Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Feitosa, Elaine Saraiva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125337
Resumo: O Profissionalismo é fundamental na atuação do médico na sociedade. Lapsos de Profissionalismo afetam a credibilidade do médico e comprometem a segurança do paciente, evidenciando a importância de se estudar essa temática na formação médica, especificamente na residência. A especialidade de Ginecologia e Obstetrícia (GO) apresenta demanda crescente de processos éticos e disciplinares, tornando-se imperativo o ensino do Profissionalismo na formação do médico residente. Constata-se uma lacuna nos estudos quanto à produção do conhecimento acerca do constructo e das estratégias de ensino e aprendizagem de Profissionalismo nessa especialidade. Na perspectiva de preencher essa lacuna, este estudo tem como objetivo conhecer e compreender, a partir das ações e das interpretações da vivência cotidiana dos residentes de GO, os sentidos e significados atribuídos ao Profissionalismo médico pelos sujeitos da pesquisa e as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. A tese está apresentada quatro artigos. Inicialmente, realizou-se uma revisão integrativa sobre o Profissionalismo na formação do especialista médico cujos achados deste estudo demonstraram que Profissionalismo é um constructo dinâmico, trabalhado na forma de domínios em ensino e avaliação nos Programas de Residência Médica. Não há ainda consenso sobre o conceito de Profissionalismo, sendo utilizadas múltiplas estratégias para o ensino. Realizou-se estudo exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por 21 residentes dos quatro Programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do município de Fortaleza em setembro 2019 do primeiro ao terceiro ano de Residência Médica. Excluíram-se os residentes que estavam afastados por licença médica. Como técnica de coleta de dados realizaram-se Grupos Focais (GF) com dez e 11 participantes, seguindo um roteiro de entrevista semiestruturado, adotando o critério da saturação das respostas. Após a coleta, os áudios foram ouvidos, e os dados transcritos na íntegra. Realizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. No tratamento dos resultados e na interpretação, utilizou-se o Interacionismo Simbólico, que fundamentou a compreensão e a análise dos sentidos e significados de Profissionalismo médico atribuídos pelos residentes de GO expressos nas quatro temáticas emergentes: conjunto de condutas que ajudam a tratar o paciente; relação médico-paciente e com a equipe de trabalho; formação ampliada do médico; e exercício moral e ético da profissão. Em relação às estratégias de ensino e aprendizagem de Profissionalismo, os resultados apresentam três temáticas: a influência da modelagem no Profissionalismo médico; o aprendizado de Profissionalismo por avaliação e múltiplas fontes; e a sobreposição de conhecimentos técnicos ao ensino de Profissionalismo na Residência Médica. De forma espontânea, a partir dos depoimentos sobre o constructo de Profissionalismo, emergiram os sentidos atribuídos à sobrecarga de trabalho por residentes de Ginecologia e Obstetrícia e sua influência no Profissionalismo médico, originando duas temáticas: impactos da sobrecarga de trabalho na saúde mental e estratégias de enfrentamento. Os resultados apresentam que o Profissionalismo é entendido como um conjunto de características que incluem a formação integral do médico, a partir de competências, conhecimentos científicos, valores, habilidades técnicas, raciocínio clínico, possibilitando o exercício da Medicina com respeito, moral e ética. Verifica-se que os Programas de Residência Médica do Município de Fortaleza ainda não adequaram as estratégias de ensino, o sistema de avaliação e o currículo da especialidade alinhados à Matriz de Competências construída pela Federação das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Considera-se neste estudo que a sobrecarga de trabalho leva a um processo de adoecimento mental que prejudica o Profissionalismo médico. Nessa perspectiva, o estudo contribuiu de forma significativa para refletir e compreender acerca da problemática estudada. O constructo de Profissionalismo na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia é baseado nas vivências e nas relações cotidianas dos residentes com preceptores, colegas mais experientes, equipes multiprofissionais e pacientes, que influenciam o modo de pensar e agir e ressignificam as experiências adquiridas ao longo do processo de capacitação em serviço. Além disso, é dada pouca importância ao ensino de Profissionalismo na residência médica. Sugere-se, a partir dos resultados obtidos neste estudo: adequar os programas de Residência Médica à matriz de competências da FEBRASGO; capacitar os preceptores, aplicando o constructo encontrado na especialidade na implementação de estratégias de ensino e avaliação de Profissionalismo; realizar treinamento com residentes em habilidades de comunicação; e reconhecer e acolher os residentes com transtornos de saúde mental, para promoção da saúde e segurança do paciente. Palavras-chave: Profissionalismo médico. Residência médica. Ginecologia. Obstetrícia. Educação médica.
