Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SILVA, Jonas Matheus Sousa da lattes
Orientador(a): MOLINARI, Jonathan lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14720
Resumo: Parte-se, no primeiro capítulo, de cunho historiográfico e filológico, de uma apresentação positiva do século XIII na Itália e do contexto do mecenato, passando por um status quaestionis sobre estética medieval e S. Boaventura, no qual se apresenta as suas obras Itinerarium Mentis in Deum, o argumento central da De Triplici Via, alias Incendium Amoris e o contexto histórico da Legenda Sancti Francisci, para evidenciar a recepção desses escritos em Giotto e Dante. A seguir, apresenta-se a historiografia sobre S. Francisco em Jacques Le Goff e em Auerbach; averígua-se o que seja alegria e pobreza nos Escritos de S. Francisco e nas Fontes Franciscanas; vai-se à análise de Massimo Cacciari sobre as ocorrências de tais conceitos nas representações sanfrancicanas, de Dante e de Giotto e chega-se à reflexão do motivo da cruz como ponto de intercessão da pobreza e da alegria. O capítulo seguinte discorre sobre a recepção da figura de S. Francisco na Commedia, de Dante, e sobre a novidade dessa representação. Ademais, expõe-se a biografia de Dante no seu contexto político; segue-se para a apresentação de aspectos da literatura dantesca conforme o intelectual italiano Francesco de Sanctis, na sua História da literatura italiana; evidencia-se a representação de S. Francisco na Commedia, sobretudo em Paradiso XI, e se conclui com a reflexão sobre o motivo da cruz nessa obra. O último capítulo trata da representação de S. Francisco nos 28 afrescos de Giotto no ciclo, da Basílica Superior de Assis. Nele, se ressalta a biografia de Giotto no seu contexto cultural; averígua-se, na representação pictórica de S. Francisco, no mencionado ciclo giottesco, as representações dos motivos de alegria e pobreza e a presença do motivo da cruz; culmina-se com hermenêuticas desses motivos nos afrescos do ciclo: Francisco escuta o crucifixo de São Damião, o Natal em Greccio e a recepção dos estigmas.
id UFPA_51cc7d22a80b99448f7edd64b5c15908
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/14720
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2022-09-09T13:18:25Z2022-09-09T13:18:25Z2022-02-22SILVA, Jonas Matheus Sousa da. Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto. Orientador: Jonathan Molinari. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2022. .Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14720. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14720Parte-se, no primeiro capítulo, de cunho historiográfico e filológico, de uma apresentação positiva do século XIII na Itália e do contexto do mecenato, passando por um status quaestionis sobre estética medieval e S. Boaventura, no qual se apresenta as suas obras Itinerarium Mentis in Deum, o argumento central da De Triplici Via, alias Incendium Amoris e o contexto histórico da Legenda Sancti Francisci, para evidenciar a recepção desses escritos em Giotto e Dante. A seguir, apresenta-se a historiografia sobre S. Francisco em Jacques Le Goff e em Auerbach; averígua-se o que seja alegria e pobreza nos Escritos de S. Francisco e nas Fontes Franciscanas; vai-se à análise de Massimo Cacciari sobre as ocorrências de tais conceitos nas representações sanfrancicanas, de Dante e de Giotto e chega-se à reflexão do motivo da cruz como ponto de intercessão da pobreza e da alegria. O capítulo seguinte discorre sobre a recepção da figura de S. Francisco na Commedia, de Dante, e sobre a novidade dessa representação. Ademais, expõe-se a biografia de Dante no seu contexto político; segue-se para a apresentação de aspectos da literatura dantesca conforme o intelectual italiano Francesco de Sanctis, na sua História da literatura italiana; evidencia-se a representação de S. Francisco na Commedia, sobretudo em Paradiso XI, e se conclui com a reflexão sobre o motivo da cruz nessa obra. O último capítulo trata da representação de S. Francisco nos 28 afrescos de Giotto no ciclo, da Basílica Superior de Assis. Nele, se ressalta a biografia de Giotto no seu contexto cultural; averígua-se, na representação pictórica de S. Francisco, no mencionado ciclo giottesco, as representações dos motivos de alegria e pobreza e a presença do motivo da cruz; culmina-se com hermenêuticas desses motivos nos afrescos do ciclo: Francisco escuta o crucifixo de São Damião, o Natal em Greccio e a recepção dos estigmas.Il est basé, dans le premier chapitre, de nature historiographique et philologique, d’une présentation positive du XIIIe siècle en Italie et du contexte de la main droite, en passant par un statut quaestionis sur l’esthétique médiévale et saint Bonaventure, dans lequel ses oeuvres Itinerarium Mentis in Deum, l’argument central de De Triplici Via, alias Incendium Amoris et le contexte historique de la Legenda Sancti Francisci sont présentés, pour témoigner de la réception de ces écrits chez Giotto et Dante. L’historiographie sur saint François au Jacques Le Goff et à Auerbach est présentée ci-dessous; ce qu’il y a de joie et de pauvreté dans les Écrits de saint François et dans les Sources franciscaines; L’analyse de Massimo Cacciari des occurrences de tels concepts dans les représentations saintfrancicanes de Dante et Giotto est donnée et le reflet du motif de la croix comme point d’intercession de la pauvreté et de la joie est atteint. Le chapitre suivant traite de la réception de la figure de saint François dans la Commedia de Dante et de la nouveauté de cette représentation. La biographie de Dante est exposée dans son contexte politique; il suit pour la présentation des aspects de la littérature dantesque selon l’intellectuel italien Francesco de Sanctis, dans son Histoire de la littérature italienne; la représentation de saint François en Commedia est mise en évidence, en particulier dans Paradiso XI, et se termine par la réflexion sur le motif de la croix dans cette oeuvre. Le dernier chapitre traite de la représentation de saint François dans les 28 fresques de Giotto dans le cycle de la basilique supérieure d’Assise. Il met en lumière la biographie de Giotto dans son contexte culturel; la représentation picturale de saint François dans le cycle giottesco susmentionné, les représentations des raisons de la joie et de la pauvreté et la présence du motif de la croix; elle culmine avec l’herméneutique de ces motifs dans les fresques du cycle: François écoute le crucifix de saint Damien, Noël en Greccio et la réception des stigmates.