Os desafios da implementação do corredor de urbanização da Praia do Futuro em Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Sanford, Rodolfo Sydrião
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118036
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas do Plano Fortaleza 2040 para a implementação do corredor de Urbanização da Praia do Futuro. O Plano Fortaleza 2040 propõe o adensamento populacional e a estruturação da ocupação urbana da cidade ao longo de quatorze corredores de urbanização, sendo o da Praia do Futuro um desses corredores. Essa proposta foi inspirada no modelo DOTS (Desenvolvimento Orientado Pelo Transporte Sustentável), que propõe um planejamento integrado do transporte e uso e ocupação do solo urbano, com a promoção do desenvolvimento localizado próximo às estações e rotas de transporte coletivo. O trabalho se estrutura em três capítulos, sendo o primeiro teórico onde se aborda as temáticas necessárias para a boa compreensão dos dois capítulos seguintes, ambos apresentados em formatos de artigos. O primeiro capítulo apresenta o Plano Fortaleza 2040 e a síntese das propostas que as alinham ao modelo DOTS. Em seguida é realizada uma revisão de literatura do modelo DOTS visando apresentar seus conceitos, princípios e vantagens de sua implantação para o ambiente urbano. O primeiro artigo analisa o processo de planejamento estratégico do Plano Mestre Urbanístico. Procurou-se identificar oportunidades e desafios à implementação desse conceito por meio da avaliação das condições do espaço urbano no entorno das dez estações que compõem o corredor de urbanização da Praia do Futuro, por meio da utilização da ferramenta para análise do potencial de DOTS, elaborada pelo ITDP (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento). Essa ferramenta de análise multicritério propõe cinco temas, associados a treze métricas quantitativas que podem alcançar uma pontuação máxima de cinco pontos. Após a ponderação dessas notas, cada área de estação recebe uma classificação de potencialidade (baixa, média ou alta) a depender de sua pontuação final. Os resultados demonstram que há uma centralidade em potencial, formada pelas duas estações que obtiveram alta potencialidade, evidencia ainda que as três estações mais próximas a foz do Rio Cocó possuem baixa potencialidade, sugerindo uma possível necessidade na redução do corredor. Já no segundo artigo se avalia as propostas na escala do bairro, realizando uma análise qualitativa de um trecho do Plano específico da Praia do Futuro, verificando quais ações e estratégias trazidas nesse plano Específico se alinham aos oito princípios DOTS propostos pelo ITDP. A estrutura de resultados da análise é dividida em oito partes, correspondentes a cada um dos princípios analisados, onde foi realizada uma comparação de plantas de diagnóstico com as de proposições trazidas pelo plano, fazendo um paralelo com a legislação atual e eventuais dificuldades a se superar, dando diretrizes quando possível. Os resultados apontam que o Plano Específico da Praia do Futuro prevê ações associadas a todos os oito princípios do DOTS, porém, a execução de tais ações necessitaria da modificação da legislação urbanística municipal e de estratégias para a uma viabilidade financeira. O trabalho se encerra trazendo as considerações finais, onde se apresenta a necessidade da revisão da legislação urbanística municipal e apresenta oportunidades de Operações Urbanas Consorciadas ou Parcerias Público Privada, a fim de viabilizar parte do corredor analisado.
