Avaliação do serviço de atendimento domiciliar no âmbito do SUS no município de Maracanaú-CE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Borba, Andre Ricardo Binda de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100526
Resumo: A avaliação de serviços em saúde é de fundamental importância no planejamento e gestão dos recursos públicos, dado que redimensiona gastos e proporcionam melhorias no atendimento aos usuários segundo suas necessidades. Considerando que a avaliação é um instrumento para tomada de decisão e direciona um olhar para a qualidade do serviço público, o presente trabalho buscou avaliar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no âmbito do SUS do Município de Maracanaú-CE sob a ótica de seus usuários, por meio de um estudo transversal que utilizou como método de coleta de dados um questionário sociodemográfico e de diagnóstico clínico, além de um instrumento composto por 46 perguntas que teve como objetivo avaliar o serviço de saúde em questão. Neste, as informações foram divididas em sete domínios: utilização, acessibilidade, longitudinalidade, integração de cuidados, sistema de informação, serviços disponíveis e serviços prestados. Os dados obtidos foram analisados pelo programa SPSS versão 19.0 em modelos de estatística descritiva. Como resultado principal, verificou-se que os usuários do SAD classificaram o serviço como regular através da média geral dos componentes, com 54,8%. Dos sete domínios avaliados, apenas o componente ?longitudinalidade? foi avaliado como bom (81,4%), seguido dos itens ?sistema de informações? (68,6%), ?integração de cuidados? (56,2%) e ?serviços prestados? (51%) classificados como regular; daqueles classificados como ruim como ?utilização? (49%) e ?acessibilidade? (37,4%); e do componente ?serviços disponíveis? (17,6%) classificado como péssimo. Os pontos de maior fragilidade no SAD se referiram ao acesso do usuário e às orientações relevantes que estes deveriam receber. Contribuíram para a classificação regular do SAD onze das quarenta e seis perguntas realizadas, que apresentaram baixa percentagem de respostas ?SIM?, sendo: uma do componente ?utilização?; duas dos itens ?acessibilidade?, ?integração de cuidados? e ?serviços prestados?; e quatro do componente ?serviços disponíveis?. Os achados do presente estudo demonstraram que os usuários do SAD do município de Maracanaú-CE perceberam o serviço como regular, evidenciando a necessidade na reavaliação de alguns componentes importantes para a melhoria no atendimento.
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Neste, as informações foram divididas em sete domínios: utilização, acessibilidade, longitudinalidade, integração de cuidados, sistema de informação, serviços disponíveis e serviços prestados. Os dados obtidos foram analisados pelo programa SPSS versão 19.0 em modelos de estatística descritiva. Como resultado principal, verificou-se que os usuários do SAD classificaram o serviço como regular através da média geral dos componentes, com 54,8%. Dos sete domínios avaliados, apenas o componente ?longitudinalidade? foi avaliado como bom (81,4%), seguido dos itens ?sistema de informações? (68,6%), ?integração de cuidados? (56,2%) e ?serviços prestados? (51%) classificados como regular; daqueles classificados como ruim como ?utilização? (49%) e ?acessibilidade? (37,4%); e do componente ?serviços disponíveis? (17,6%) classificado como péssimo. Os pontos de maior fragilidade no SAD se referiram ao acesso do usuário e às orientações relevantes que estes deveriam receber. Contribuíram para a classificação regular do SAD onze das quarenta e seis perguntas realizadas, que apresentaram baixa percentagem de respostas ?SIM?, sendo: uma do componente ?utilização?; duas dos itens ?acessibilidade?, ?integração de cuidados? e ?serviços prestados?; e quatro do componente ?serviços disponíveis?. Os achados do presente estudo demonstraram que os usuários do SAD do município de Maracanaú-CE perceberam o serviço como regular, evidenciando a necessidade na reavaliação de alguns componentes importantes para a melhoria no atendimento.Health services evaluation is critical for public resources planning and management, given that resizes spending and delivers care improvements to users according to their needs. Understanding evaluation as a tool for decision and that it directs a glance at the public service quality, the present study aimed to evaluate Maracanaú-CE city Home Care Services (HCS) at Brazilian Unified Health (SUS) scope under its users perspective through a crosssectional which has used as method of data collecting a clinical diagnostic /social and demographic questionnaire as well as an instrument aimed at evaluating the so-called health service. For this, the data were organized in seven domains: utilization, accessibility, longitudinality, care integration, information system, available services and provided services. The obtained data were analyzed by software SPSS, version 19.0 in descriptive statistics models. As a main result, it has been found that HCS users classified the service as regular (54.8%) by the components general average calculus. From the seven domains analyzed, only the component ?longitudinality? has been evaluated as ?good? (81.4%), followed by the items ?information system? (68.6%), ?care integration? (56.2%) and ?provided services? (51%) classified as regular; from the ones classified as bad there is ?utilization? (49%) and accessibility (37.4%); and the component ?available services? (17.6%) categorized as very bad. SAD most fragile points detected referred to user access and orientations it was supposed to receive. Eleven from the forty-six stated questions with a ?YES? low percentual contributed to SAD regular classification, from those one from ?utilization? component, two from ?accessibility?, ?care integration? and ?provided services? and four from ?available services? component. The present study findings demonstrate Maracanaú-Ce city HCS users perceived the service as regular, focusing a reevaluation need for some service improve important components.Silva, Carlos Antônio Bruno daSilva, Carlos Antônio Bruno daMeyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes VieiraAraújo, Maria Alix LeiteSaintrain, Maria Vieira de LimaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaBorba, Andre Ricardo Binda de2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100526https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10711Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 92360porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T13:49:08Zoai::100526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-29T13:49:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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