Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia lattes
Orientador(a): SILVA, Josenilda Maria Maués da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Instituto de Ciências da Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1692
Resumo: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFPA_9ba25215cdbbc24ef44ec2004b097bd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1692
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2011-03-23T21:19:17Z2011-03-23T21:19:17Z2005-10-25GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia. Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no curso de pedagogia da UFPA. 2005. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1692CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertation qui recherche et problèmatizé les pratiques discoursifs et les processus de constitution et subjectivacion de sujets enseignant impliqués dans le discours pédagogique sur Formation d'Enseignants dans le contexte du Mouvement de Réorganisation Curriculaire du Cours de Pédagogie de l'UFPA, dans la période de 1992 à 2001. Partie des suivantes questions: Lequel la provenance du discours pédagogique sur formation d'enseignants à l'intérieur du Mouvement de Réorganisation Curriculaire du Cours de Pédagogie de l'Ufpa ? Comment celui-ci apparaît, pour derépondre à ce que urgence historique ? Lequel son émergence ? Quel type enseignant, en particulier, se désire ? Lequel son identité ? Quels processus ou techniques de subjectivacion sont mis dans action pour la constitution de ce particulier soumets à professeur ? Quelles techniques de gouvernement et pratiques de soi sont mises en fonctionnement pour produziz le, le fabriquer ? Ce que se prescrit ce professeur, ce que il doit être ? Il suppose la pédagogie comme puissante technologie de subjectivacion et production de sujets enseignants et pour derépondre à telles questions prend l'arqueo-généalogie, ainsi que l'analyse énonciative de l'événement discoursif de perspective foucaultiennes, je mange substrat et file conducteur théorique, metodològique et analytique. L'analyse se concentre des sources documentez institutionnelle dudit mouvement de réorganisation curriculaire et autres qui se constituent tandis camp de présence, interrogeant le discours pédagogique, à travers leurs formes concrètes d'apparition, dans sa matérialité, dans laquelle produit, leurs objets discoursifs, problématizant son caractère productif de sujets. Comme résultat, prouve que la subjectivité enseignante dans le champ de la pédagogie continuement est produite dans une chaîne entre des pratiques discoursifs et non discursifs, et que des dispositifs pédagogiques de production de tels subjectivités, comme le dispositif de governamentalité et le dispositif de moralité, se matérialisent dans leurs présuppositions théoriques, dans leurs propositions thématiques, prescriptions didactiques, curriculaires, évalueatifs, enfin, dans adjectivacions et prédicatifs dirigées au sujet enseignant je mange objet du discours pédagogique. Mots-clé: Pratique discoursifs. Techniques de subjectivacion.Dissertação que investiga e problematiza as práticas discursivas e os processos de constituição e subjetivação de sujeitos docentes envolvidos no discurso pedagógico sobre Formação de Professores no contexto do Movimento de Reestruturação Curricular do Curso de Pedagogia da UFPA, no período de 1992 a 2001. Parte das seguintes questões: Qual a proveniência do discurso pedagógico sobre formação de professores no interior do Movimento de Reestruturação Curricular do Curso de Pedagogia da Ufpa? Como este surge, para responder a que urgência histórica? Qual sua emergência? Que tipo docente, em particular, se deseja? Qual sua identidade? Que processos ou técnicas de subjetivação são postos em ação para a constituição desse particular sujeito docente? Quais técnicas de governança e práticas de si são postas em funcionamento para produzi-lo, fabricá-lo? O que se prescreve a esse docente, o que ele deve ser? Assume a pedagogia como poderosa tecnologia de subjetivação e produção de sujeitos docentes e para responder a tais questões toma a arqueogenealogia, bem como a análise enunciativa do acontecimento discursivo de perspectiva foucaultiana, como substrato e fio condutor teórico-metodológico e analítico. A análise se concentra em fontes documentais institucionais do referido movimento de reestruturação curricular e outros que se constituem como campo de presença, interrogando o discurso pedagógico, através de suas formas concretas de aparição, em sua materialidade, naquilo que produz, seus objetos discursivos, problematizando seu caráter produtivo de sujeitos. Como resultado, evidencia que a subjetividade docente no campo da pedagogia é continuamente produzida em uma cadeia entre práticas discursivas e não discursivas, e que dispositivos pedagógicos de produção de tais subjetividades, como o dispositivo de governamentalidade e o dispositivo de moralidade, se materializam em seus pressupostos teóricos, em suas proposições temáticas, prescrições didáticas, curriculares, avaliativas, enfim, em adjetivações e predicativos direcionados ao sujeito docente como objeto do discurso pedagógico.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOFilosofiaEducaçãoFormação de professoresCurrículoUniversidade Federal do ParáCurso de PedagogiaBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraPrática discursivaPráticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPAPractical discursivas and teaching subjetivação: an analysis of the pedagogical speech on formation of professors in the course of pedagogia of the UFPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Josenilda Maria Maués dahttp://lattes.cnpq.br/9246008698629513http://lattes.cnpq.br/1364246536097509GONÇALVES, Jadson Fernando Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_PraticasDiscursivasSubjetivacao.pdfDissertacao_PraticasDiscursivasSubjetivacao.pdfapplication/pdf2951079http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/1/Dissertacao_PraticasDiscursivasSubjetivacao.pdf785565017872bbd70850ce51c02df8a5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_PraticasDiscursivasSubjetivacao.pdf.txtDissertacao_PraticasDiscursivasSubjetivacao.pdf.txtExtracted texttext/plain509867http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/5/Dissertacao_PraticasDiscursivasSubjetivacao.pdf.txt43bb52b6b0b0e0a222f581eede495857MD552011/16922019-05-22 09:46:31.118oai:repositorio.ufpa.br:2011/1692Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-22T12:46:31Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Practical discursivas and teaching subjetivação: an analysis of the pedagogical speech on formation of professors in the course of pedagogia of the UFPA
title Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
spellingShingle Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Filosofia
Educação
Formação de professores
Currículo
Universidade Federal do Pará
Curso de Pedagogia
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Prática discursiva
title_short Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
title_full Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
title_fullStr Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
title_full_unstemmed Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
title_sort Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
author GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
author_facet GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Josenilda Maria Maués da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9246008698629513
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1364246536097509
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
contributor_str_mv SILVA, Josenilda Maria Maués da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Filosofia
Educação
Formação de professores
Currículo
Universidade Federal do Pará
Curso de Pedagogia
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Prática discursiva
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação
Formação de professores
Currículo
Universidade Federal do Pará
Curso de Pedagogia
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Prática discursiva
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia. Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no curso de pedagogia da UFPA. 2005. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1692
identifier_str_mv GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia. Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no curso de pedagogia da UFPA. 2005. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/1/Dissertacao_PraticasDiscursivasSubjetivacao.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1692/5/Dissertacao_PraticasDiscursivasSubjetivacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 785565017872bbd70850ce51c02df8a5
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
43bb52b6b0b0e0a222f581eede495857
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1797788544238878720