Processos de regulação na produção escrita em Português língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: SILVA, Renata de Cássia Dória da lattes
Orientador(a): CUNHA, Myriam Crestian Chaves da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Instituto de Letras e Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11483
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da produção escrita em Português Língua Estrangeira (PLE) e justifica-se pela crescente demanda em formação nessa língua em diversos contextos geográficos e institucionais. Mais especificamente, procuramos investigar em que medida procedimentos de avaliação formativa favorecem a apropriação das competências de produção escrita junto a um público de PLE que frequentou aulas de português durante sete meses no ano de 2011. Para isso, buscamos elaborar e experimentar instrumentos facilitadores da regulação da produção escrita em PLE, bem como analisar como o uso desses instrumentos repercutiu na aprendizagem da produção escrita desses aprendentes na língua portuguesa. A pesquisa foi realizada com um público de estudantes estrangeiros, vindos ao Brasil no âmbito do programa de convênio PEC-G do governo federal e que se preparam para se submeter ao exame de certificação CELPE-Bras. A entrada destes estudantes em uma universidade brasileira depende da sua aprovação nesse exame nacional. Esses aprendentes precisam ler e redigir com proficiência textos pertencentes a diferentes gêneros textuais para serem bem sucedidos não apenas no exame de certificação, mas também em suas futuras atividades acadêmicas no Brasil. A fundamentação teórica permitiu-nos aprofundar, por um lado, a caracterização da avaliação formativa como dispositivo regulatório no ensino e na aprendizagem de uma língua e, por outro, a descrição dos processos da produção escrita e das exigências dessa tarefa em contexto de PLE. A investigação foi realizada mediante uma pesquisa-ação junto ao público escolhido, de modo a ajudar os aprendentes a se apropriarem dos recursos necessários para solucionar seus problemas de produção escrita. Os resultados finais deste trabalho indicam que os procedimentos formativos de coavaliação e autoavaliação favorecem a regulação da escrita em PLE permitindo aos aprendentes uma melhoria na sua produção textual e, presume-se, na sua competência textual, muito embora as atividades de ensino ou sua ausência pareçam ter uma forte importância.
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Mais especificamente, procuramos investigar em que medida procedimentos de avaliação formativa favorecem a apropriação das competências de produção escrita junto a um público de PLE que frequentou aulas de português durante sete meses no ano de 2011. Para isso, buscamos elaborar e experimentar instrumentos facilitadores da regulação da produção escrita em PLE, bem como analisar como o uso desses instrumentos repercutiu na aprendizagem da produção escrita desses aprendentes na língua portuguesa. A pesquisa foi realizada com um público de estudantes estrangeiros, vindos ao Brasil no âmbito do programa de convênio PEC-G do governo federal e que se preparam para se submeter ao exame de certificação CELPE-Bras. A entrada destes estudantes em uma universidade brasileira depende da sua aprovação nesse exame nacional. Esses aprendentes precisam ler e redigir com proficiência textos pertencentes a diferentes gêneros textuais para serem bem sucedidos não apenas no exame de certificação, mas também em suas futuras atividades acadêmicas no Brasil. A fundamentação teórica permitiu-nos aprofundar, por um lado, a caracterização da avaliação formativa como dispositivo regulatório no ensino e na aprendizagem de uma língua e, por outro, a descrição dos processos da produção escrita e das exigências dessa tarefa em contexto de PLE. A investigação foi realizada mediante uma pesquisa-ação junto ao público escolhido, de modo a ajudar os aprendentes a se apropriarem dos recursos necessários para solucionar seus problemas de produção escrita. Os resultados finais deste trabalho indicam que os procedimentos formativos de coavaliação e autoavaliação favorecem a regulação da escrita em PLE permitindo aos aprendentes uma melhoria na sua produção textual e, presume-se, na sua competência textual, muito embora as atividades de ensino ou sua ausência pareçam ter uma forte importância.This paper aims at contributing to the development of the teaching-learning written production in PFL (Portuguese as a Foreign Language) and it is justified by the increasing demand of this language in several institutional and geographic contexts. More specifically, it investigates in which ways some formative assessment procedures help the appropriation of competences of the written production for the PFL users who attended the Portuguese classes for seven months in the year of 2011. For this reason, we tried to elaborate and experiment some instruments as facilitators of the written production regulation in PLE, as well as analyze how the use of these instruments impacted in the written production learning of these Portuguese language learners. The research was done with a group of foreign students who came to Brazil taking part of the federal government program PEC-G and prepare themselves to take the CELPE-Bras certification examination. The entrance of these students in a Brazilian university depends on their approval in this national examination. These learners need to read and write, with proficiency, texts which belong to different genres in order to be well succeeded not only in the certification examination but also in the future academic activities in Brazil. The theoretical reference allowed us, in a way, to go deeper in the formative assessment as a regulatory device in the teaching and learning of a language as well as, in another way, helped in the description of the written production processes and of the requirements of this task in the PFL context. The investigation was done through a research with the students so that they could be helped use the necessary resources to solve their problems concerning the written production. The final results of this work point that the co-assessment and self-assessment formative procedures favor the written regulation in PFL allowing the learners to improve their textual production as well as, it is assumed that they also improve their textual competence although the teaching activities as well as their absence seem to be of great importance.CESAP - Faculdade Afonso ClaúdioporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPABrasilInstituto de Letras e Comunicação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕESESTUDOS LINGUÍSTICOSLinguísticaAvaliação educacionalLíngua portuguesa - EscritaLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosProcessos de regulação na produção escrita em Português língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCUNHA, Myriam Crestian Chaves dahttp://lattes.cnpq.br/0057919162522146http://lattes.cnpq.br/9022082370860977SILVA, Renata de Cássia Dória dainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_ProcessosRegulacaoProducao.pdfDissertacao_ProcessosRegulacaoProducao.pdfapplication/pdf13059360http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11483/1/Dissertacao_ProcessosRegulacaoProducao.pdfee726707c4730ce17eff84f6ac2de65dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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