Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: RODRIGUES, Silvio Ferreira lattes
Orientador(a): FIGUEIREDO, Aldrin Moura de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7229
Resumo: Esta tese parte da análise da grande reforma na decoração da Catedral da Sé de Belém do Pará, entre os anos de 1867 e 1892, sob o bispado de Dom Antônio de Macedo Costa, para discutir a forte relação com a política cultural ultramontana e romanizadora gestada pela Cúria Romana e destinada a se propagar pelo mundo em resposta à secularização da sociedade. Se o catolicismo observa o modelo centrado na cidade eterna, a decoração dos edifícios eclesiásticos se inspira nos seus mais famosos templos. Na segunda metade do século XIX, Roma desempenha o papel de capital universal da cristandade e das artes sacras. Inspirado no ambicioso programa iconográfico do pontífice Pio IX, o bispo adotará os temas sacros por ele definido. A mensagem era clara. Depurar o culto e as artes seria parte do amplo processo de reforma do clero e da cultura católica pelo mundo. Diante da perda de espaço na sociedade devido aos movimentos de secularização, a Cúria romana imprimiu um grande esforço para manter intacto o papel de única autoridade moral e religiosa. O efeito dessa política foi o posicionamento de Igreja e Estado em campos opostos. No Brasil, o clero ultramontano se defrontou com as autoridades civis e seculares. Em meio a isso, a Catedral de Belém apresentou um ciclo decorativo conectado com o projeto romanizador de Dom Macedo Costa. Em consequência, a Amazônia estreitou os laços com a cultura italiana, atualizando o ambiente artístico regional dentro de frutífero diálogo com os movimentos estéticos internacionais. Uma arte renovada se produziu, é verdade, mas a serviço da religião romanizada.
id UFPA_65ed5f978cff8359575c4caf8732da08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/7229
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2017-01-06T14:21:37Z2017-01-06T14:21:37Z2015-12-18RODRIGUES, Silvio Ferreira. Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892). 2015. 425 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7229Esta tese parte da análise da grande reforma na decoração da Catedral da Sé de Belém do Pará, entre os anos de 1867 e 1892, sob o bispado de Dom Antônio de Macedo Costa, para discutir a forte relação com a política cultural ultramontana e romanizadora gestada pela Cúria Romana e destinada a se propagar pelo mundo em resposta à secularização da sociedade. Se o catolicismo observa o modelo centrado na cidade eterna, a decoração dos edifícios eclesiásticos se inspira nos seus mais famosos templos. Na segunda metade do século XIX, Roma desempenha o papel de capital universal da cristandade e das artes sacras. Inspirado no ambicioso programa iconográfico do pontífice Pio IX, o bispo adotará os temas sacros por ele definido. A mensagem era clara. Depurar o culto e as artes seria parte do amplo processo de reforma do clero e da cultura católica pelo mundo. Diante da perda de espaço na sociedade devido aos movimentos de secularização, a Cúria romana imprimiu um grande esforço para manter intacto o papel de única autoridade moral e religiosa. O efeito dessa política foi o posicionamento de Igreja e Estado em campos opostos. No Brasil, o clero ultramontano se defrontou com as autoridades civis e seculares. Em meio a isso, a Catedral de Belém apresentou um ciclo decorativo conectado com o projeto romanizador de Dom Macedo Costa. Em consequência, a Amazônia estreitou os laços com a cultura italiana, atualizando o ambiente artístico regional dentro de frutífero diálogo com os movimentos estéticos internacionais. Uma arte renovada se produziu, é verdade, mas a serviço da religião romanizada.This thesis is an analysis of the major reform in the decoration of the Belém of Pará See Cathedral that happened between the years 1867 and 1892, during the bishopric of Don Antônio de Macedo Costa. The purpose is to discuss the strong relationship between the ultramontane and romanizing cultural policy that was managed by the Roman Curia, and which was ultimately destined to propagate itself through the whole world in response to the secularization of society. If Catholicism observes the model centered on the eternal city, the decoration of the ecclesiastical buildings is inspired in its most famous temples. In the second half of the century XIX, Rome plays the role of the world capital of Christianity and the sacred arts. Inspired by the ambitious iconographic program of Pope Pius X, the bishop would adopt the sacred themes defined by him. The message was clear. Purify worship and the arts would be part of the broader reform process of the clergy, and Catholic culture throughout the world. Faced with the loss of influence in society due to secularization movements, the Roman Curia made a great effort to keep intact its role as the sole moral and religious authority. The effect of this policy was the placement of Church and State in opposing camps. In Brasil, the ultramontane clergy often faced against civil and secular authorities. Through this all, the Belém Cathedral presented a decorative cycle connected with the romanizing project of Dom Macedo Costa. As a result, Amazonia closened its ties with Italian culture, updating the regional art scene in fruitiful dialogue with the international aesthetic movements. A renewed art was produced- this is true- but it was in the service of Romanized religion.