Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes lattes
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0002-1626-6378
Orientador(a): PAIXÃO, Carlos Jorge
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Instituto de Ciências da Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11567
Resumo: Esta tese trata da formação do professor de dança, que se constitui como objeto de análise a partir das categorias “cultura popular” e “Etnocenologia”, no contexto do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, realizado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA, no curso de Licenciatura em Dança, entre 2011 e 2018. Problematiza as referidas temáticas no andamento do curso, cujos egressos são os sujeitos da pesquisa. Tem como objetivo analisar as evidências da cultura popular e da Etnocenologia nas narrativas dos egressos do curso de Licenciatura em Dança. Para isso, apega-se à Etnometodologia e à análise narrativa, a qual foi viabilizada através de conversas a fim de identificar o que atravessa as falas e as significações que os sujeitos atribuem à formação, à cultura popular e à Etnocenologia. Os resultados apontam que a formação do professor de dança no PARFOR aperfeiçoou 81 professores em cinco municípios (Castanhal, Capanema, Santarém, Marabá, Mãe do Rio), e que os reflexos dessa formação começaram a surtir efeitos, uma vez que, mesmo não tendo as condições objetivas para o ensino de Artes na linguagem da dança, o processo vivenciado durante o curso influenciou no trabalho dos professores, o qual tem na Etnocenologia um importante ente, já que se associa à cultura popular nas atividades escolares através do trabalho com o corpo e com o movimento na perspectiva artística e pedagógica. Mediante as narrativas dos ex-estudantes da Licenciatura em Dança, conclui que a formação do professor de dança tem evidenciado a Etnocenologia e a cultura popular por meio do trabalho dos egressos nas escolas; contudo, isso não é refletido teoricamente na fala desses sujeitos. Sobre o uso das narrativas, constata que foram reveladoras do trabalho pedagógico que esses profissionais vêm realizando nas escolas no interior do Pará.
id UFPA_6fcf2314c67a9579f58178a89bd2c242
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/11567
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2019-08-28T22:20:17Z2019-08-28T22:20:17Z2018-12-19PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA. Orientador: Carlos Jorge Paixão. 2018. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11567. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11567Esta tese trata da formação do professor de dança, que se constitui como objeto de análise a partir das categorias “cultura popular” e “Etnocenologia”, no contexto do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, realizado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA, no curso de Licenciatura em Dança, entre 2011 e 2018. Problematiza as referidas temáticas no andamento do curso, cujos egressos são os sujeitos da pesquisa. Tem como objetivo analisar as evidências da cultura popular e da Etnocenologia nas narrativas dos egressos do curso de Licenciatura em Dança. Para isso, apega-se à Etnometodologia e à análise narrativa, a qual foi viabilizada através de conversas a fim de identificar o que atravessa as falas e as significações que os sujeitos atribuem à formação, à cultura popular e à Etnocenologia. Os resultados apontam que a formação do professor de dança no PARFOR aperfeiçoou 81 professores em cinco municípios (Castanhal, Capanema, Santarém, Marabá, Mãe do Rio), e que os reflexos dessa formação começaram a surtir efeitos, uma vez que, mesmo não tendo as condições objetivas para o ensino de Artes na linguagem da dança, o processo vivenciado durante o curso influenciou no trabalho dos professores, o qual tem na Etnocenologia um importante ente, já que se associa à cultura popular nas atividades escolares através do trabalho com o corpo e com o movimento na perspectiva artística e pedagógica. Mediante as narrativas dos ex-estudantes da Licenciatura em Dança, conclui que a formação do professor de dança tem evidenciado a Etnocenologia e a cultura popular por meio do trabalho dos egressos nas escolas; contudo, isso não é refletido teoricamente na fala desses sujeitos. Sobre o uso das narrativas, constata que foram reveladoras do trabalho pedagógico que esses profissionais vêm realizando nas escolas no interior do Pará.This thesis studies the training of the teacher of Dance, which constitutes the object of analysis from the categories "popular culture" and "Ethnoscenology", in the context of the Basic Education Teacher Training Program (Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR), conducted by the School of Theater and Dance of the Federal University of Pará (Escola de Teatro e Dança da Universidad