Dificuldades intraescolares na efetividade do projeto de cultura de paz e prevenção da violência infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Lopes, Marina Frota
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105611
Resumo: A presente dissertação, intitulada - ¿Dificuldades intraescolares na efetividade do projeto de cultura de paz e prevenção da violência infantil¿ - teve como objetivos investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola; discorrer, em forma de relatório, as estratégias realizadas na escola de promoção da cultura de paz e analisar as percepções de violência e paz a partir dos relatos dos professores e grupo gestor. O percurso metodológico com base no objeto de estudo foi de cunho exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido um estudo de caso na escola da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, estabelecida na Regional V. O público alvo do estudo foi o grupo gestor e professores da referida escola pública. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio da realização de entrevista semiestruturada, observação direta e coleta documental. A análise e organização dos dados foram obtidas mediante Análise de Conteúdo. Após a transcrição na íntegra do conteúdo resultante das entrevistas, com o auxílio do programa NVivo, emergiu-se as categorias temáticas: os desafios de conceituar a paz e sentir a violência; transdisciplinaridade e integralidade no contexto da efetividade da cultura de paz; das dificuldades intraescolares às propostas de ação. Ainda que registrado as dificuldades intraescolares para a promoção da Cultura de Paz, ressalta-se que os participantes consideraram plausível a continuidade do Projeto e apresentaram propostas de ações de ordem pessoal e coletiva para sua efetivação. As concepções de violência/paz expressada pelos entrevistados reflete a noção corrente de ações cotidianas. A partir do entendimento dos docentes e gestores, propostas de ações foram oferecidas, e mostraram-se favoráveis à continuidade da construção da paz. No que tange as atividades do referido projeto, focavam a paz no cotidiano e possuíam de fato uma intencionalidade, contudo, aconteciam de forma secundária, se restringiam aos finais de semana e eram destinadas a grupos selecionados, não em sua integralidade.
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A produção dos dados foi realizada por intermédio da realização de entrevista semiestruturada, observação direta e coleta documental. A análise e organização dos dados foram obtidas mediante Análise de Conteúdo. Após a transcrição na íntegra do conteúdo resultante das entrevistas, com o auxílio do programa NVivo, emergiu-se as categorias temáticas: os desafios de conceituar a paz e sentir a violência; transdisciplinaridade e integralidade no contexto da efetividade da cultura de paz; das dificuldades intraescolares às propostas de ação. Ainda que registrado as dificuldades intraescolares para a promoção da Cultura de Paz, ressalta-se que os participantes consideraram plausível a continuidade do Projeto e apresentaram propostas de ações de ordem pessoal e coletiva para sua efetivação. As concepções de violência/paz expressada pelos entrevistados reflete a noção corrente de ações cotidianas. A partir do entendimento dos docentes e gestores, propostas de ações foram oferecidas, e mostraram-se favoráveis à continuidade da construção da paz. No que tange as atividades do referido projeto, focavam a paz no cotidiano e possuíam de fato uma intencionalidade, contudo, aconteciam de forma secundária, se restringiam aos finais de semana e eram destinadas a grupos selecionados, não em sua integralidade.This thesis, titled - "Difficulties in school intra effectiveness of the culture of peace project and prevention of child abuse" - aimed to investigate the effectiveness intraescolares difficulties for the culture of peace in schools; discourse in the form of report, the strategies carried out in the school of a culture of peace promotion and to analyze the perceptions of violence and peace based on the reports of teachers and management group. The methodological approach based on the object of study was exploratory and descriptive nature with qualitative approach. A case study was developed in the school's Municipal Network of Fortaleza-Ceara, established in the Regional V. The study of the target audience was the management group and teachers of that public school. Data collection was from February to June 2015. The production of the data was conducted through conducting semi-structured interviews, direct observation and documentary collection. The analysis and organization of data were obtained by content analysis. After the full transcript of the resulting content of the interviews, with the help of NVivo program, the themes emerged-up: the challenges of conceptualizing peace and feel the violence; transdisciplinary and integrity in the context of the effectiveness of the culture of peace; intraescolares of difficulties for proposals for action. Although the registered intraescolares difficulties for the promotion of culture of peace, we emphasize that the participants considered plausible continuity of the Project and presented proposals for actions of personal and collective for their enforcement. The concepts of violence / peace expressed by respondents reflects the current notion of everyday actions. From the understanding of teachers and managers, action proposals were offered, and would welcome the continuation of peacebuilding. Regarding the activities of this project, focused peace in daily life and in fact had an intention, however, happened secondarily, were restricted to weekends and were aimed at selected groups, not in its entirety.Frota, Mirna AlbuquerqueFrota, Mirna AlbuquerqueVasconcelos, Viviane MamedeVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaVilar, Ceci NoronhaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLopes, Marina Frota2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105611https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13582Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 97153porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::105611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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