Concepção e análise de um sistema m-health de apoio ao enfrentamento da violência no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ferreira, Renata Carneiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126826
Resumo: A violência escolar tem despertado o interesse crescente de pesquisas em âmbito mundial, não somente pelo fato das situações cotidianas de violência que são registrados nas escolas, mas pelo local em que as agressões ocorrem, pois, a escola é um lugar de convívio e aprendizado. Neste escopo, a experiência na vitimização da violência desempenha um papel importante na formação escolar do adolescente, como também as suas consequências e os danos causados são preocupantes e devastadoras para a sua saúde. Mediante as situações de violência e o que elas podem causar, se fazem necessários projetos, programas e/ou ferramentas que apoiem o enfrentamento do problema. Neste sentido, a pesquisa visa desenvolver, validar e utilizar uma ferramenta tecnológica baseada em aplicativo e sistema web que sirva de canal para registro da violência praticada entre alunos, alunos/funcionários e alunos/professores, no ambiente escolar, quer sejam vítimas, testemunhas ou agressores, a fim de facilitar o processo de denúncia da violência e acompanhamento das ações de enfrentamento e em consequência combater as situações de violências. Estudo metodológico, desenvolvido em três fases: Estudo e Concepção de um Sistema m-Health; Laboratorial de Desenvolvimento do artefato Tecnológico e Avaliação de um sistema e-Health. O desenvolvimento e a avaliação do Sistema Tecnológico foram realizados no Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o desenvolvimento do sistema com a equipe técnica e a avaliação com 11 especialistas, e a avaliação de campo foi realizada nas escolas municipais de Fortaleza, com os alunos e gestores das escolas. O processo metodológico da pesquisa foi realizado no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Os dados foram analisados no SPSS versão 23.0, utilizando o IVC e o alpha de Cronbach; bem como tempo mediano e desvio padrão para variáveis quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados de acordo com Bardin (2011). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o parecer 79751817.5.0000.5052. Para os resultados primeiramente utilizou-se a ferramenta benchmarking para revisão integrativa de apps móveis. Verificou-se 13 apps na plataforma Google Play, 11 aplicativos no App Store e 05 apps em ambas plataformas, totalizando 19 apps. Foram selecionados 10 aplicativos para análise comparativa, assim, definindo as funcionalidades do aplicativo concebido. Posteriormente, foi desenvolvido um Sistema e-Health Bullying Não. Adolescentes de 11 a 18 anos, demonstraram a avaliação positiva em relação a usabilidade do aplicativo. Na validação pelos especialistas, evidenciou a confiabilidade interna alta (Alfa de Cronbach = 0,960; 0,949; 0,943) para o conteúdo (motivação, linguagem, finalidade), estrutura, aparência do app e do sistema web e relevância do sistema tecnológico, respectivamente. Em terceiro, na avaliação de campo, os alunos tiveram acesso ao aplicativo para fazer denúncias de violência na escola e por conseguinte o enfrentamento e apoio dos gestores pelo sistema web. Foram realizados 114 downloads, destes 17 alunos (14,9%) completaram o cadastro para realizar denúncias. Seis alunos fizeram denúncias e ao todo foram realizadas 14, ou seja, um aluno realizou mais de uma denúncia. Das 14 denúncias apenas sete foram respondidas pelos coordenadores das escolas. Nas denúncias observou-se que as agressões verbais são as mais comuns, marcadas por preconceitos e discriminações. Os colegas de sala ao testemunharem esses tipos de violência sentem-se mal com a situação. Evidenciou-se a falta de tomada de posição e conduta reativa contra a violência dirigida ao aluno por parte da coordenação da escola, pois não houve resposta ou uma resposta coerente e de enfrentamento com o relato. Conclui-se que o Sistema Bullying Não fornece informações úteis sobre a ligação entre a experiência de violências e a eficácia de enfrentamento, apesar do apoio dos gestores ter sido frágil. Essas descobertas preliminares sugerem que os smartphones têm grande potencial como ferramentas válidas e úteis para o enfrentamento da violência no espaço escolar. Palavras-chave: Violência. Estudos de Validação. Adolescente. Tecnologia da informação. Bullying.
