio César daGarcia, Douglas2013-06-19T16:49:45Z2013-06-19T16:49:45Z2012SILVA, F. C. da. O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno. 2012. 223 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2949A presente dissertação tem como objetivo discorrer sobre o modo como o conceito de fetichismo de matriz marxiana referindo a uma teoria de economia política foi usado por T.W. Adorno referindo ao âmbito da estética. Com isso, sustento a hipótese de que Adorno elaborou esse conceito de Marx estabelecendo uma original imbricação entre o fetichismo marxiano e o fetichismo freudiano, além de relacioná-lo ao termo kantiano conformidade a fim sem fim. Isso fica evidente pelo fato de haver uma nítida diferença entre as respectivas formulações do fetichismo feitas por Marx e por Adorno: em Marx, a formulação foi relacionada ao termo forma mercadoria; e em Adorno, a formulação foi relacionada ao termo forma mercadoria cultural. Com efeito, seria sob esse ponto de vista que se pode afirmar a existência do fetichismo da mercadoria cultural em Adorno relacionado à crítica cultural, sobretudo à Arte.This M.A. thesis aims to discuss how the concept of fetishism, whose Marxian source referred to the theory of political economy, was used by T.W Adorno referring to the scope of aesthetics. Thus, one supports the hypothesis that Adorno developed this concept from Marx establishing an original overlap between Marxian fetishism and Freudian fetishism, besides relating it to the Kantian term purposiveness without a purpose. This is evident because there is a clear difference between the formulations by Marx and Adorno fetishisms: in Marx, it is related to the term commodity form; in Adorno, to the term cultural commodity form. It would be from this point of view that one can affirm the existence of cultural commodity fetishism in Adorno related to cultural critique, especially in the arts.Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Sociedade de consumoIndústria culturalEstéticaKarl MarxTheodor W. AdornoO fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82229http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2949/2/license.txt22197d4fb4a523b65cafc4df48e07c3fMD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_FetichismoMercadoriaCultural.pdfDISSERTAÇÃO_FetichismoMercadoriaCultural.pdfapplication/pdf1575639http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2949/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_FetichismoMercadoriaCultural.pdfd1889f395b59ece1f00a3af454cef6c1MD51123456789/29492019-04-08 11:45:53.218oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-08T15:45:53Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.
title O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.
spellingShingle O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.
Silva, Fábio César da
Sociedade de consumo
Indústria cultural
Estética
Karl Marx
Theodor W. Adorno
title_short O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.
title_full O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.
title_fullStr O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.
title_full_unstemmed O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.
title_sort O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno.
author Silva, Fábio César da
author_facet Silva, Fábio César da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio César da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Douglas
contributor_str_mv Garcia, Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade de consumo
Indústria cultural
Estética
Karl Marx
Theodor W. Adorno
topic Sociedade de consumo
Indústria cultural
Estética
Karl Marx
Theodor W. Adorno
description A presente dissertação tem como objetivo discorrer sobre o modo como o conceito de fetichismo de matriz marxiana referindo a uma teoria de economia política foi usado por T.W. Adorno referindo ao âmbito da estética. Com isso, sustento a hipótese de que Adorno elaborou esse conceito de Marx estabelecendo uma original imbricação entre o fetichismo marxiano e o fetichismo freudiano, além de relacioná-lo ao termo kantiano conformidade a fim sem fim. Isso fica evidente pelo fato de haver uma nítida diferença entre as respectivas formulações do fetichismo feitas por Marx e por Adorno: em Marx, a formulação foi relacionada ao termo forma mercadoria; e em Adorno, a formulação foi relacionada ao termo forma mercadoria cultural. Com efeito, seria sob esse ponto de vista que se pode afirmar a existência do fetichismo da mercadoria cultural em Adorno relacionado à crítica cultural, sobretudo à Arte.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-19T16:49:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-19T16:49:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, F. C. da. O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno. 2012. 223 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2949
identifier_str_mv SILVA, F. C. da. O fetichismo da mercadoria cultural em T. W. Adorno. 2012. 223 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2949/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2949/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_FetichismoMercadoriaCultural.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 22197d4fb4a523b65cafc4df48e07c3f
d1889f395b59ece1f00a3af454cef6c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1793531420307619840