Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69509
Resumo: Esta dissertação propõe uma metodologia para auxiliar o tutor na tarefa de acompanhar cursos de educação a distância e avaliar o desenvolvimento de competências dos alunos, no contexto da educação profissional, utilizando conceitos de sistemas computacionais para o tratamento de incertezas. Os passos descritos permitem ao tutor verificar o desenvolvimento de competências dos alunos de forma personalizada, respeitando suas diferenças e ritmos. Isto é possível, por meio do acompanhamento da situação do aluno e com o auxílio das redes bayesianas. As redes são recursos de sistemas de inteligência artificial indicados para os casos em que há a necessidade de uma tomada de decisão em situações que lidam com incerteza. Essa metodologia de avaliação de competências possui as seguintes características: é formativa e ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, favorece a negociação e a autonomia do aluno no gerenciamento de seu aprendizado e possibilita o desenvolvimento de competências sócio-profissionais.
id UFOR_a8ea0262d1a0f10101fd466f3a1b21af
oai_identifier_str oai::69509
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMPComputador na educaçãoEducação a distânciaEsta dissertação propõe uma metodologia para auxiliar o tutor na tarefa de acompanhar cursos de educação a distância e avaliar o desenvolvimento de competências dos alunos, no contexto da educação profissional, utilizando conceitos de sistemas computacionais para o tratamento de incertezas. Os passos descritos permitem ao tutor verificar o desenvolvimento de competências dos alunos de forma personalizada, respeitando suas diferenças e ritmos. Isto é possível, por meio do acompanhamento da situação do aluno e com o auxílio das redes bayesianas. As redes são recursos de sistemas de inteligência artificial indicados para os casos em que há a necessidade de uma tomada de decisão em situações que lidam com incerteza. Essa metodologia de avaliação de competências possui as seguintes características: é formativa e ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, favorece a negociação e a autonomia do aluno no gerenciamento de seu aprendizado e possibilita o desenvolvimento de competências sócio-profissionais.This dissertation proposes a methodology to aid the tutor in the task of to accompany e-learning courses and to evaluate the development of the students' competences, in the professional education context, using concepts of artificial intelligence systems for treatment of uncertainties. The described steps allow to the tutor to verify the development of the students' competences in a personalized way, respecting their differences and learning rhythms. That is possible through the attendance of the student's situation and with the aid of the Bayesians networks. The Bayesians networks are resources of artificial intelligence systems indicated for cases that requires making decision in situations that deal with uncertainties. That methodology of competences evaluation has the following characteristics: it is formative and it happens during the teaching-learning process, it facilitates negotiation and student's autonomy in the administration of his/her learning proccess and it makes possible the social-professionals competences development.Furtado, Maria Elizabeth SucupiraDuarte, João Batista FurlanFurtado, Maria Elizabeth SucupiraDuarte, João Batista FurlanBorges Neto, HerminioPinheiro, Plácido RogérioUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaPrimo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69509https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/302Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 66821porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T14:13:06Zoai::69509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-11-09T14:13:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
title Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
spellingShingle Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo
Computador na educação
Educação a distância
title_short Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
title_full Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
title_fullStr Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
title_full_unstemmed Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
title_sort Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
author Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo
author_facet Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Duarte, João Batista Furlan
Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Duarte, João Batista Furlan
Borges Neto, Herminio
Pinheiro, Plácido Rogério
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Educação a distância
topic Computador na educação
Educação a distância
description Esta dissertação propõe uma metodologia para auxiliar o tutor na tarefa de acompanhar cursos de educação a distância e avaliar o desenvolvimento de competências dos alunos, no contexto da educação profissional, utilizando conceitos de sistemas computacionais para o tratamento de incertezas. Os passos descritos permitem ao tutor verificar o desenvolvimento de competências dos alunos de forma personalizada, respeitando suas diferenças e ritmos. Isto é possível, por meio do acompanhamento da situação do aluno e com o auxílio das redes bayesianas. As redes são recursos de sistemas de inteligência artificial indicados para os casos em que há a necessidade de uma tomada de decisão em situações que lidam com incerteza. Essa metodologia de avaliação de competências possui as seguintes características: é formativa e ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, favorece a negociação e a autonomia do aluno no gerenciamento de seu aprendizado e possibilita o desenvolvimento de competências sócio-profissionais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69509
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/302
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 66821
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408747443486720