Matemática: computador para quê?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de lattes
Orientador(a): GUERRA, Renato Borges
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Departamento: Instituto de Educação Matemática e Científica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1845
Resumo: The present work shows the research results carried on five academic institutions of the State of Pará, Brazil. We present the opinion and feeling of students and teachers with respect to the use of the computer in the teaching of Mathematics, having Tikhomirov theories as backgrounds. Through a counter point between Instructionism and Constructionism, we are leaded to favor Constructionism. By the end, we present an elaborated reflection about the role of the computer in the teaching of Mathematics.
id UFPA_02bb4e302365750e6a52e3811677f756
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1845
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2011-03-23T21:19:35Z2011-03-23T21:19:35Z2006-05-25ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de. Matemática: computador para quê?. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1845The present work shows the research results carried on five academic institutions of the State of Pará, Brazil. We present the opinion and feeling of students and teachers with respect to the use of the computer in the teaching of Mathematics, having Tikhomirov theories as backgrounds. Through a counter point between Instructionism and Constructionism, we are leaded to favor Constructionism. By the end, we present an elaborated reflection about the role of the computer in the teaching of Mathematics.O presente trabalho mostra o resultado da pesquisa realizada em cinco instituições universitárias de formação de professores de Matemática do Estado do Pará. Apresentamos o sentimento de que formandos e formadores têm em relação ao uso do computador no ensino da Matemática, relacionando-o com as teorias de Tikhomirov. São abordados, ainda, dois paradigmas: o Instrucionismo e o Construcionismo, onde o Instrucionismo deve ser substituído pelo Construcionismo, no qual a ênfase maior está na aprendizagem e na construção do próprio conhecimento do aluno. São ainda exibidas as falas dos sujeitos da pesquisa, devidamente analisadas e, ao final, há uma reflexão sobre o ensino da Matemática e o emprego do computador, e como este se relaciona com fórmulas, algoritmos e símbolos sem uma maior significação e que são tão presentes na prática docente dos formandos e formadores de Matemática, com objetivo de mostrar que o ensino tradicional, por si só, não justifica a não utilização do computador no processo ensino-aprendizagem de Matemática.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALMatemáticaUso da informáticaEnsino por computadorInternet na educaçãoPará - EstadoAmazônia brasileiraProfessoresMatemática: computador para quê?Mathematics: computer so that?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGUERRA, Renato Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3709514952867406http://lattes.cnpq.br/3199659904537033ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54ORIGINALDissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdfDissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdfapplication/pdf1186204http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/1/Dissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdfacb1ae2994851f561ba6e239d1e81e88MD51TEXTDissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf.txtDissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf.txtExtracted texttext/plain281792http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/5/Dissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf.txtfb730c2b562c9edda6cbf1d75fd129e0MD552011/18452019-05-23 10:25:37.784oai:repositorio.ufpa.br:2011/1845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:37Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática: computador para quê?
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Mathematics: computer so that?
title Matemática: computador para quê?
spellingShingle Matemática: computador para quê?
ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Matemática
Uso da informática
Ensino por computador
Internet na educação
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Professores
title_short Matemática: computador para quê?
title_full Matemática: computador para quê?
title_fullStr Matemática: computador para quê?
title_full_unstemmed Matemática: computador para quê?
title_sort Matemática: computador para quê?
author ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de
author_facet ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GUERRA, Renato Borges
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3709514952867406
http://lattes.cnpq.br/3199659904537033
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de
contributor_str_mv GUERRA, Renato Borges
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Matemática
Uso da informática
Ensino por computador
Internet na educação
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Professores
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Uso da informática
Ensino por computador
Internet na educação
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Professores
description The present work shows the research results carried on five academic institutions of the State of Pará, Brazil. We present the opinion and feeling of students and teachers with respect to the use of the computer in the teaching of Mathematics, having Tikhomirov theories as backgrounds. Through a counter point between Instructionism and Constructionism, we are leaded to favor Constructionism. By the end, we present an elaborated reflection about the role of the computer in the teaching of Mathematics.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de. Matemática: computador para quê?. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1845
identifier_str_mv ALMEIDA, Carmem Lucia Brito Souza de. Matemática: computador para quê?. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/1/Dissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1845/5/Dissertacao_MatematicaComputadorParaQue.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
acb1ae2994851f561ba6e239d1e81e88
fb730c2b562c9edda6cbf1d75fd129e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1793525797740347392