id UFOR_9a88067e6356d2576d09be473ae37a68
oai_identifier_str oai::125337
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetrasMedicina - Estudo e ensinoObstetríciaGinecologiaMédicos residentesO Profissionalismo é fundamental na atuação do médico na sociedade. Lapsos de Profissionalismo afetam a credibilidade do médico e comprometem a segurança do paciente, evidenciando a importância de se estudar essa temática na formação médica, especificamente na residência. A especialidade de Ginecologia e Obstetrícia (GO) apresenta demanda crescente de processos éticos e disciplinares, tornando-se imperativo o ensino do Profissionalismo na formação do médico residente. Constata-se uma lacuna nos estudos quanto à produção do conhecimento acerca do constructo e das estratégias de ensino e aprendizagem de Profissionalismo nessa especialidade. Na perspectiva de preencher essa lacuna, este estudo tem como objetivo conhecer e compreender, a partir das ações e das interpretações da vivência cotidiana dos residentes de GO, os sentidos e significados atribuídos ao Profissionalismo médico pelos sujeitos da pesquisa e as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. A tese está apresentada quatro artigos. Inicialmente, realizou-se uma revisão integrativa sobre o Profissionalismo na formação do especialista médico cujos achados deste estudo demonstraram que Profissionalismo é um constructo dinâmico, trabalhado na forma de domínios em ensino e avaliação nos Programas de Residência Médica. Não há ainda consenso sobre o conceito de Profissionalismo, sendo utilizadas múltiplas estratégias para o ensino. Realizou-se estudo exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por 21 residentes dos quatro Programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do município de Fortaleza em setembro 2019 do primeiro ao terceiro ano de Residência Médica. Excluíram-se os residentes que estavam afastados por licença médica. Como técnica de coleta de dados realizaram-se Grupos Focais (GF) com dez e 11 participantes, seguindo um roteiro de entrevista semiestruturado, adotando o critério da saturação das respostas. Após a coleta, os áudios foram ouvidos, e os dados transcritos na íntegra. Realizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. No tratamento dos resultados e na interpretação, utilizou-se o Interacionismo Simbólico, que fundamentou a compreensão e a análise dos sentidos e significados de Profissionalismo médico atribuídos pelos residentes de GO expressos nas quatro temáticas emergentes: conjunto de condutas que ajudam a tratar o paciente; relação médico-paciente e com a equipe de trabalho; formação ampliada do médico; e exercício moral e ético da profissão. Em relação às estratégias de ensino e aprendizagem de Profissionalismo, os resultados apresentam três temáticas: a influência da modelagem no Profissionalismo médico; o aprendizado de Profissionalismo por avaliação e múltiplas fontes; e a sobreposição de conhecimentos técnicos ao ensino de Profissionalismo na Residência Médica. De forma espontânea, a partir dos depoimentos sobre o constructo de Profissionalismo, emergiram os sentidos atribuídos à sobrecarga de trabalho por residentes de Ginecologia e Obstetrícia e sua influência no Profissionalismo médico, originando duas temáticas: impactos da sobrecarga de trabalho na saúde mental e estratégias de enfrentamento. Os resultados apresentam que o Profissionalismo é entendido como um conjunto de características que incluem a formação integral do médico, a partir de competências, conhecimentos científicos, valores, habilidades técnicas, raciocínio clínico, possibilitando o exercício da Medicina com respeito, moral e ética. Verifica-se que os Programas de Residência Médica do Município de Fortaleza ainda não adequaram as estratégias de ensino, o sistema de avaliação e o currículo da especialidade alinhados à Matriz de Competências construída pela Federação das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Considera-se neste estudo que a sobrecarga de trabalho leva a um processo de adoecimento mental que prejudica o Profissionalismo médico. Nessa perspectiva, o estudo contribuiu de forma significativa para refletir e compreender acerca da problemática estudada. O constructo de Profissionalismo na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia é baseado nas vivências e nas relações cotidianas dos residentes com preceptores, colegas mais experientes, equipes multiprofissionais e pacientes, que influenciam o modo de pensar e agir e ressignificam as experiências adquiridas ao longo do processo de capacitação em serviço. Além disso, é dada pouca importância ao ensino de Profissionalismo na residência médica. Sugere-se, a partir dos resultados obtidos neste estudo: adequar os programas de Residência Médica à matriz de competências da FEBRASGO; capacitar os preceptores, aplicando o constructo encontrado na especialidade na implementação de estratégias de ensino e avaliação de Profissionalismo; realizar treinamento com residentes em habilidades de comunicação; e reconhecer e acolher os residentes com transtornos de saúde mental, para promoção da saúde e segurança do paciente. Palavras-chave: Profissionalismo médico. Residência médica. Ginecologia. Obstetrícia. Educação médica.Professionalism is fundamental in the physician¿s practice in society. Professionalism lapses affect the physician¿s credibility and compromise patient safety, evidencing the importance of studying this theme in medical training, specifically in medical residency. The specialty of Gynecology and Obstetrics (OB-GYN) exhibits an increasing demand of ethical and disciplinary lawsuits, making the teaching of professionalism in the training of the resident