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Neste sentido, a pesquisa visa desenvolver, validar e utilizar uma ferramenta tecnológica baseada em aplicativo e sistema web que sirva de canal para registro da violência praticada entre alunos, alunos/funcionários e alunos/professores, no ambiente escolar, quer sejam vítimas, testemunhas ou agressores, a fim de facilitar o processo de denúncia da violência e acompanhamento das ações de enfrentamento e em consequência combater as situações de violências. Estudo metodológico, desenvolvido em três fases: Estudo e Concepção de um Sistema m-Health; Laboratorial de Desenvolvimento do artefato Tecnológico e Avaliação de um sistema e-Health. O desenvolvimento e a avaliação do Sistema Tecnológico foram realizados no Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o desenvolvimento do sistema com a equipe técnica e a avaliação com 11 especialistas, e a avaliação de campo foi realizada nas escolas municipais de Fortaleza, com os alunos e gestores das escolas. O processo metodológico da pesquisa foi realizado no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Os dados foram analisados no SPSS versão 23.0, utilizando o IVC e o alpha de Cronbach; bem como tempo mediano e desvio padrão para variáveis quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados de acordo com Bardin (2011). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o parecer 79751817.5.0000.5052. Para os resultados primeiramente utilizou-se a ferramenta benchmarking para revisão integrativa de apps móveis. Verificou-se 13 apps na plataforma Google Play, 11 aplicativos no App Store e 05 apps em ambas plataformas, totalizando 19 apps. Foram selecionados 10 aplicativos para análise comparativa, assim, definindo as funcionalidades do aplicativo concebido. Posteriormente, foi desenvolvido um Sistema e-Health Bullying Não. Adolescentes de 11 a 18 anos, demonstraram a avaliação positiva em relação a usabilidade do aplicativo. Na validação pelos especialistas, evidenciou a confiabilidade interna alta (Alfa de Cronbach = 0,960; 0,949; 0,943) para o conteúdo (motivação, linguagem, finalidade), estrutura, aparência do app e do sistema web e relevância do sistema tecnológico, respectivamente. Em terceiro, na avaliação de campo, os alunos tiveram acesso ao aplicativo para fazer denúncias de violência na escola e por conseguinte o enfrentamento e apoio dos gestores pelo sistema web. Foram realizados 114 downloads, destes 17 alunos (14,9%) completaram o cadastro para realizar denúncias. Seis alunos fizeram denúncias e ao todo foram realizadas 14, ou seja, um aluno realizou mais de uma denúncia. Das 14 denúncias apenas sete foram respondidas pelos coordenadores das escolas. Nas denúncias observou-se que as agressões verbais são as mais comuns, marcadas por preconceitos e discriminações. Os colegas de sala ao testemunharem esses tipos de violência sentem-se mal com a situação. Evidenciou-se a falta de tomada de posição e conduta reativa contra a violência dirigida ao aluno por parte da coordenação da escola, pois não houve resposta ou uma resposta coerente e de enfrentamento com o relato. Conclui-se que o Sistema Bullying Não fornece informações úteis sobre a ligação entre a experiência de violências e a eficácia de enfrentamento, apesar do apoio dos gestores ter sido frágil. Essas descobertas preliminares sugerem que os smartphones têm grande potencial como ferramentas válidas e úteis para o enfrentamento da violência no espaço escolar. Palavras-chave: Violência. Estudos de Validação. Adolescente. Tecnologia da informação. Bullying.School violence has aroused the growing interest in research worldwide, not only because of the daily situations of violence that are registered in schools, but also because of the place where the aggressions occur, because the school is a place of conviviality and learning. In this scope, the experience in the victimization of violence plays an important role in the adolescent's school education, as well as its consequences and the damages caused are worrying and devastating for his health. Through situations of violence and what they can cause, projects, programs and / or tools that support coping with the problem are necessary. In this sense, the research aims to develop, validate and use a technological tool based on an application and web system that serves as a channel for recording violence practiced by students, students / staff and students / teachers, in the school environment, whether they are victims, witnesses or aggressors, in order to facilitate the process of denouncing violence and monitoring coping actions and consequently combating situations of violence. Methodological study, developed in three phases: Study and Design of an m-Health System; Technological Artifact Development Laboratory and Evaluation of an e-Health system. The development and evaluation of the Technological System were carried out at the Information Technology Application Center (NATI) of the University of Fortaleza (UNIFOR), the development of the system with the technical team and the evaluation with 11 specialists, and the field evaluation was carried out. held in the municipal schools of Fortaleza, with students and school managers. The research methodological process was carried out from January 2017 to December 2018. The data were analyzed in SPSS version 23.0, using the IVC and Cronbach's alpha; as well as median time and standard deviation for quantitative variables. Qualitative data were analyzed according to Bardin (2011). The study was approved by the Ethics Committee, under opinion 79751817.5.0000.5052. For the results, the benchmarking tool for integrative review of mobile apps was first used. There were 13 apps on the Google Play platform, 11 apps on the App Store and 05 apps on both platforms, totaling 19 apps. 10 applications were selected for comparative analysis, thus defining the functionalities of the designed application. Subsequently, an e-Health Bullying System No. was developed. Adolescents aged 11 to 18 years showed a positive assessment regarding the usability of the application. In the validation by the experts, it showed high internal reliability (Cronbach's alpha = 0.960; 0.949; 0.943) for the content (motivation, language, purpose), structure, appearance of the app and the web system and relevance of the technological system, respectively. Third, in the field assessment, students had access to the application to make reports of violence at school and, consequently, the confrontation and support of managers through the web system. 114 downloads were made, of these 17 students (14.9%) completed the registration to make complaints. Six students made complaints and in all 14 were made, that is, one student made more than one complaint. Of the 14 complaints, only seven were answered by the school coordinators. In the complaints, it was observed that verbal aggressions are the most common, marked by prejudice and discrimination. When classmates witness these types of violence, they feel bad about the situation. The lack of position and reactive conduct against violence directed at the student by the school's coordination was evident, as there was no answer or a coherent and coping response with the report. It is concluded that the Bullying System does not provide useful information on the link between the experience of violence and the effectiveness of coping, despite the weak support of the managers. These preliminary findings suggest that smartphones have great potential as valid and useful tools for tackling violence in schools. Keywords: Violence. Validation Studies. Adolescent. Information Technology. Bullying.Tese enviada com autorização e certificação via C.I 1516854/21 em 28/08/2021Frota, Mirna AlbuquerqueVasconcelos Filho, Jose Eurico deArnault, Denise SaintPereira, Ana Carina StelkoVasconcelos, Viviane MamedeLuna, Geisy Lanne MunizUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaFerreira, Renata Carneiro2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126826https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26260porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T14:11:28Zoai::126826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-25T14:11:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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