Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz lattes
Orientador(a): GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Departamento: Instituto de Educação Matemática e Científica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1758
Resumo: The present study aim investigate the conceptions about science and science teaching on concluding students to Chemistry Teaching, the group of concluding of the second semester of 2004 in UFPA, summing 12 participators for the research. For the identification of the conceptions on science and science teaching, an assay was elaborated, previously tested with 15 concluding students on the course the biology whole licenciature, aiming to validate the investigation and post reformulation. The final version of the assay brought 12 questions, which the answers made possible the building of a schedule containing the answers of the participating subjects in the study. The analyses on this schedule instructed the creation of categories for the answers, with the identification of assignments of science and science teaching of Bacon, Comte, Popper. These authors and others allowed me to analyses the subjects markings and identify experimental inductive science, technology science, process science and conceptions of science teaching as a conceptual changing, set of handable activities and learning as means of construction.
id UFPA_1df9663ce1d9aeff28e652daa3afaf09
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1758
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2011-03-23T21:19:24Z2011-03-23T21:19:24Z2005-09-25RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz. Um Olhar sobre as concepções de ciências e de ensino de ciências de alunos-concluintes de química. 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1758The present study aim investigate the conceptions about science and science teaching on concluding students to Chemistry Teaching, the group of concluding of the second semester of 2004 in UFPA, summing 12 participators for the research. For the identification of the conceptions on science and science teaching, an assay was elaborated, previously tested with 15 concluding students on the course the biology whole licenciature, aiming to validate the investigation and post reformulation. The final version of the assay brought 12 questions, which the answers made possible the building of a schedule containing the answers of the participating subjects in the study. The analyses on this schedule instructed the creation of categories for the answers, with the identification of assignments of science and science teaching of Bacon, Comte, Popper. These authors and others allowed me to analyses the subjects markings and identify experimental inductive science, technology science, process science and conceptions of science teaching as a conceptual changing, set of handable activities and learning as means of construction.O objetivo deste trabalho foi o de investigar as concepções de Ciência e de Ensino de Ciências de alunos concluintes de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química, turma de concluintes do segundo semestre de 2004 na UFPA, contando com uma total de 12 sujeitos de pesquisa. Para a identificação das concepções de Ciência e de Ensino de Ciências, foi elaborado um questionário, previamente testado com 15 alunos concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Biologia, objetivando a validação do instrumento de investigação e posterior reformulação. A versão final do questionário apresentou doze questões, cujas respostas possibilitaram a construção de quadros contendo as respostas dos sujeitos da pesquisa. A categorização das respostas foi feita a partir de uma aproximação ao pensamento epistemológico de Bacon, Comte e Popper. Esses autores e outros permitiram analisar as respostas dos sujeitos, e identificar concepções de ciência empírica-indutivista, positivista e racionalista crítica que revelaram as tendências de Ciência Experimental-indutiva, Ciência Tecnológica e Ciência processual e tendências de Ensino de Ciências como Transmissão-recepção, Conjunto de Atividades Manipuláveis e Ensino como construção.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALCiênciaPrática de ensinoQuímicaEnsino superiorUm olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de químicaOne to look at on the conceptions of science and education of sciences of pupils - concluintes of chemistryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGONÇALVES, Terezinha Valim Oliverhttp://lattes.cnpq.br/0496932429575513http://lattes.cnpq.br/1965639291595091RIBEIRO, Evandro Luiz da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_OlharConcepcoesCiencia.pdfDissertacao_OlharConcepcoesCiencia.pdfapplication/pdf361906http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/4/Dissertacao_OlharConcepcoesCiencia.pdfcd5b7da09b225b464629a4ecb59d8075MD54CC-LICENSElicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/6/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD56license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/5/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD55license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823898http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/7/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD57TEXTDissertacao_OlharConcepcoesCiencia.pdf.txtDissertacao_OlharConcepcoesCiencia.pdf.txtExtracted texttext/plain161517http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/8/Dissertacao_OlharConcepcoesCiencia.pdf.txt4a71fe3dab9ba08bf8dd3eef93f8207eMD582011/17582018-02-27 10:14:20.148oai:repositorio.ufpa.br:2011/1758Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-02-27T13:14:20Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química
dc.title.alternative.none.fl_str_mv One to look at on the conceptions of science and education of sciences of pupils - concluintes of chemistry
title Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química
spellingShingle Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química
RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Ciência
Prática de ensino
Química
Ensino superior
title_short Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química
title_full Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química
title_fullStr Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química
title_full_unstemmed Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química
title_sort Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências de alunos-concluintes de química
author RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz
author_facet RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0496932429575513
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1965639291595091
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz
contributor_str_mv GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Ciência
Prática de ensino
Química
Ensino superior
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Prática de ensino
Química
Ensino superior
description The present study aim investigate the conceptions about science and science teaching on concluding students to Chemistry Teaching, the group of concluding of the second semester of 2004 in UFPA, summing 12 participators for the research. For the identification of the conceptions on science and science teaching, an assay was elaborated, previously tested with 15 concluding students on the course the biology whole licenciature, aiming to validate the investigation and post reformulation. The final version of the assay brought 12 questions, which the answers made possible the building of a schedule containing the answers of the participating subjects in the study. The analyses on this schedule instructed the creation of categories for the answers, with the identification of assignments of science and science teaching of Bacon, Comte, Popper. These authors and others allowed me to analyses the subjects markings and identify experimental inductive science, technology science, process science and conceptions of science teaching as a conceptual changing, set of handable activities and learning as means of construction.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz. Um Olhar sobre as concepções de ciências e de ensino de ciências de alunos-concluintes de química. 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1758
identifier_str_mv RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz. Um Olhar sobre as concepções de ciências e de ensino de ciências de alunos-concluintes de química. 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/4/Dissertacao_OlharConcepcoesCiencia.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/6/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/5/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/7/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1758/8/Dissertacao_OlharConcepcoesCiencia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cd5b7da09b225b464629a4ecb59d8075
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7
4a71fe3dab9ba08bf8dd3eef93f8207e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1793525815801020416