CEJUSC-saúde no Piauí: uma possibilidade de resolução adequada dos conflitos da saúde e um caminho diverso à judicialização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Belo, Lucicleide Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128867
Resumo: A presente dissertação se propõe ao estudo do CEJUSC-Saúde no Piauí como uma ferramenta adequada de resolução de conflitos, ao se buscar um caminho diverso da judicialização. A presente pesquisa, fundamentada em uma abordagem qualitativa, utiliza os métodos explicativo, descritivo e intervencionista no que se refere aos fins e aos objetivos. Quanto aos meios e procedimentos técnicos, a pesquisa se classifica como uma investigação bibliográfica. Inicialmente, no primeiro capítulo, procedeu-se à análise da fundamentalidade do direito à saúde, permeando-se o conceito de direitos fundamentais, suas dimensões e aplicação no direito à saúde, sendo este um direito social que evoluiu no decorrer da história, culminando com sua consagração na Constituição Federal de 1988. Com isso, houve uma meteórica evolução nas políticas públicas de saúde no Brasil, o que gerou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o qual tem por princípio a garantia de acesso universal e integral dos usuários. No segundo capítulo, trata-se da judicialização do direito à saúde, efetivamente. Sob a ótica do Princípio da Igualdade, afere-se que todas as pessoas são iguais perante o SUS e merecem ser atendidas de acordo com suas necessidades individuais. Entretanto, o poder público muitas vezes se mostra ineficaz na efetivação do direito à saúde, utilizando-se do argumento da reserva do possível para negar o acesso à saúde do cidadão. Nesse contexto, para garantir o acesso, ocorre a intervenção do Poder Judiciário, especialmente nas circunstâncias mais desafiadoras, como foi o caso da recente pandemia de COVID-19. No terceiro capítulo, inicia-se uma análise da gestão autocompositiva de resolução de conflitos de interesses no Brasil, como uma alternativa eficaz à judicialização em massa, com os avanços da Resolução CNJ 125/2010 e a possibilidade de mediação e a conciliação com o poder público. Para tanto, expõe-se a experiência dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) como uma alternativa conciliatória entre cidadãos e entes públicos. Por fim, apresenta-se o projeto do CEJUSC-SAÚDE de Teresina-PI, o qual tem como público-alvo demandantes e demandados das Fazendas públicas ou usuários da justiça em conflitos sanitários públicos, buscando mitigar a demanda advinda da precariedade da prestação de serviços e assistência à saúde pública piauiense, potencializada, sobretudo, pelos impactos decorrentes da pandemia da COVID-19. Os CEJUSCs-SAÚDE têm o intuito de diminuir os litígios, promovendo o pleno acesso à saúde dos cidadãos, bem como uma saída menos onerosa para os entes públicos. A pesquisa conclui que, a despeito da Política de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, consubstanciada na Resolução CNJ 125/2010, que promoveu de maneira importante a consolidação da política da consensualidade no Brasil com a implementação de unidades judiciárias denominadas CEJUSCs, a pandemia da COVID-19 trouxe um aumento na judicialização de questões de saúde, demonstrando, mais do que nunca, que os integrantes do sistema de justiça têm o dever de fomentar a solução consensual, compromissada com a busca da harmonia social. Com isso, a criação de um Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania de Saúde Pública de Teresina-Piauí (Cejusc-Saúde), no âmbito das Varas dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, mostra-se uma ação de elevada necessidade e importância no âmbito do Poder Judiciário do Piauí. Palavras-chaves: Direito à saúde; judicialização da saúde; conciliação e mediação de conflitos; cejusc-saúde.
