A gestão das políticas do ensino médio integrado: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: SANTOS, Carmen Lucia
Orientador(a): SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Instituto de Ciências da Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3922
Resumo: A presente pesquisa trata da gestão das políticas do ensino médio integrado e objetiva analisa-la na rede de escolas tecnológicas do Pará – EETEPA no município de Belém, e, em particular na Escola de Educação Tecnológica Professor Anísio Teixeira, com vistas a verificar de que modo a gestão tem contribuído para a implementação dessa política. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso numa perspectiva crítica, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas. Atualmente, no Brasil, o ensino médio tem sido objeto de transformações por meio de diversas políticas, dentre as quais destacamos a política de ensino médio integrado, cuja proposta é articular a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio num processo formativo que possibilite o acesso ao conhecimento científico e profissional. Uma das questões principais que essa pesquisa tenciona responder é se a gestão tem contribuído para a implantação das políticas de formação profissional integrada ao ensino médio na rede de escolas de educação tecnológica do Pará, no município de Belém. Acreditamos que a gestão é um dos meios pelos quais as ações em busca de melhorias e transformações são materializadas no interior da escola. É nesse contexto que nossa pesquisa identificou que o modelo de gestão que vem sendo praticado pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, através da rede EETEPA é unilateral, e, atualmente, não tem conseguido mobilizar os princípios do ensino integrado, diferente da escola lócus da pesquisa que, por meio do exercício da gestão democrática vem tentando consolidar a política de Ensino Médio Integrado, mesmo diante de um quadro de “perseguição” ao corpo técnico e docente da Escola e poucos incentivos. Os aspectos que puderam ser constatados na conclusão da pesquisa evidenciam que todo o fundamento teórico dessa política está sustentada no referencial marxiano e marxista, e que a gestão democrática por meio dos seus princípios foram elementos importantes no momento de implementação da política e contribuíram na construção de sua consolidação, mas não tem sido o suficiente para a sua manutenção, uma vez que a gestão da rede EETEPA que parte de uma perspectiva unilateral, tem prejudicado as ações e projetos de Ensino Médio Integrado no “chão da escola”.
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Atualmente, no Brasil, o ensino médio tem sido objeto de transformações por meio de diversas políticas, dentre as quais destacamos a política de ensino médio integrado, cuja proposta é articular a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio num processo formativo que possibilite o acesso ao conhecimento científico e profissional. Uma das questões principais que essa pesquisa tenciona responder é se a gestão tem contribuído para a implantação das políticas de formação profissional integrada ao ensino médio na rede de escolas de educação tecnológica do Pará, no município de Belém. Acreditamos que a gestão é um dos meios pelos quais as ações em busca de melhorias e transformações são materializadas no interior da escola. É nesse contexto que nossa pesquisa identificou que o modelo de gestão que vem sendo praticado pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, através da rede EETEPA é unilateral, e, atualmente, não tem conseguido mobilizar os princípios do ensino integrado, diferente da escola lócus da pesquisa que, por meio do exercício da gestão democrática vem tentando consolidar a política de Ensino Médio Integrado, mesmo diante de um quadro de “perseguição” ao corpo técnico e docente da Escola e poucos incentivos. Os aspectos que puderam ser constatados na conclusão da pesquisa evidenciam que todo o fundamento teórico dessa política está sustentada no referencial marxiano e marxista, e que a gestão democrática por meio dos seus princípios foram elementos importantes no momento de implementação da política e contribuíram na construção de sua consolidação, mas não tem sido o suficiente para a sua manutenção, uma vez que a gestão da rede EETEPA que parte de uma perspectiva unilateral, tem prejudicado as ações e projetos de Ensino Médio Integrado no “chão da escola”.This research discusses about the management policies of the school integrated and objective analysis on the network of technological schools do Pará - EETEPA in the city of Belém, and in particular, the School Technology Education Teacher Teixeira, in order to verify that the management has contributed to the implementation of this policy. The research was conducted through a case study in a critical perspective, and as a tool for collecting data to document research and semi-structured interviews. Currently, in Brazil, the school has been the subject of transformations through various policies, among which we highlight the policy of integrated school, whose purpose is to articulate the professional technical education middle level and high school in a training process that enables the access to scientific knowledge and professional. One of the main questions that this research intends to answer is whether the management has contributed to the implementation of policies on vocational training to high school integrated network of schools in technological education of Pará, in the town of Belém. We believe that management is one of the means by which the actions in pursuit of improvements and changes are materialized within the school. In this context, our research has identified that the management model that has been practiced by the Education Department of the State of Pará, through the network EETEPA is unilateral, and currently has failed to mobilize the principles of integrated education, different school locus research that, through the exercise of democratic management has been trying to consolidate the policy of integrated secondary school, even before a painting of "persecution" to staff and faculty of the School and few incentives. The aspects that could be seen at the conclusion of the research evidences that any theoretical foundation of this policy is maintained in reference Marxian and Marxist and democratic management through its principles were important elements at the time of policy implementation and contributed in building consolidation, but it has not been enough to maintain them, since the network management EETEPA that part of a one-sided perspective, has undermined the actions and projects of integrated secondary school in "ground school".CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEEnsino médio integradoEducação e EstadoEnsino profissionalizanteGestãoBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraA gestão das políticas do ensino médio integrado: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro doshttp://lattes.cnpq.br/9502681594591950SANTOS, Carmen Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_GestaoPoliticasEnsino.pdfDissertacao_GestaoPoliticasEnsino.pdfapplication/pdf1372194http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3922/1/Dissertacao_GestaoPoliticasEnsino.pdf0dbfdb84d4d92d4242beb5f1ecb030acMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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