O conhecimento matemático-didático do professor do multisseriado: análise praxeológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: SILVA, Reginaldo da lattes
Orientador(a): GUERRA, Renato Borges lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Departamento: Instituto de Educação Matemática e Científica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8522
Resumo: Esta pesquisa investiga a construção de praxeologias matemáticas realizada por uma professora em uma turma multissérie, de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental em uma escola da rede Pública Municipal da Comunidade Espirito Santo, pertencente à Cidade de Santa Maria do Pará. Neste trabalho, buscamos evidenciar, por meio da transposição de praxeologias matemáticas dos livros didáticos das classes seriadas para as classes multisseriadas, os valores das variáveis institucionais e epistemológicas que conformam os milieux da professora na Transposição Didática Interna, na perspectiva de condições e restrições ao trabalho docente na instituição multisseriada. Essa transposição de praxeologias que ocorre no ambiente das classes multisséries é identificada como problema docente que, ao ter a dimensão epistemológica adicionada, constitui-se sob o quadro da Teoria Antropológica do Didático em problema didático. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação, em consonância com Lüdke e André. As análises mostram os valores das variáveis e a articulação entre eles na (re)construção de praxeologias matemáticas no “texto de saber” e na gestão destas em sala de aula, como também mostram a reflexão da professora, na primeira fase da Transposição Didática Interna, sobre a segunda fase da Transposição Didática Interna e vice versa. As análises são construídas com base em elementos da Teoria Antropológica do Didático e no modelo praxeológico docente relativo, o qual se constitui como elemento importante na análise no que se refere a identificar os valores das variáveis institucionais e epistemológicas que conformam os milieux da professora sujeito da pesquisa nas duas fases da Transposição Didática Interna, a evidência do problema didático e a retroalimentação que ocorre entre esses blocos de variáveis e seus respectivos valores, o que revela a construção do conhecimento matemático-didático da professora.
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Neste trabalho, buscamos evidenciar, por meio da transposição de praxeologias matemáticas dos livros didáticos das classes seriadas para as classes multisseriadas, os valores das variáveis institucionais e epistemológicas que conformam os milieux da professora na Transposição Didática Interna, na perspectiva de condições e restrições ao trabalho docente na instituição multisseriada. Essa transposição de praxeologias que ocorre no ambiente das classes multisséries é identificada como problema docente que, ao ter a dimensão epistemológica adicionada, constitui-se sob o quadro da Teoria Antropológica do Didático em problema didático. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação, em consonância com Lüdke e André. As análises mostram os valores das variáveis e a articulação entre eles na (re)construção de praxeologias matemáticas no “texto de saber” e na gestão destas em sala de aula, como também mostram a reflexão da professora, na primeira fase da Transposição Didática Interna, sobre a segunda fase da Transposição Didática Interna e vice versa. As análises são construídas com base em elementos da Teoria Antropológica do Didático e no modelo praxeológico docente relativo, o qual se constitui como elemento importante na análise no que se refere a identificar os valores das variáveis institucionais e epistemológicas que conformam os milieux da professora sujeito da pesquisa nas duas fases da Transposição Didática Interna, a evidência do problema didático e a retroalimentação que ocorre entre esses blocos de variáveis e seus respectivos valores, o que revela a construção do conhecimento matemático-didático da professora.This research investigates the construction of mathematical praxeologies held by a teacher in a multigrade class, fourth and fifth years of elementary education in a Municipal Public school from the Espirito Santo Community, belonging to the City of Santa Maria do Pará. This paper demonstrates, through the transposition of mathematical praxeologies of the didactic books from the serial classes to the multigrade classes, the values of the epistemological and institutional variables that conform the milieux of the teacher in the Internal Didactic Transposition, in view of conditions and restrictions on teaching in multisseriate institution. This transposition of praxeologies that occurs in the multigrade classes environment is identified as a teacher problem, when the epistemological dimension added, constitutes beneath the frame of the Anthropological Theory of Didactics in didactic problem. This research is qualitative in nature, an ethnographic approach adapted to education in line with Lüdke and Andrew. The analyzes show the values of variables and the relationship between them in the reconstruction of mathematical praxeologies in the "text to know" and the management of these in the classroom, but also show the reflection of the teacher in the first phase of Internal Didactic Transposition, on the second phase of Internal Didactic Transposition and vice versa. The analyses are constructed based on elements of the Anthropological Theory of Didactics and teaching on praxeology model, which constitutes an important element in the analysis to identify the values of the epistemological and institutional variables that shape the milieux of the subject teacher of the research in the two phases of Internal didactic Transposition, the evidence of didactic problem and the feedback that occurs between these blocks of variables and their values, which shows the construction of mathematical knowledge-didactic of the teacher.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMatemáticaDidáticaProfessores de matemáticaDocência em formaçãoPrática de ensinoEstudo e ensinoProblemáticas transversaisPraxeologiaConhecimento matemáticoProfessor multisseriadoO conhecimento matemático-didático do professor do multisseriado: análise praxeológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGUERRA, Renato Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033http://lattes.cnpq.br/5156504609198449SILVA, Reginaldo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPATEXTTese_ConhecimentoMatematicoDidatico.pdf.txtTese_ConhecimentoMatematicoDidatico.pdf.txtExtracted texttext/plain322830http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8522/6/Tese_ConhecimentoMatematicoDidatico.pdf.txt26fef5a69b4b3dcc2a9970c93e7689e0MD56ORIGINALTese_ConhecimentoMatematicoDidatico.pdfTese_ConhecimentoMatematicoDidatico.pdfapplication/pdf5079737http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8522/1/Tese_ConhecimentoMatematicoDidatico.pdf84ba0faa2188adf4ab95bbe5fa9dac7fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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