Prognóstico do comportamento dos consumidores a partir de suas atitudes
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | Visto que as atitudes são baseadas na avaliação dos consumidores acerca de componentes positivos e negativos de um estímulo, tem-se como objetivo avaliar a validade preditiva da mensuração das atitudes implícitas e explícitas dos consumidores, para prognosticar seus comportamentos de consumo frente a duas marcas. À medida que o primeiro artigo analisou consumidores de duas marcas líderes de restaurantes fast food, o segundo artigo estudou as relações entre atitude e comportamento do consumidor frente a duas linhas de cosméticos. As atitudes implícitas foram medidas utilizando o Teste de Associação Implícita (TAI), e as explícitas, por meio de escalas específicas e validadas para cada segmento. Por fim, realizou-se uma simulação de consumo on-line desses produtos. Uma regressão linear múltipla foi utilizada para identificar se os resultados do Teste de Associação Implícita e da escala explícita de mensuração de atitude foram estatisticamente eficazes para prognosticar os comportamentos simulados de consumo. As duas pesquisas mostraram que as variáveis de atitude foram estatisticamente úteis na predição dos comportamentos de consumo, sendo que o TAI demonstrou coeficientes superiores aos da variável explícita. Palavras-chave: Atitudes implícitas. Comportamento do consumidor. Teste de associação implícita. Marcas. |
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Prognóstico do comportamento dos consumidores a partir de suas atitudesComportamento do consumidorMarcas comerciaisAtitudes (Psicologia)Visto que as atitudes são baseadas na avaliação dos consumidores acerca de componentes positivos e negativos de um estímulo, tem-se como objetivo avaliar a validade preditiva da mensuração das atitudes implícitas e explícitas dos consumidores, para prognosticar seus comportamentos de consumo frente a duas marcas. À medida que o primeiro artigo analisou consumidores de duas marcas líderes de restaurantes fast food, o segundo artigo estudou as relações entre atitude e comportamento do consumidor frente a duas linhas de cosméticos. As atitudes implícitas foram medidas utilizando o Teste de Associação Implícita (TAI), e as explícitas, por meio de escalas específicas e validadas para cada segmento. Por fim, realizou-se uma simulação de consumo on-line desses produtos. Uma regressão linear múltipla foi utilizada para identificar se os resultados do Teste de Associação Implícita e da escala explícita de mensuração de atitude foram estatisticamente eficazes para prognosticar os comportamentos simulados de consumo. As duas pesquisas mostraram que as variáveis de atitude foram estatisticamente úteis na predição dos comportamentos de consumo, sendo que o TAI demonstrou coeficientes superiores aos da variável explícita. Palavras-chave: Atitudes implícitas. Comportamento do consumidor. Teste de associação implícita. Marcas.Since attitudes are based on consumers' assessment of the positive and negative components of a stimulus, the objective is to evaluate the predictive validity of measuring implicit and explicit attitudes of consumers to predict their consumer behavior against two brands. As the first article examined consumers from two leading brands of fast food restaurants, the second article studied the relationship between attitude and consumer behavior versus two lines of cosmetics. Implicit attitudes were measured using the Implicit Association Test (TAI), and the explicit ones, through specific and validated scales for each segment. Finally, a simulation of on-line consumption of these products was carried out. A multiple linear regression was used to identify whether the results of the Implicit Association Test and the explicit attitude measurement scale were statistically effective in predicting the simulated consumption behaviors. The two surveys showed that the attitudinal variables were statistically useful in predicting consumption behaviors, and TAI showed higher coefficients than the explicit variable. Keywords: Implicit attitudes. Consumer behavior. Implicit association test. Brands.Castelo, Jose Sarto FreireCastelo, Jose Sarto FreireLima, Afonso CarneiroFigueiredo, Marina Dantas deCorreia Neto, Jocildo FigueiredoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasLima Júnior, Célio Gomes de2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113536https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18869Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de de código : 104264porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::113536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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Visto que as atitudes são baseadas na avaliação dos consumidores acerca de componentes positivos e negativos de um estímulo, tem-se como objetivo avaliar a validade preditiva da mensuração das atitudes implícitas e explícitas dos consumidores, para prognosticar seus comportamentos de consumo frente a duas marcas. À medida que o primeiro artigo analisou consumidores de duas marcas líderes de restaurantes fast food, o segundo artigo estudou as relações entre atitude e comportamento do consumidor frente a duas linhas de cosméticos. As atitudes implícitas foram medidas utilizando o Teste de Associação Implícita (TAI), e as explícitas, por meio de escalas específicas e validadas para cada segmento. Por fim, realizou-se uma simulação de consumo on-line desses produtos. Uma regressão linear múltipla foi utilizada para identificar se os resultados do Teste de Associação Implícita e da escala explícita de mensuração de atitude foram estatisticamente eficazes para prognosticar os comportamentos simulados de consumo. As duas pesquisas mostraram que as variáveis de atitude foram estatisticamente úteis na predição dos comportamentos de consumo, sendo que o TAI demonstrou coeficientes superiores aos da variável explícita. Palavras-chave: Atitudes implícitas. Comportamento do consumidor. Teste de associação implícita. Marcas. |
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