De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991)
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4802 |
Resumo: | As histórias do contato entre os povos indígenas e a sociedade nacional revelam as práticas totalitárias em curso desde o século XVI no Brasil. O contato interétnico empreendido pelo Estado brasileiro em direção ao povo Awaete/Asurini do Xingu se deu em um contexto que priorizava a ocupação e a exploração econômica da região do Médio Xingu por meio de grandes projetos, arquitetados durante o período da ditadura militar no país. O contato representava uma forma de controlar os povos indígenas por meio das ações do Estado. As histórias do contato são analisadas a partir do referencial teórico da Antropologia Estrutural e da Análise do Discurso e revela a persistência do colonialismo entre os anos de 1971 e 1991, após o advento da Constituição cidadã de 1988, que formalmente reconhece os direitos e a autonomia dos povos indígenas no Brasil. As práticas de etnocentrismo como negação radical da alteridade permanecem na atualidade, inclusive no interior dos discursos de multiculturalismo. |
id |
UFPA_30f20da1582ef891b4d670443398a4e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/4802 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
|
spelling |
2014-03-10T14:51:41Z2014-03-10T14:51:41Z2009-11-06SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e. De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991). 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4802As histórias do contato entre os povos indígenas e a sociedade nacional revelam as práticas totalitárias em curso desde o século XVI no Brasil. O contato interétnico empreendido pelo Estado brasileiro em direção ao povo Awaete/Asurini do Xingu se deu em um contexto que priorizava a ocupação e a exploração econômica da região do Médio Xingu por meio de grandes projetos, arquitetados durante o período da ditadura militar no país. O contato representava uma forma de controlar os povos indígenas por meio das ações do Estado. As histórias do contato são analisadas a partir do referencial teórico da Antropologia Estrutural e da Análise do Discurso e revela a persistência do colonialismo entre os anos de 1971 e 1991, após o advento da Constituição cidadã de 1988, que formalmente reconhece os direitos e a autonomia dos povos indígenas no Brasil. As práticas de etnocentrismo como negação radical da alteridade permanecem na atualidade, inclusive no interior dos discursos de multiculturalismo.The history of contact between indigenous people and national society shows the totalitarian practices undertaken since the sixteenth century in Brazil. The interethnic contact undertaken by the Brazilian State toward the people Awaete/Asurini do Xingu was made in a context that prioritized the occupation and economic exploitation of the region of the Middle Xingu through major projects, during the period of military dictatorship in the country. The contact was a way to control indigenous peoples through the actions of the state. The stories of contact are analyzed from the theoretical reference of Structural Anthropology and Analysis of Speech and reveal the persistence of colonialism between the years 1971 and 1991, after the advent of the Citizen Constitution (1988), which formally recognizes the rights and autonomy of indigenous people in Brazil. The practice of ethnocentrism as a radical negation of alterity remains until the present, even within the discourse of multiculturalism.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFPABrasilInstituto de Filosofia e Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAEtnocentrismoÍndios da América do SulAsurini do XinguÍndioAltamira - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraDe Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMAUÉS, Raymundo Heraldohttp://lattes.cnpq.br/0915136632611666http://lattes.cnpq.br/3583569831062339SILVA, Ivana de Oliveira Gomes einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdfDissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdfapplication/pdf1688068http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/1/Dissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdff683bed96baa9081536c5287c1064c0dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/2/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-821883http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/3/license_text3edc9abd3075ab834b4c287d046da127MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823898http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/4/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81775http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/5/license.txta930293e49ae6e6b5c49a341d4a36286MD55TEXTDissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf.txtDissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf.txtExtracted texttext/plain339236http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/6/Dissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf.txta37a55ac7c191a0c11a12f561e0fea11MD562011/48022019-05-22 11:38:29.312oai:repositorio.ufpa.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-22T14:38:29Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991) |
title |
De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991) |
spellingShingle |
De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991) SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Etnocentrismo Índios da América do Sul Asurini do Xingu Índio Altamira - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
title_short |
De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991) |
title_full |
De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991) |
title_fullStr |
De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991) |
title_full_unstemmed |
De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991) |
title_sort |
De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991) |
author |
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e |
author_facet |
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MAUÉS, Raymundo Heraldo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0915136632611666 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3583569831062339 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e |
contributor_str_mv |
MAUÉS, Raymundo Heraldo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Etnocentrismo Índios da América do Sul Asurini do Xingu Índio Altamira - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnocentrismo Índios da América do Sul Asurini do Xingu Índio Altamira - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
description |
As histórias do contato entre os povos indígenas e a sociedade nacional revelam as práticas totalitárias em curso desde o século XVI no Brasil. O contato interétnico empreendido pelo Estado brasileiro em direção ao povo Awaete/Asurini do Xingu se deu em um contexto que priorizava a ocupação e a exploração econômica da região do Médio Xingu por meio de grandes projetos, arquitetados durante o período da ditadura militar no país. O contato representava uma forma de controlar os povos indígenas por meio das ações do Estado. As histórias do contato são analisadas a partir do referencial teórico da Antropologia Estrutural e da Análise do Discurso e revela a persistência do colonialismo entre os anos de 1971 e 1991, após o advento da Constituição cidadã de 1988, que formalmente reconhece os direitos e a autonomia dos povos indígenas no Brasil. As práticas de etnocentrismo como negação radical da alteridade permanecem na atualidade, inclusive no interior dos discursos de multiculturalismo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-10T14:51:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-03-10T14:51:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e. De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991). 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4802 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e. De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991). 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/1/Dissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4802/6/Dissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f683bed96baa9081536c5287c1064c0d 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 3edc9abd3075ab834b4c287d046da127 e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 a930293e49ae6e6b5c49a341d4a36286 a37a55ac7c191a0c11a12f561e0fea11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1793525802522902528 |