Matemática: computador para quê?
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
|
Departamento: |
Instituto de Educação Matemática e Científica
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1845 |
Resumo: | The present work shows the research results carried on five academic institutions of the State of Pará, Brazil. We present the opinion and feeling of students and teachers with respect to the use of the computer in the teaching of Mathematics, having Tikhomirov theories as backgrounds. Through a counter point between Instructionism and Constructionism, we are leaded to favor Constructionism. By the end, we present an elaborated reflection about the role of the computer in the teaching of Mathematics. |
id |
UFPA_02bb4e302365750e6a52e3811677f756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1845 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
|
spelling |
2011-03-23T21:19:35Z2011-03-23T21:19:35Z2006-05-25ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de. Matemática: computador para quê?. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1845The present work shows the research results carried on five academic institutions of the State of Pará, Brazil. We present the opinion and feeling of students and teachers with respect to the use of the computer in the teaching of Mathematics, having Tikhomirov theories as backgrounds. Through a counter point between Instructionism and Constructionism, we are leaded to favor Constructionism. By the end, we present an elaborated reflection about the role of the computer in the teaching of Mathematics.O presente trabalho mostra o resultado da pesquisa realizada em cinco instituições universitárias de formação de professores de Matemática do Estado do Pará. Apresentamos o sentimento de que formandos e formadores têm em relação ao uso do computador no ensino da Matemática, relacionando-o com as teorias de Tikhomirov. São abordados, ainda, dois paradigmas: o Instrucionismo e o Construcionismo, onde o Instrucionismo deve ser substituído pelo Construcionismo, no qual a ênfase maior está na aprendizagem e na construção do próprio conhecimento do aluno. São ainda exibidas as falas dos sujeitos da pesquisa, devidamente analisadas e, ao final, há uma reflexão sobre o ensino da Matemática e o emprego do computador, e como este se relaciona com fórmulas, algoritmos e símbolos sem uma maior significação e que são tão presentes na prática docente dos formandos e formadores de Matemática, com objetivo de mostrar que o ensino tradicional, por si só, não justifica a não utilização do computador no processo ensino-aprendizagem de Matemática.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALMatemáticaUso da informáticaEnsino por computadorInternet na educaçãoPará - EstadoAmazônia brasileiraProfessoresMatemática: computador para quê?Mathematics: computer so that?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGUERRA, Renato Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3709514952867406http://lattes.cnpq.br/3199659904537033ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54ORIGINALDissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdfDissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdfapplication/pdf1186204http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/1/Dissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdfacb1ae2994851f561ba6e239d1e81e88MD51TEXTDissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf.txtDissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf.txtExtracted texttext/plain281792http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/5/Dissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf.txtfb730c2b562c9edda6cbf1d75fd129e0MD552011/18452019-05-23 10:25:37.784oai:repositorio.ufpa.br:2011/1845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:37Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática: computador para quê? |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Mathematics: computer so that? |
title |
Matemática: computador para quê? |
spellingShingle |
Matemática: computador para quê? ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Matemática Uso da informática Ensino por computador Internet na educação Pará - Estado Amazônia brasileira Professores |
title_short |
Matemática: computador para quê? |
title_full |
Matemática: computador para quê? |
title_fullStr |
Matemática: computador para quê? |
title_full_unstemmed |
Matemática: computador para quê? |
title_sort |
Matemática: computador para quê? |
author |
ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de |
author_facet |
ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GUERRA, Renato Borges |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3709514952867406 http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de |
contributor_str_mv |
GUERRA, Renato Borges |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Matemática Uso da informática Ensino por computador Internet na educação Pará - Estado Amazônia brasileira Professores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Uso da informática Ensino por computador Internet na educação Pará - Estado Amazônia brasileira Professores |
description |
The present work shows the research results carried on five academic institutions of the State of Pará, Brazil. We present the opinion and feeling of students and teachers with respect to the use of the computer in the teaching of Mathematics, having Tikhomirov theories as backgrounds. Through a counter point between Instructionism and Constructionism, we are leaded to favor Constructionism. By the end, we present an elaborated reflection about the role of the computer in the teaching of Mathematics. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-05-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de. Matemática: computador para quê?. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1845 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de. Matemática: computador para quê?. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Educação Matemática e Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/1/Dissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/5/Dissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 acb1ae2994851f561ba6e239d1e81e88 fb730c2b562c9edda6cbf1d75fd129e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1793525797740347392 |