physician an imperative. A gap is observed in the studies in knowledge production on the construct and the teaching and learning strategies of professionalism in this specialty. In the perspective of filling this gap, this study aims to understand and comprehend the senses and meanings attributed to medical professionalism by the OB-GYN residents and the strategies used in the process of teaching and learning from the actions and interpretations of their everyday experience. The thesis is presented through four papers. Initially, an integrative review on professionalism in the training of the medical specialist was done, whose findings demonstrated that Professionalism is a dynamic construct elaborated through domains in teaching and evaluation in Programs of Medical Residency. There is no consensus about the concept of professionalism, and multiple strategies are used for its teaching. An exploratory study with qualitative approach was done. The sample was constituted by 21 residents of the four Programs of Medical Residency in Gynecology and Obstetrics of the city of Fortaleza in September 2019 from the first to the third year of Medical Residency. Residents that were on leave by reasons of sick leave were excluded. Focal Groups (FG) were chosen as means of data gathering technique, with ten and 11 participants following a semi-structured script of interview adopting the criteria of saturation of answers. After the data gathering, the audios were heard and transcribed in full. Content analysis in the theme modality was done. In the treating of results and interpretation, Symbolic Interactionism was used, which substantiated the comprehension and analysis of the senses and meanings of medical professionalism attributed by the residents of OB-GYN expressed in the four emerging themes: set of conducts which help to treat the patient; doctor-patient and work team relationship; extended training of the physician; and moral and ethical exercise of the profession. In regard to the strategies of teaching and learning of professionalism the results presented three themes: the influence of modeling in the medical professionalism; the learning of professionalism through evaluation and multiple sources; and the overvaluation of technical knowledge compared to the teaching of professionalism in Medical Residency. Spontaneously, from the depositions on the construct of professionalism, the senses attributed to work overload by the residents of Gynecology and Obstetrics and its influence in medical professionalism emerged, originating two themes: impacts of work overload in mental health and coping strategies. The results showed that professionalism is understood as a set of characteristics which include the integral training of the physician, from competences, scientific knowledge, values, technical abilities, clinical reasoning, enabling the exercise of Medicine with respect, moral and ethics. It turns out that the Programs of Medical Residency of the city of Fortaleza have not yet adapted the teaching strategies, the system of evaluation and the specialty¿s curriculum aligned to the matrix of competencies built by the Federação das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). It is considered in this study that work overload leads to a process of mental sickening which impairs medical professionalism. It is concluded that the study contributed meaningfully to reflect and comprehend about the studied problematic. The construct of professionalism in the specialty of Gynecology and Obstetrics is based in the experiences and everyday relations of residents with preceptors, more experienced colleagues, multiprofessional teams and patients which influence the manner of acting and thinking and reframing the experiences acquired along the process of capacitation on duty. Also, not much importance is given to the teaching of medical professionalism in medical residency. Adapting the Programs of Medical Residency to the matrix of competencies of FEBRASGO, widely capacitating the preceptors applying the construct found in the specialty in the implementation of strategies of teaching and evaluation of professionalism, performing training with residents in communication abilities and recognizing and accepting residents with mental health issues for the promotion of health and patient safety are suggested from the acquired data in this study. Keywords: Medical professionalism. Medical residency. Gynecology. Obstetrics. Medical education.Tese enviada com autorização e certificação via CI 658/21Catrib, Ana Maria FontenelleBrilhante, Aline Veras MoraisBotti, Sérgio Henrique de OliveiraLira, Geison VasconcelosBrasil, Christina Cesar PracaSampaio, Patricia PassosUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaFeitosa, Elaine Saraiva2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125337https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25238porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T09:12:20Zoai::125337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T09:12:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras
title Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras
spellingShingle Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras
Feitosa, Elaine Saraiva
Medicina - Estudo e ensino
Obstetrícia
Ginecologia
Médicos residentes
title_short Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras
title_full Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras
title_fullStr Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras
title_full_unstemmed Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras
title_sort Profissionalismo na formação de ginecologistas e obstetras
author Feitosa, Elaine Saraiva