Federal do Pará – ETDUFPA), in the course of Graduation in Dance, between 2011 and 2018. Problematizes the said themes in the conduction of the course, whose graduates are the subjects of the research. It aims to analyze the evidences of popular culture and Ethnoscenology in the narratives of the graduates of the course of Graduation in Dance. To achieve this, it attaches itself to ethnomethodology and narrative analysis, which was made possible through conversations to identify what goes through the lines and the meanings that the subjects attribute to the teacher training, popular culture and Ethnoscenology. The results show that the training of the Dance teacher in PARFOR has improved 81 teachers in five municipalities (Castanhal, Capanema, Santarém, Marabá, Mãe do Rio), and that the reflexes of this training began to take effect, since, despite not having the objective conditions for the teaching of Arts in the language of Dance, the process experienced during the course influenced the work of the teachers, which has in Ethnoscenology an important entity, since it is associated with popular culture in school activities through work with the body and with the movement in the artistic and pedagogical perspective. Through the narratives of the former students of the Graduation in Dance, concludes that the formation of the dance teacher has evidenced Ethnoscenology and popular culture through the work of the graduates in the schools; however, this is not theoretically reflected in the speech of these subjects. Regarding the use of the narratives, it considers that they were revealing in terms of the pedagogical work that these professionals have been carrying out in the schools in the interior of Pará.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoEsta tesis trata de la formación del profesor de danza, que se constituye como objeto de análisis a partir de las categorías "cultura popular" y "Etnoescenología", en el contexto del Programa de Formación de Profesores de la Educación Básica (Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR), realizado por la Escuela de Teatro y Danza de la Universidad Federal de Pará (Escola de Teatro e Dança da Universidad Federal do Pará – ETDUFPA), en el curso de Licenciatura en Danza, entre 2011 y 2018. Discute las cuestiones mencionadas en el desarrollo del curso, cuyos graduados son los sujetos de esta investigación. Tiene como objetivo analizar las evidencias de la cultura popular y de la Etnoescenología en las narrativas de los egresados del curso de Licenciatura en Danza. Para ello, se aferra a la Etnometodología y al análisis narrativo, la cual fue viabilizada a través de conversaciones a fin de identificar lo que atraviesa las palabras y las significaciones que los sujetos atribuyen a la formación, a la cultura popular ya la Etnoescenología. Los resultados apuntan que la formación del profesor de danza en el PARFOR perfeccionó 81 profesores en cinco municipios (Castanhal, Capanema, Santarém, Marabá, Mãe do Rio), y que los reflejos de esa formación comenzaron a surtir efectos, ya que, aunque no tiene las condiciones objetivas para la enseñanza de Artes en el lenguaje de la danza, el proceso vivido durante el curso influenció en el trabajo de los profesores, el cual tiene en la Etnoescenología un importante ente, ya que se asocia a la cultura popular en las actividades escolares a través del trabajo con el cuerpo y con el movimiento en la perspectiva artística y pedagógica. Mediante las narrativas de los ex alumnos de la Licenciatura en Danza, concluye que la formación del profesor de danza ha evidenciado la Etnoescenología y la cultura popular por medio del trabajo de los egresados en las escuelas; sin embargo, esto no es reflejado teóricamente en el habla de esos sujetos. Sobre el uso de las narrativas, constata que fueron reveladoras del trabajo pedagógico que estos profesionales vienen realizando en las escuelas en el interior de Pará.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da Educação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADEEDUCAÇÃOFormação do professorDançaCulturaCultura popularEtnocenologiaTeacher trainingDanceCulturePopular cultureEthnoscenologyFormação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPAIXÃO, Carlos Jorgehttp://lattes.cnpq.br/7179445260003275PEREIRA, Ricardo Augusto Gomeshttps://orcid.org/0000-0002-1626-6378info:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_FormacaoProfessoresDanca.pdfTese_FormacaoProfessoresDanca.pdfapplication/pdf3864293http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/1/Tese_FormacaoProfessoresDanca.pdf73a97dd6e21da21fff450ba883918161MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81926http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/5/license.txt0895a796d37ec62d4e8698f661a33ac9MD55TEXTTese_FormacaoProfessoresDanca.pdf.txtTese_FormacaoProfessoresDanca.pdf.txtExtracted texttext/plain505620http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/6/Tese_FormacaoProfessoresDanca.pdf.txt66c065bf17c2a8f22d0b9ecd1393805bMD562011/115672019-11-01 14:09:21.797oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-11-01T17:09:21Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
title Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
spellingShingle Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação do professor
Dança
Cultura
Cultura popular
Etnocenologia
Teacher training
Dance
Culture
Popular culture
Ethnoscenology
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
EDUCAÇÃO
title_short Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
title_full Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
title_fullStr Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
title_full_unstemmed Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
title_sort Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
author PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
author_facet PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
https://orcid.org/0000-0002-1626-6378
author_role author
author2 https://orcid.org/0000-0002-1626-6378
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PAIXÃO, Carlos Jorge
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7179445260003275
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
https://orcid.org/0000-0002-1626-6378
contributor_str_mv PAIXÃO, Carlos Jorge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação do professor
Dança
Cultura
Cultura popular
Etnocenologia
Teacher training
Dance
Culture
Popular culture
Ethnoscenology
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
EDUCAÇÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do professor
Dança
Cultura
Cultura popular
Etnocenologia
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Dance
Culture
Popular culture
Ethnoscenology
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv EDUCAÇÃO
description Esta tese trata da formação do professor de dança, que se constitui como objeto de análise a partir das categorias “cultura popular” e “Etnocenologia”, no contexto do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, realizado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA, no curso de Licenciatura em Dança, entre 2011 e 2018. Problematiza as referidas temáticas no andamento do curso, cujos egressos são os sujeitos da pesquisa. Tem como objetivo analisar as evidências da cultura popular e da Etnocenologia nas narrativas dos egressos do curso de Licenciatura em Dança. Para isso, apega-se à Etnometodologia e à análise narrativa, a qual foi viabilizada através de conversas a fim de identificar o que atravessa as falas e as significações que os sujeitos atribuem à formação, à cultura popular e à Etnocenologia. Os resultados apontam que a formação do professor de dança no PARFOR aperfeiçoou 81 professores em cinco municípios (Castanhal, Capanema, Santarém, Marabá, Mãe do Rio), e que os reflexos dessa formação começaram a surtir efeitos, uma vez que, mesmo não tendo as condições objetivas para o ensino de Artes na linguagem da dança, o processo vivenciado durante o curso influenciou no trabalho dos professores, o qual tem na Etnocenologia um importante ente, já que se associa à cultura popular nas atividades escolares através do trabalho com o corpo e com o movimento na perspectiva artística e pedagógica. Mediante as narrativas dos ex-estudantes da Licenciatura em Dança, conclui que a formação do professor de dança tem evidenciado a Etnocenologia e a cultura popular por meio do trabalho dos egressos nas escolas; contudo, isso não é refletido teoricamente na fala desses sujeitos. Sobre o uso das narrativas, constata que foram reveladoras do trabalho pedagógico que esses profissionais vêm realizando nas escolas no interior do Pará.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-28T22:20:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-28T22:20:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA. Orientador: Carlos Jorge Paixão. 2018. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11567. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11567
identifier_str_mv PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA. Orientador: Carlos Jorge Paixão. 2018. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11567. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/1/Tese_FormacaoProfessoresDanca.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11567/6/Tese_FormacaoProfessoresDanca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73a97dd6e21da21fff450ba883918161
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
0895a796d37ec62d4e8698f661a33ac9
66c065bf17c2a8f22d0b9ecd1393805b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1793525793111932928