O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: MARÇAL, Ana Carolina Chagas lattes
Orientador(a): SOUZA, José Afonso Medeiros lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: Instituto de Ciências da Arte
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9968
Resumo: Este trabalho investiga de que maneira o filme O som ao redor, dirigido por Kleber Mendonça Filho, lançado em 2012, capta elementos da realidade, ressignifica-os e constrói a partir daí um discurso sobre fenômenos sociais como o medo, a sensação de insegurança, a violência urbana, as cisões entre centro e periferia, as relações de trabalho e o recente passado colonial ligado ao ciclo açucareiro. Demonstramos de que forma o filme capta a rotina da pequena rua de Recife de maneira naturalista, desembocando em “impressões de realismo”. Em seguida, abordamos a maneira pela qual o cinema contemporâneo e também o cinema nacional têm apresentado a questão da violência e suas diferenças em relação à narrativa de O som ao redor. Além disso, abordamos a importância dialética entre o campo e o fora de campo como elementos formais necessários para construção do que chamamos de estética do “dentro” e do “fora” e sua relação com o medo e a sensação de insegurança, bem como a construção da banda sonora que privilegia sons vindos do fora de campo, que remetem ao que não está ali enquadrado pela câmera. Para isso, realizamos análise de temática de O som ao redor, analisando as sequências do filme, partindo da obra, construindo relações possíveis entre ela e o mundo em um incessante movimento de retorno à obra, considerando que obra de arte é, por si só, um fenômeno social que se relaciona com outros que lhe são externos. Nesse sentido,procuramos relacionar o discurso fílmico com o conceito de sociedade disciplinar de Michel Foucault, a análise de Zygmunt Bauman dos medos e das relações humanas na contemporaneidade e a sociologia da arte de Jean-Marie Guyau, assumindo como campo epistemológico as relações entre filosofia, sociologia e sociologia da arte.
id UFPA_7cae5daf7a90b2fc55e4e0c618147999
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/9968
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2018-06-08T19:50:23Z2015-08-032018-06-08T19:50:23Z2015-06-30MARÇAL, Ana Carolina Chagas. O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme o som ao redor. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9968>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9968Este trabalho investiga de que maneira o filme O som ao redor, dirigido por Kleber Mendonça Filho, lançado em 2012, capta elementos da realidade, ressignifica-os e constrói a partir daí um discurso sobre fenômenos sociais como o medo, a sensação de insegurança, a violência urbana, as cisões entre centro e periferia, as relações de trabalho e o recente passado colonial ligado ao ciclo açucareiro. Demonstramos de que forma o filme capta a rotina da pequena rua de Recife de maneira naturalista, desembocando em “impressões de realismo”. Em seguida, abordamos a maneira pela qual o cinema contemporâneo e também o cinema nacional têm apresentado a questão da violência e suas diferenças em relação à narrativa de O som ao redor. Além disso, abordamos a importância dialética entre o campo e o fora de campo como elementos formais necessários para construção do que chamamos de estética do “dentro” e do “fora” e sua relação com o medo e a sensação de insegurança, bem como a construção da banda sonora que privilegia sons vindos do fora de campo, que remetem ao que não está ali enquadrado pela câmera. Para isso, realizamos análise de temática de O som ao redor, analisando as sequências do filme, partindo da obra, construindo relações possíveis entre ela e o mundo em um incessante movimento de retorno à obra, considerando que obra de arte é, por si só, um fenômeno social que se relaciona com outros que lhe são externos. Nesse sentido,procuramos relacionar o discurso fílmico com o conceito de sociedade disciplinar de Michel Foucault, a análise de Zygmunt Bauman dos medos e das relações humanas na contemporaneidade e a sociologia da arte de Jean-Marie Guyau, assumindo como campo epistemológico as relações entre filosofia, sociologia e sociologia da arte.This paper intends to investigate how the movie to investigate Neighboring Sounds, directed by Kleber Mendonça Filho, released in 2012, captures elements of reality , reframes them and builds from there a speech about social phenomena such as fear, the feeling of insecurity , urban violence , divisions etween center and periphery, labor relations and the recent colonial past linked to the sugar cycle. We try to show how the film captures the routine of small street of Recife in a naturalistic way, ending up in "realism impressions." Then we address the way in which contemporary cinema and also the national cinema have presented the issue of violence and its differences with the narrative of Neighboring ounds Besides, we discuss the importance dialectic between the field and off the field as formal elements necessary for construction of what we call aesthetic of the "inside" and "outside" and its relation to the fear and the feeling of insecurity, and the construction of the soundtrack that emphasizes the sounds coming out of bounds, referring to what is not there framed by the camera. For this, we conducted analysis of themed Sound around, analyzing the film sequences, starting the work, building possible relationship between her and the world in an incessant movement of return to work, onsidering that work of art is in itself , a social phenomenon that relates to others that are external. In that sense, we seek to relate the film discourse with the concept of disciplinary society of Michel Foucault, Zygmunt Bauman's analysis of the Medes and human relations in contemporary society and the sociology of art by Jean-Marie Guyau, assuming epistemological field as the relationship between philosophy, ociology and sociology of art.