author_facet Feitosa, Elaine Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catrib, Ana Maria Fontenelle
Brilhante, Aline Veras Morais
Botti, Sérgio Henrique de Oliveira
Lira, Geison Vasconcelos
Brasil, Christina Cesar Praca
Sampaio, Patricia Passos
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Elaine Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina - Estudo e ensino
Obstetrícia
Ginecologia
Médicos residentes
topic Medicina - Estudo e ensino
Obstetrícia
Ginecologia
Médicos residentes
description O Profissionalismo é fundamental na atuação do médico na sociedade. Lapsos de Profissionalismo afetam a credibilidade do médico e comprometem a segurança do paciente, evidenciando a importância de se estudar essa temática na formação médica, especificamente na residência. A especialidade de Ginecologia e Obstetrícia (GO) apresenta demanda crescente de processos éticos e disciplinares, tornando-se imperativo o ensino do Profissionalismo na formação do médico residente. Constata-se uma lacuna nos estudos quanto à produção do conhecimento acerca do constructo e das estratégias de ensino e aprendizagem de Profissionalismo nessa especialidade. Na perspectiva de preencher essa lacuna, este estudo tem como objetivo conhecer e compreender, a partir das ações e das interpretações da vivência cotidiana dos residentes de GO, os sentidos e significados atribuídos ao Profissionalismo médico pelos sujeitos da pesquisa e as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. A tese está apresentada quatro artigos. Inicialmente, realizou-se uma revisão integrativa sobre o Profissionalismo na formação do especialista médico cujos achados deste estudo demonstraram que Profissionalismo é um constructo dinâmico, trabalhado na forma de domínios em ensino e avaliação nos Programas de Residência Médica. Não há ainda consenso sobre o conceito de Profissionalismo, sendo utilizadas múltiplas estratégias para o ensino. Realizou-se estudo exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por 21 residentes dos quatro Programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do município de Fortaleza em setembro 2019 do primeiro ao terceiro ano de Residência Médica. Excluíram-se os residentes que estavam afastados por licença médica. Como técnica de coleta de dados realizaram-se Grupos Focais (GF) com dez e 11 participantes, seguindo um roteiro de entrevista semiestruturado, adotando o critério da saturação das respostas. Após a coleta, os áudios foram ouvidos, e os dados transcritos na íntegra. Realizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. No tratamento dos resultados e na interpretação, utilizou-se o Interacionismo Simbólico, que fundamentou a compreensão e a análise dos sentidos e significados de Profissionalismo médico atribuídos pelos residentes de GO expressos nas quatro temáticas emergentes: conjunto de condutas que ajudam a tratar o paciente; relação médico-paciente e com a equipe de trabalho; formação ampliada do médico; e exercício moral e ético da profissão. Em relação às estratégias de ensino e aprendizagem de Profissionalismo, os resultados apresentam três temáticas: a influência da modelagem no Profissionalismo médico; o aprendizado de Profissionalismo por avaliação e múltiplas fontes; e a sobreposição de conhecimentos técnicos ao ensino de Profissionalismo na Residência Médica. De forma espontânea, a partir dos depoimentos sobre o constructo de Profissionalismo, emergiram os sentidos atribuídos à sobrecarga de trabalho por residentes de Ginecologia e Obstetrícia e sua influência no Profissionalismo médico, originando duas temáticas: impactos da sobrecarga de trabalho na saúde mental e estratégias de enfrentamento. Os resultados apresentam que o Profissionalismo é entendido como um conjunto de características que incluem a formação integral do médico, a partir de competências, conhecimentos científicos, valores, habilidades técnicas, raciocínio clínico, possibilitando o exercício da Medicina com respeito, moral e ética. Verifica-se que os Programas de Residência Médica do Município de Fortaleza ainda não adequaram as estratégias de ensino, o sistema de avaliação e o currículo da especialidade alinhados à Matriz de Competências construída pela Federação das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Considera-se neste estudo que a sobrecarga de trabalho leva a um processo de adoecimento mental que prejudica o Profissionalismo médico. Nessa perspectiva, o estudo contribuiu de forma significativa para refletir e compreender acerca da problemática estudada. O constructo de Profissionalismo na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia é baseado nas vivências e nas relações cotidianas dos residentes com preceptores, colegas mais experientes, equipes multiprofissionais e pacientes, que influenciam o modo de pensar e agir e ressignificam as experiências adquiridas ao longo do processo de capacitação em serviço. Além disso, é dada pouca importância ao ensino de Profissionalismo na residência médica. Sugere-se, a partir dos resultados obtidos neste estudo: adequar os programas de Residência Médica à matriz de competências da FEBRASGO; capacitar os preceptores, aplicando o constructo encontrado na especialidade na implementação de estratégias de ensino e avaliação de Profissionalismo; realizar treinamento com residentes em habilidades de comunicação; e reconhecer e acolher os residentes com transtornos de saúde mental, para promoção da saúde e segurança do paciente. Palavras-chave: Profissionalismo médico. Residência médica. Ginecologia. Obstetrícia. Educação médica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125337
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1797239925303672832