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O primeiro capítulo apresenta o Plano Fortaleza 2040 e a síntese das propostas que as alinham ao modelo DOTS. Em seguida é realizada uma revisão de literatura do modelo DOTS visando apresentar seus conceitos, princípios e vantagens de sua implantação para o ambiente urbano. O primeiro artigo analisa o processo de planejamento estratégico do Plano Mestre Urbanístico. Procurou-se identificar oportunidades e desafios à implementação desse conceito por meio da avaliação das condições do espaço urbano no entorno das dez estações que compõem o corredor de urbanização da Praia do Futuro, por meio da utilização da ferramenta para análise do potencial de DOTS, elaborada pelo ITDP (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento). Essa ferramenta de análise multicritério propõe cinco temas, associados a treze métricas quantitativas que podem alcançar uma pontuação máxima de cinco pontos. Após a ponderação dessas notas, cada área de estação recebe uma classificação de potencialidade (baixa, média ou alta) a depender de sua pontuação final. Os resultados demonstram que há uma centralidade em potencial, formada pelas duas estações que obtiveram alta potencialidade, evidencia ainda que as três estações mais próximas a foz do Rio Cocó possuem baixa potencialidade, sugerindo uma possível necessidade na redução do corredor. Já no segundo artigo se avalia as propostas na escala do bairro, realizando uma análise qualitativa de um trecho do Plano específico da Praia do Futuro, verificando quais ações e estratégias trazidas nesse plano Específico se alinham aos oito princípios DOTS propostos pelo ITDP. A estrutura de resultados da análise é dividida em oito partes, correspondentes a cada um dos princípios analisados, onde foi realizada uma comparação de plantas de diagnóstico com as de proposições trazidas pelo plano, fazendo um paralelo com a legislação atual e eventuais dificuldades a se superar, dando diretrizes quando possível. Os resultados apontam que o Plano Específico da Praia do Futuro prevê ações associadas a todos os oito princípios do DOTS, porém, a execução de tais ações necessitaria da modificação da legislação urbanística municipal e de estratégias para a uma viabilidade financeira. O trabalho se encerra trazendo as considerações finais, onde se apresenta a necessidade da revisão da legislação urbanística municipal e apresenta oportunidades de Operações Urbanas Consorciadas ou Parcerias Público Privada, a fim de viabilizar parte do corredor analisado.The present work aims to analyze the proposals of Fortaleza Plan 2040 for the implementation of the Praia do Futuro Urbanization corridor. The Fortaleza Plan 2040 proposes the population densification and the structuring of the urban occupation of the city along fourteen corridors of urbanization, being that Praia do Futuro is one of these corridors.This proposal was inspired by the TOD (Transit Oriented Development) model, which proposes an integrated planning of transportation, use and occupation of urban land, with the promotion of development located near the stations and transportation routes.The paper is structured in three chapters, being the first chapter theoretical to discuss the necessary themes for a good understanding of the following two chapters, both presented in article formats.The first chapter presents the Fortaleza Plan 2040 and the synthesis of the proposals that align them with the TOD model. Next, a literature review of the TOD model is presented aiming to present its concepts, principles and advantages of its implementation to the urban environment.The first article analyzes the strategic planning process of the Master Urban Plan. And tries to identify opportunities and challenges to the implementation of this concept by means of the evaluation of the conditions of the urban space in the surroundings of the ten stations that compose the urbanization corridor of Praia do Futuro, through the use of the tool to analyze the potential of TOD, elaborated by the ITDP (Transport and Development Policy Institute). This multicriteria analysis tool proposes five themes, associated with thirteen quantitative metrics that can achieve a maximum score of five points.After weighing these notes, each station area receives a potentiality rating (low, medium or high) depending on its final score. The results show that there is a potential centrality, formed by the two stations that obtained high potential, also shows that the three stations closest to the mouth of the Cocó River have low potential, suggesting a possible need to reduce the corridor. The second article evaluates the proposals in the neighborhood scale, performing a qualitative analysis of a section of the specific Plan of the Praia do Futuro, verifying which actions and strategies brought in this Specific plan are aligned to the eight TOD principles proposed by the ITDP.The results structure of the analysis is divided into eight parts, corresponding to each of the principles analyzed, where a comparison of diagnostic plants with those of propositions brought by the plan was made, paralleling the current legislation and eventual difficulties to overcome, giving guidelines when possible. The results indicate that the Praia do Futuro Specific Plan foresees actions associated to all eight TOD principles, but the execution of such actions would require the modification of municipal urban legislation and strategies for financial viability. The work concludes with final considerations, where it is necessary to review the municipal urban planning legislation and presents opportunities for Consortium Urban Operations or Public Private Partnerships in order to make feasible part of the analyzed corridor.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 2582/19Albuquerque, Carla Camila GiraoAlbuquerque, Carla Camila GiraoRomcy, Cristina Maria AlemeFarias Filho, José AlmirUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Ciências da CidadeSanford, Rodolfo Sydrião2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118036https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21010porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::118036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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