Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço lattes
Orientador(a): LIMA, Wladilene de Sousa lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: Instituto de Ciências da Arte
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613
Resumo: O presente trabalho se propõe a fazer uma investigação acerca da influência do cinema nas montagens dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando, seja pela utilização de projeções, como ocorreu na Peça-Filme popPORN – sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos ou pela maneira como o corte cinematográfico se agregou à encenação da Peça-Filme Cartas para Ninguém. Esta dissertação também pretende demonstrar passo a passo os procedimentos de inserção de técnicas cinematográficas na Peça-Filme O misterioso desaparecimento de Deborah Rope (construída em concomitância com esta dissertação), discutindo a possibilidade de uma hibridização tal que vai além (embora também faça uso) da utilização de recursos audiovisuais, como off e projeções de vídeos e filmes, mas apoderando-se cenicamente de conceitos tipicamente cinematográficos como edição, montagem, closes, fades, cortes, planos, contra planos, sequências, enquadramentos, etc., a ponto de atingir um “efeito cinema”, característica indispensável na poética das peças-filme. Este trabalho pretende analisar a Peça-Filme o misterioso desaparecimento de Deborah Rope desde a construção dramatúrgica até a sua execução no palco, quando, à luz da Teoria Realista do Cinema de André Bazin, a peça-filme analisada pelo prisma da montagem e da plasticidade da imagem.
id UFPA_140ac57d52412fd86bbd80fa62c87a19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/7613
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2017-02-09T13:53:47Z2017-02-09T13:53:47Z2012-01-27SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço. Peça-Filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613O presente trabalho se propõe a fazer uma investigação acerca da influência do cinema nas montagens dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando, seja pela utilização de projeções, como ocorreu na Peça-Filme popPORN – sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos ou pela maneira como o corte cinematográfico se agregou à encenação da Peça-Filme Cartas para Ninguém. Esta dissertação também pretende demonstrar passo a passo os procedimentos de inserção de técnicas cinematográficas na Peça-Filme O misterioso desaparecimento de Deborah Rope (construída em concomitância com esta dissertação), discutindo a possibilidade de uma hibridização tal que vai além (embora também faça uso) da utilização de recursos audiovisuais, como off e projeções de vídeos e filmes, mas apoderando-se cenicamente de conceitos tipicamente cinematográficos como edição, montagem, closes, fades, cortes, planos, contra planos, sequências, enquadramentos, etc., a ponto de atingir um “efeito cinema”, característica indispensável na poética das peças-filme. Este trabalho pretende analisar a Peça-Filme o misterioso desaparecimento de Deborah Rope desde a construção dramatúrgica até a sua execução no palco, quando, à luz da Teoria Realista do Cinema de André Bazin, a peça-filme analisada pelo prisma da montagem e da plasticidade da imagem.This work intends to investigate the influence of the cinema on Saulo Sisnando's plays by using projections, as in the Play-Movie popPORN - sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos, or considering the way the film editing was added to the staging of Cartas para Ninguém Play-Movie. This work also aims at demonstrating step by step procedures for inserting film techniques into the play o misterioso desaparecimento de Deborah Rope (built along with this work), discussing the possibility of such a hybridization, which goes beyond the use of audiovisual resources (yet using it), but seizing typically film concepts as film editing, montage, close-ups, fades, cuts, plans against plans, sequences, frameworks, etc, in a way to achieve a "film effect". Besides, it also intends to analyze the Play-Movie O misterioso desaparecimento de Deborah Rope from the dramaturgical building up into the execution on stage, when, following a realistic theory of André Bazin, it will be analyzed through the film editing and plasticity of the image prism.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACinematografiaGravações de video -- Produção e direçãoArtes cênicasTeatroArte contemporâneaPeça-FilmePará - EstadoPeça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA, Wladilene de Sousahttp://lattes.cnpq.br/4769018199137074http://lattes.cnpq.br/2282616184354257SISNANDO, Saulo Alexandre Picançoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55ORIGINALDissertacao_PecaFilmeEfeito.pdfDissertacao_PecaFilmeEfeito.pdfapplication/pdf7911860http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/6/Dissertacao_PecaFilmeEfeito.pdfcebb6205231a723a97a2afef62cde01bMD56TEXTDissertacao_PecaFilmeEfeito.pdf.txtDissertacao_PecaFilmeEfeito.pdf.txtExtracted texttext/plain298928http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/7/Dissertacao_PecaFilmeEfeito.pdf.txt5ba673729e764c8fe9d37c640c19feebMD572011/76132018-05-04 13:08:47.832oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-05-04T16:08:47Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando
title Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando
spellingShingle Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando
SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Cinematografia
Gravações de video -- Produção e direção
Artes cênicas
Teatro
Arte contemporânea
Peça-Filme
Pará - Estado
title_short Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando
title_full Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando
title_fullStr Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando
title_full_unstemmed Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando
title_sort Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando
author SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço
author_facet SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LIMA, Wladilene de Sousa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4769018199137074
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2282616184354257
dc.contributor.author.fl_str_mv SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço
contributor_str_mv LIMA, Wladilene de Sousa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Cinematografia
Gravações de video -- Produção e direção
Artes cênicas
Teatro
Arte contemporânea
Peça-Filme
Pará - Estado
dc.subject.por.fl_str_mv Cinematografia
Gravações de video -- Produção e direção
Artes cênicas
Teatro
Arte contemporânea
Peça-Filme
Pará - Estado
description O presente trabalho se propõe a fazer uma investigação acerca da influência do cinema nas montagens dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando, seja pela utilização de projeções, como ocorreu na Peça-Filme popPORN – sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos ou pela maneira como o corte cinematográfico se agregou à encenação da Peça-Filme Cartas para Ninguém. Esta dissertação também pretende demonstrar passo a passo os procedimentos de inserção de técnicas cinematográficas na Peça-Filme O misterioso desaparecimento de Deborah Rope (construída em concomitância com esta dissertação), discutindo a possibilidade de uma hibridização tal que vai além (embora também faça uso) da utilização de recursos audiovisuais, como off e projeções de vídeos e filmes, mas apoderando-se cenicamente de conceitos tipicamente cinematográficos como edição, montagem, closes, fades, cortes, planos, contra planos, sequências, enquadramentos, etc., a ponto de atingir um “efeito cinema”, característica indispensável na poética das peças-filme. Este trabalho pretende analisar a Peça-Filme o misterioso desaparecimento de Deborah Rope desde a construção dramatúrgica até a sua execução no palco, quando, à luz da Teoria Realista do Cinema de André Bazin, a peça-filme analisada pelo prisma da montagem e da plasticidade da imagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-09T13:53:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-09T13:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço. Peça-Filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613>. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613
identifier_str_mv SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço. Peça-Filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613>. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/6/Dissertacao_PecaFilmeEfeito.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7613/7/Dissertacao_PecaFilmeEfeito.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
cebb6205231a723a97a2afef62cde01b
5ba673729e764c8fe9d37c640c19feeb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1797788497872945152