Prognóstico do comportamento dos consumidores a partir de suas atitudes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lima Júnior, Célio Gomes de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113536
Resumo: Visto que as atitudes são baseadas na avaliação dos consumidores acerca de componentes positivos e negativos de um estímulo, tem-se como objetivo avaliar a validade preditiva da mensuração das atitudes implícitas e explícitas dos consumidores, para prognosticar seus comportamentos de consumo frente a duas marcas. À medida que o primeiro artigo analisou consumidores de duas marcas líderes de restaurantes fast food, o segundo artigo estudou as relações entre atitude e comportamento do consumidor frente a duas linhas de cosméticos. As atitudes implícitas foram medidas utilizando o Teste de Associação Implícita (TAI), e as explícitas, por meio de escalas específicas e validadas para cada segmento. Por fim, realizou-se uma simulação de consumo on-line desses produtos. Uma regressão linear múltipla foi utilizada para identificar se os resultados do Teste de Associação Implícita e da escala explícita de mensuração de atitude foram estatisticamente eficazes para prognosticar os comportamentos simulados de consumo. As duas pesquisas mostraram que as variáveis de atitude foram estatisticamente úteis na predição dos comportamentos de consumo, sendo que o TAI demonstrou coeficientes superiores aos da variável explícita. Palavras-chave: Atitudes implícitas. Comportamento do consumidor. Teste de associação implícita. Marcas.
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