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em História Social da AmazôniaUFPABrasilInstituto de Filosofia e Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILDecoração e ornamento das igrejasArte italianaArte sacraBelém - PAPará - EstadoTodos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFIGUEIREDO, Aldrin Moura dehttp://lattes.cnpq.br/4671233730699231http://lattes.cnpq.br/5230990967712327RODRIGUES, Silvio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALTese_CaminhosRomaArte.pdfTese_CaminhosRomaArte.pdfapplication/pdf11046983http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/1/Tese_CaminhosRomaArte.pdf4604962991a218ccae1f04bf291b6b86MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTTese_CaminhosRomaArte.pdf.txtTese_CaminhosRomaArte.pdf.txtExtracted texttext/plain1102004http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/6/Tese_CaminhosRomaArte.pdf.txt7ef0c6a583fc618279a3d9a0037238b2MD562011/72292018-01-03 09:54:34.79oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-01-03T12:54:34Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
title Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
spellingShingle Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
RODRIGUES, Silvio Ferreira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Decoração e ornamento das igrejas
Arte italiana
Arte sacra
Belém - PA
Pará - Estado
title_short Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
title_full Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
title_fullStr Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
title_full_unstemmed Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
title_sort Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
author RODRIGUES, Silvio Ferreira
author_facet RODRIGUES, Silvio Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FIGUEIREDO, Aldrin Moura de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4671233730699231
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5230990967712327
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Silvio Ferreira
contributor_str_mv FIGUEIREDO, Aldrin Moura de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Decoração e ornamento das igrejas
Arte italiana
Arte sacra
Belém - PA
Pará - Estado
dc.subject.por.fl_str_mv Decoração e ornamento das igrejas
Arte italiana
Arte sacra
Belém - PA
Pará - Estado
description Esta tese parte da análise da grande reforma na decoração da Catedral da Sé de Belém do Pará, entre os anos de 1867 e 1892, sob o bispado de Dom Antônio de Macedo Costa, para discutir a forte relação com a política cultural ultramontana e romanizadora gestada pela Cúria Romana e destinada a se propagar pelo mundo em resposta à secularização da sociedade. Se o catolicismo observa o modelo centrado na cidade eterna, a decoração dos edifícios eclesiásticos se inspira nos seus mais famosos templos. Na segunda metade do século XIX, Roma desempenha o papel de capital universal da cristandade e das artes sacras. Inspirado no ambicioso programa iconográfico do pontífice Pio IX, o bispo adotará os temas sacros por ele definido. A mensagem era clara. Depurar o culto e as artes seria parte do amplo processo de reforma do clero e da cultura católica pelo mundo. Diante da perda de espaço na sociedade devido aos movimentos de secularização, a Cúria romana imprimiu um grande esforço para manter intacto o papel de única autoridade moral e religiosa. O efeito dessa política foi o posicionamento de Igreja e Estado em campos opostos. No Brasil, o clero ultramontano se defrontou com as autoridades civis e seculares. Em meio a isso, a Catedral de Belém apresentou um ciclo decorativo conectado com o projeto romanizador de Dom Macedo Costa. Em consequência, a Amazônia estreitou os laços com a cultura italiana, atualizando o ambiente artístico regional dentro de frutífero diálogo com os movimentos estéticos internacionais. Uma arte renovada se produziu, é verdade, mas a serviço da religião romanizada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-06T14:21:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-06T14:21:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Silvio Ferreira. Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892). 2015. 425 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7229
identifier_str_mv RODRIGUES, Silvio Ferreira. Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892). 2015. 425 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/1/Tese_CaminhosRomaArte.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7229/6/Tese_CaminhosRomaArte.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4604962991a218ccae1f04bf291b6b86
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
7ef0c6a583fc618279a3d9a0037238b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1793525806711963648