Uma Taxonomia adaptativa por persona construída a partir da participação da comunidade brasileira de interação homem-computador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Guimarães, Danielly Barboza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/95028
Resumo: Os conceitos, técnicas, métodos de Interação Humano-Computador ainda não estão tão presentes no ambiente de desenvolvimentos de softwares interativos, pois há uma dificuldade para o entendimento e absorção de conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de IHC e também por não serem comuns nos ambientes de desenvolvimento de produtos interativos. Esses são apenas dois dos inúmeros problemas que dificultam a disseminação de IHC. É preciso aumentar o uso e a concepção de técnicas, métodos e conceitos para melhorar a qualidade do produto. Este trabalho tem como objetivo apoiar os profissionais que utilizam as técnicas de IHC, a aplicar e utilizar as técnicas, métodos e conceitos nos seus ambientes de trabalho. Para isto, foi gerada uma taxonomia para cada Persona. A abordagem utilizada na criação das taxonomias foi sempre baseada nos desejos e necessidades dos profissionais que utilizam IHC para o desenvolvimento de produtos interativos. Primeiro conhecendo o perfil destes profissionais, em seguida realizando a prototipação da experiência para saber como facilitar a uso das técnicas de IHC pelos profissionais. E por último, um Card Sorting para que os próprios profissionais classificassem os termos de IHC de acordo com suas necessidades. O trabalho apresenta como principais contribuições: o panorama dos profissionais que utilizam as técnicas de IHC representado nas Personas, as necessidades dos profissionais que permitem nortear as formas de busca mais apropriada para cada Persona e as taxonomias de IHC para cada Persona. Palavras-chave: Interação Homem - Computador, Taxonomia, Design Centrado no Usuário, Gestão de Conteúdo, Personas. ix
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