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPABrasilInstituto de Filosofia e Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICAFILOSOFIAS. FranciscoS. BoaventuraDanteGiottoSaint FrançoisSaint BonaventureAlegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giottoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMOLINARI, Jonathanhttp://lattes.cnpq.br/3579284707222729http://lattes.cnpq.br/8552714291150415SILVA, Jonas Matheus Sousa daORIGINALDissertacao_AlegriaPobrezaRepresentações.pdfDissertacao_AlegriaPobrezaRepresentações.pdfapplication/pdf3063886http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14720/1/Dissertacao_AlegriaPobrezaRepresenta%c3%a7%c3%b5es.pdf37e7f8d4c399c2ebfdbf42f46580337eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14720/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14720/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/147202022-09-09 10:21:31.551oai:repositorio.ufpa.br:2011/14720TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUGFyw6EgKFJJVUZQQSkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUklVRlBBIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJJVUZQQSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIAoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGFvIFJJVUZQQSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTywgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIFJJVUZQQSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-09-09T13:21:31Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto
title Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto
spellingShingle Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto
SILVA, Jonas Matheus Sousa da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
S. Francisco
S. Boaventura
Dante
Giotto
Saint François
Saint Bonaventure
ESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
FILOSOFIA
title_short Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto
title_full Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto
title_fullStr Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto
title_full_unstemmed Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto
title_sort Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto
author SILVA, Jonas Matheus Sousa da
author_facet SILVA, Jonas Matheus Sousa da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MOLINARI, Jonathan
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3579284707222729
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8552714291150415
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jonas Matheus Sousa da
contributor_str_mv MOLINARI, Jonathan
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
S. Francisco
S. Boaventura
Dante
Giotto
Saint François
Saint Bonaventure
ESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
FILOSOFIA
dc.subject.por.fl_str_mv S. Francisco
S. Boaventura
Dante
Giotto
dc.subject.eng.fl_str_mv Saint François
Saint Bonaventure
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv ESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv FILOSOFIA
description Parte-se, no primeiro capítulo, de cunho historiográfico e filológico, de uma apresentação positiva do século XIII na Itália e do contexto do mecenato, passando por um status quaestionis sobre estética medieval e S. Boaventura, no qual se apresenta as suas obras Itinerarium Mentis in Deum, o argumento central da De Triplici Via, alias Incendium Amoris e o contexto histórico da Legenda Sancti Francisci, para evidenciar a recepção desses escritos em Giotto e Dante. A seguir, apresenta-se a historiografia sobre S. Francisco em Jacques Le Goff e em Auerbach; averígua-se o que seja alegria e pobreza nos Escritos de S. Francisco e nas Fontes Franciscanas; vai-se à análise de Massimo Cacciari sobre as ocorrências de tais conceitos nas representações sanfrancicanas, de Dante e de Giotto e chega-se à reflexão do motivo da cruz como ponto de intercessão da pobreza e da alegria. O capítulo seguinte discorre sobre a recepção da figura de S. Francisco na Commedia, de Dante, e sobre a novidade dessa representação. Ademais, expõe-se a biografia de Dante no seu contexto político; segue-se para a apresentação de aspectos da literatura dantesca conforme o intelectual italiano Francesco de Sanctis, na sua História da literatura italiana; evidencia-se a representação de S. Francisco na Commedia, sobretudo em Paradiso XI, e se conclui com a reflexão sobre o motivo da cruz nessa obra. O último capítulo trata da representação de S. Francisco nos 28 afrescos de Giotto no ciclo, da Basílica Superior de Assis. Nele, se ressalta a biografia de Giotto no seu contexto cultural; averígua-se, na representação pictórica de S. Francisco, no mencionado ciclo giottesco, as representações dos motivos de alegria e pobreza e a presença do motivo da cruz; culmina-se com hermenêuticas desses motivos nos afrescos do ciclo: Francisco escuta o crucifixo de São Damião, o Natal em Greccio e a recepção dos estigmas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-09T13:18:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-09T13:18:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jonas Matheus Sousa da. Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto. Orientador: Jonathan Molinari. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2022. .Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14720. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14720
identifier_str_mv SILVA, Jonas Matheus Sousa da. Alegria e pobreza nas representações Sanfranciscanas de Dante e Giotto. Orientador: Jonathan Molinari. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2022. .Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14720. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14720/1/Dissertacao_AlegriaPobrezaRepresenta%c3%a7%c3%b5es.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14720/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14720/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 37e7f8d4c399c2ebfdbf42f46580337e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1793525802512416768