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESARTESCinema brasileiroArte e sociedadeViolência urbana - Recife (PE)O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"The artistic look before the social phenomenon: the invisible violence of the film the sound aroundinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, José Afonso Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6045766440369156http://lattes.cnpq.br/6570847811520923MARÇAL, Ana Carolina Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_ArtisticoFenomenoSocial.pdfDissertacao_ArtisticoFenomenoSocial.pdfapplication/pdf8059803http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/1/Dissertacao_ArtisticoFenomenoSocial.pdfa8893475ecda6f7ac0affb2f4c1c0823MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/2/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD52TEXTDissertacao_ArtisticoFenomenoSocial.pdf.txtDissertacao_ArtisticoFenomenoSocial.pdf.txtExtracted texttext/plain257729http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/3/Dissertacao_ArtisticoFenomenoSocial.pdf.txt52416b7b37e1b56131e4279402aca95fMD53CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/4/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD54license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/5/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/6/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD562011/99682019-08-19 18:09:00.557oai:repositorio.ufpa.br:2011/9968TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUGFyw6EgKFJJVUZQQSkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUklVRlBBIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gCnBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSSVVGUEEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgCmUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSAKbGljZW7Dp2EuIAoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIApkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIApvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUklVRlBBIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUklVRlBBIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-08-19T21:09Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The artistic look before the social phenomenon: the invisible violence of the film the sound around
title O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"
spellingShingle O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"
MARÇAL, Ana Carolina Chagas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Cinema brasileiro
Arte e sociedade
Violência urbana - Recife (PE)
HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
ARTES
title_short O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"
title_full O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"
title_fullStr O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"
title_full_unstemmed O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"
title_sort O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme "o som ao redor"
author MARÇAL, Ana Carolina Chagas
author_facet MARÇAL, Ana Carolina Chagas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA, José Afonso Medeiros
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6045766440369156
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6570847811520923
dc.contributor.author.fl_str_mv MARÇAL, Ana Carolina Chagas
contributor_str_mv SOUZA, José Afonso Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Cinema brasileiro
Arte e sociedade
Violência urbana - Recife (PE)
HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
Arte e sociedade
Violência urbana - Recife (PE)
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description Este trabalho investiga de que maneira o filme O som ao redor, dirigido por Kleber Mendonça Filho, lançado em 2012, capta elementos da realidade, ressignifica-os e constrói a partir daí um discurso sobre fenômenos sociais como o medo, a sensação de insegurança, a violência urbana, as cisões entre centro e periferia, as relações de trabalho e o recente passado colonial ligado ao ciclo açucareiro. Demonstramos de que forma o filme capta a rotina da pequena rua de Recife de maneira naturalista, desembocando em “impressões de realismo”. Em seguida, abordamos a maneira pela qual o cinema contemporâneo e também o cinema nacional têm apresentado a questão da violência e suas diferenças em relação à narrativa de O som ao redor. Além disso, abordamos a importância dialética entre o campo e o fora de campo como elementos formais necessários para construção do que chamamos de estética do “dentro” e do “fora” e sua relação com o medo e a sensação de insegurança, bem como a construção da banda sonora que privilegia sons vindos do fora de campo, que remetem ao que não está ali enquadrado pela câmera. Para isso, realizamos análise de temática de O som ao redor, analisando as sequências do filme, partindo da obra, construindo relações possíveis entre ela e o mundo em um incessante movimento de retorno à obra, considerando que obra de arte é, por si só, um fenômeno social que se relaciona com outros que lhe são externos. Nesse sentido,procuramos relacionar o discurso fílmico com o conceito de sociedade disciplinar de Michel Foucault, a análise de Zygmunt Bauman dos medos e das relações humanas na contemporaneidade e a sociologia da arte de Jean-Marie Guyau, assumindo como campo epistemológico as relações entre filosofia, sociologia e sociologia da arte.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-03
2018-06-08T19:50:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-08T19:50:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARÇAL, Ana Carolina Chagas. O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme o som ao redor. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9968>. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9968
identifier_str_mv MARÇAL, Ana Carolina Chagas. O olhar artístico diante do fenômeno social: a violência invisível do filme o som ao redor. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9968>. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/1/Dissertacao_ArtisticoFenomenoSocial.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/2/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/3/Dissertacao_ArtisticoFenomenoSocial.pdf.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/5/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9968/6/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8893475ecda6f7ac0affb2f4c1c0823
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
52416b7b37e1b56131e4279402aca95f
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1797788567005560832