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Com isso, houve uma meteórica evolução nas políticas públicas de saúde no Brasil, o que gerou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o qual tem por princípio a garantia de acesso universal e integral dos usuários. No segundo capítulo, trata-se da judicialização do direito à saúde, efetivamente. Sob a ótica do Princípio da Igualdade, afere-se que todas as pessoas são iguais perante o SUS e merecem ser atendidas de acordo com suas necessidades individuais. Entretanto, o poder público muitas vezes se mostra ineficaz na efetivação do direito à saúde, utilizando-se do argumento da reserva do possível para negar o acesso à saúde do cidadão. Nesse contexto, para garantir o acesso, ocorre a intervenção do Poder Judiciário, especialmente nas circunstâncias mais desafiadoras, como foi o caso da recente pandemia de COVID-19. No terceiro capítulo, inicia-se uma análise da gestão autocompositiva de resolução de conflitos de interesses no Brasil, como uma alternativa eficaz à judicialização em massa, com os avanços da Resolução CNJ 125/2010 e a possibilidade de mediação e a conciliação com o poder público. Para tanto, expõe-se a experiência dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) como uma alternativa conciliatória entre cidadãos e entes públicos. Por fim, apresenta-se o projeto do CEJUSC-SAÚDE de Teresina-PI, o qual tem como público-alvo demandantes e demandados das Fazendas públicas ou usuários da justiça em conflitos sanitários públicos, buscando mitigar a demanda advinda da precariedade da prestação de serviços e assistência à saúde pública piauiense, potencializada, sobretudo, pelos impactos decorrentes da pandemia da COVID-19. Os CEJUSCs-SAÚDE têm o intuito de diminuir os litígios, promovendo o pleno acesso à saúde dos cidadãos, bem como uma saída menos onerosa para os entes públicos. A pesquisa conclui que, a despeito da Política de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, consubstanciada na Resolução CNJ 125/2010, que promoveu de maneira importante a consolidação da política da consensualidade no Brasil com a implementação de unidades judiciárias denominadas CEJUSCs, a pandemia da COVID-19 trouxe um aumento na judicialização de questões de saúde, demonstrando, mais do que nunca, que os integrantes do sistema de justiça têm o dever de fomentar a solução consensual, compromissada com a busca da harmonia social. Com isso, a criação de um Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania de Saúde Pública de Teresina-Piauí (Cejusc-Saúde), no âmbito das Varas dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, mostra-se uma ação de elevada necessidade e importância no âmbito do Poder Judiciário do Piauí. Palavras-chaves: Direito à saúde; judicialização da saúde; conciliação e mediação de conflitos; cejusc-saúde.The present dissertation aims to study the CEJUSC-Saúde in Piauí as an adequate tool of conflict resolution, when looking for a different path from judicialization. The present research, based on a qualitative approach, uses explanatory, descriptive and interventionist methods, regarding to its ends and objectives. As for the technical means and procedures, the research is classified as a bibliographic investigation. Initially, in the first chapter, the fundamentality of the right to health was analyzed, permeating the concept of fundamental rights, their dimensions and application in the right to health, which is a social right that has evolved over the course of history, culminating in its consecration as a dispositive in the Federal Constitution of 1988. As a result, there was a meteoric evolution in public health policies in Brazil, leading to the creation of the Unified Health System (SUS), which has as its principle the guarantee of universal and integral access to users. The second chapter deals with the judicialization of the right to health, effectively. From the perspective of the Principle of Equality, it is verified that all people are equal in face of the SUS and deserve to be attended to according to their individual needs. However, the public administration is often ineffective in materializing the right to health, using the argument of ¿reservation of the possible¿ to deny citizens access to health. In this context, to ensure access, the Judiciary intervenes, especially in the most challenging circumstances, as was the case of the recent COVID-19 pandemic. In the third chapter, an analysis of the self-compositional management of conflicts resolution in Brazil takes place, which is seen as an effective alternative to mass judicialization, with the advances of CNJ Resolution 125/2010 and the possibility of mediation and conciliation with the State. In order to do so, the experience of the Judicial Centers for Conflict Resolution and Citizenship (CEJUSCs) is exposed as a conciliatory alternative between citizens and public entities. Finally, the CEJUSC-SAÚDE project in Teresina-PI is presented, whose target audience is litigants and defendants from public entities or users of justice in public sanitary conflicts, seeking to mitigate the high-demand arising from the precariousness of the provision of services and public health assistance in Piauí, enhanced, above all, by the impacts from the COVID-19 pandemic. The CEJUSCs-SAÚDE aim to reduce disputes, promoting full access to health for citizens, as well as a less onerous way out for public entities. The research concludes that, despite the Policy for the Adequate Treatment of Conflicts of Interest, embodied in Resolution CNJ 125/2010, which importantly promoted the consolidation of the consensual policy in Brazil, with the implementation of judicial units called CEJUSCs, the pandemic of COVID-19 has brought an increase in the judicialization of health issues, demonstrating, more than ever, that the members of the justice system have a duty to promote a consensual solution, committed to the search for social harmony. With this, the creation of a Judiciary Center for Conflict Resolution and Citizenship in Public Health in Teresina-Piauí (Cejusc-Saúde), within the scope of the Courts of the Public Entities, based in Teresina, is an action of great need and importance, within the Judiciary Power of Piauí. Keywords: Right to health; health judicialization; conflict conciliation and mediation; cejuschealthDissertação enviada com autorização e certificação via CI 80705/22 em 14/11/2022Vasconcelos, Monica CarvalhoMaciel, Julia Mattei de OliveiraCruz, Danielle MaiaArruda, Gerardo Clésio MaiaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Direito e Gestão de ConflitosBelo, Lucicleide Pereira2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128867https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27579porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T20:32:26Zoai::128867Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T20:32:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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