"Porão da escrita": os territórios da memória na prosa poética de Elena Ferrante

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rodrigues, Keila Régia Monteiro Soares
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125485
Resumo: A escrita traz na sua história uma diversidade de funções e também se apresenta como ¿produto¿ da modernidade e da contemporaneidade. Este estudo analisa os territórios da memória na prosa poética de Elena Ferrante e objetiva investigar as conotações dos vestígios da memória na escrita do feminino na ficção da escritora. A dissertação toma como foco as narrativas da personagem Elena Greco, protagonista da tetralogia napolitana de Elena Ferrante, que trazem pontos de incômodos e conflitos do corpo feminino na modernidade, buscando compreender como esse corpo lida com temas universais no espaço geográfico da cidade de Nápoles, por meio de uma escrita de ¿urgência¿. O método utilizado nesta investigação foi a pesquisa em psicanálise, possibilitando desdobramentos em que a relação entre literatura e psicanálise direciona-se a um campo distanciado da linguagem puramente científica. Com relação a esse campo, compreende-se neste estudo, a psicanálise em extensão, sendo a pesquisa desenvolvida por meio de revisão bibliográfica narrativa e modelo de pesquisa qualitativa. A dissertação é composta por três capítulos que enlaçam seus temas a partir da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. Inicialmente, é apresentada a importância social, histórica, política, literária, psicanalítica, memorial e subjetiva da escrita, trazendo diferentes compreensões teóricas de autores. O segundo capítulo trata da importância literária de Elena Ferrante na contemporaneidade e no que diz respeito a alguns de seus temas que ecoam em seus romances, como a própria escrita, o anonimato, as perdas e o resgate de si. O terceiro capítulo aborda tópicos relacionados à escrita da personagem Elena Greco, aprofundando seus rastros de memória atravessados pela cidade/bairro de Nápoles. Constata-se, portanto, que Ferrante tem escrita que abre possibilidades narrativas, que constrói sua vida pela escrita, que o texto é sempre inacabado, está sempre à espera de sua conclusão e, por essa razão, confunde-se com a própria vida e com a autoria, o que, nesse sentido, refere-se à autobiografia. Palavras chave: Feminino; Memória; Corpo; Psicanálise; Elena Ferrante.
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O método utilizado nesta investigação foi a pesquisa em psicanálise, possibilitando desdobramentos em que a relação entre literatura e psicanálise direciona-se a um campo distanciado da linguagem puramente científica. Com relação a esse campo, compreende-se neste estudo, a psicanálise em extensão, sendo a pesquisa desenvolvida por meio de revisão bibliográfica narrativa e modelo de pesquisa qualitativa. A dissertação é composta por três capítulos que enlaçam seus temas a partir da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. Inicialmente, é apresentada a importância social, histórica, política, literária, psicanalítica, memorial e subjetiva da escrita, trazendo diferentes compreensões teóricas de autores. O segundo capítulo trata da importância literária de Elena Ferrante na contemporaneidade e no que diz respeito a alguns de seus temas que ecoam em seus romances, como a própria escrita, o anonimato, as perdas e o resgate de si. O terceiro capítulo aborda tópicos relacionados à escrita da personagem Elena Greco, aprofundando seus rastros de memória atravessados pela cidade/bairro de Nápoles. Constata-se, portanto, que Ferrante tem escrita que abre possibilidades narrativas, que constrói sua vida pela escrita, que o texto é sempre inacabado, está sempre à espera de sua conclusão e, por essa razão, confunde-se com a própria vida e com a autoria, o que, nesse sentido, refere-se à autobiografia. Palavras chave: Feminino; Memória; Corpo; Psicanálise; Elena Ferrante.Writing brings in its history a diversity of functions and also presents itself as a ¿product¿ of modernity and contemporaneity. This study analyzes the territories of memory in Elena Ferrante's poetic prose and aims to investigate the connotations of the memory traces in the writing of the feminine in the writer's fiction. The dissertation focuses on the narratives of the character Elena Greco, protagonist of the Neapolitan tetralogy of Elena Ferrante, which brings points of discomfort and conflicts of the female body in modern times, seeking to understand how this body deals with universal themes in the geographical space of the city of Naples through ¿urgency¿ writing. The method used in this investigation was research in psychoanalysis, enabling developments in which the relationship between literature and psychoanalysis is directed to a field distant from purely scientific language. Related to that field, this study includes psychoanalysis in extension, with the research being developed through a narrative bibliographic review and a qualitative research model. The dissertation consists of three chapters that link their themes based on the Neapolitan tetralogy of Elena Ferrante. Initially, the social, historical, political, literary, psychoanalytic, memorial and subjective importance of writing is presented, bringing different theoretical understandings of authors. The second chapter deals with Elena Ferrante's literary importance in contemporary times and with respect to some of her themes that echo in her novels, such as writing itself, anonymity, losses and self rescue. The third chapter covers topics related to the writing of the character Elena Greco, deepening her memory tracks crossed by the city / neighborhood of Naples. It can be seen, therefore, that Ferrante has writing that opens up narrative possibilities, that builds her life through writing, that the text is always unfinished, is always waiting for its conclusion and, for this reason, it is confused with life itself and with authorship, which, in this sense, refers to autobiography. Keywords: Female; Memory; Body; Psychoanalysis; Elena Ferrante.Dissertação enviada com autorização e certificação via C.I 12656/21 18/02/2021Teixeira, Leônia CavalcanteTeixeira, Leônia CavalcanteSampaio, Aila Maria LeiteDiógenes, Eliane VasconcelosMapurunga, Jucara Rocha SoaresUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRodrigues, Keila Régia Monteiro Soares2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125485https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25383porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T18:35:07Zoai::125485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T18:35:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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