Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
|
Departamento: |
Instituto de Letras e Comunicação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9298 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é compreender como a ciência é utilizada nas narrativas dos anúncios publicitários televisivos veiculados, no período de junho a novembro de 2013, nas emissoras TV Liberal e Record Belém, ambas localizadas em Belém do Pará. Nossa proposta é delineada como um desdobramento da pesquisa Representações da Mulher Cientista na TV Brasileira e no Imaginário de Adolescentes, na qual percebemos a recorrência da utilização da ciência em anúncios publicitários na grade de programação da TV aberta. Com base no que foi coletado naquela pesquisa, configura-se um novo corpus composto por 83 anúncios publicitários, com objetivo de analisar como a ciência configura as narrativas publicitárias. A partir de pesquisa e revisão bibliográfica discutimos a publicidade como narrativa fortemente articulada ao mercado e ao nosso cotidiano, revelando-se uma mediação de processos comunicacionais e construtora de modelos (TOALDO, 2005; GOMES, 2008; PIEDRAS, 2009; TRINDADE, 2012; MOTTA, 2013). Para analisar o uso da ciência nessas narrativas e discutir a relação que esse uso estabelece com a sociedade, seguimos a proposta analítica de Motta (2013), composta por sete movimentos. Esses movimentos analíticos nos permitem decompor e recompor as narrativas com foco nos processos de comunicação que perpassam os anúncios publicitários televisivos. Identificamos e discutimos nove estratégias de utilização da ciência na construção das narrativas publicitárias, que são: (i) o componente científico; (ii) o ambiente científico; (iii) o convite à experimentação; (iv) a relação com a inovação; (v) a ficção e a realidade; (vi) as animações e ilustrações científicas; (vii) os cientistas e especialistas como personagens; (viii) as celebridades como personagens; (ix) os não especialistas como personagens. Tais estratégias estabelecem uma noção de que o conhecimento científico é fonte de soluções para problemas cotidianos ao propiciar um ambiente de criação e inovação capaz de gerar tecnologias que promovem novas práticas sociais e se incorporam ao dia a dia dos sujeitos sociais. |
id |
UFPA_e98ce8447b5cc70969dc2cab923a6b89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/9298 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-11-24T17:41:04Z2017-11-24T17:41:04Z2017-03-22SOUZA, Weverton Raiol Gomes de. Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9298O objetivo desta dissertação é compreender como a ciência é utilizada nas narrativas dos anúncios publicitários televisivos veiculados, no período de junho a novembro de 2013, nas emissoras TV Liberal e Record Belém, ambas localizadas em Belém do Pará. Nossa proposta é delineada como um desdobramento da pesquisa Representações da Mulher Cientista na TV Brasileira e no Imaginário de Adolescentes, na qual percebemos a recorrência da utilização da ciência em anúncios publicitários na grade de programação da TV aberta. Com base no que foi coletado naquela pesquisa, configura-se um novo corpus composto por 83 anúncios publicitários, com objetivo de analisar como a ciência configura as narrativas publicitárias. A partir de pesquisa e revisão bibliográfica discutimos a publicidade como narrativa fortemente articulada ao mercado e ao nosso cotidiano, revelando-se uma mediação de processos comunicacionais e construtora de modelos (TOALDO, 2005; GOMES, 2008; PIEDRAS, 2009; TRINDADE, 2012; MOTTA, 2013). Para analisar o uso da ciência nessas narrativas e discutir a relação que esse uso estabelece com a sociedade, seguimos a proposta analítica de Motta (2013), composta por sete movimentos. Esses movimentos analíticos nos permitem decompor e recompor as narrativas com foco nos processos de comunicação que perpassam os anúncios publicitários televisivos. Identificamos e discutimos nove estratégias de utilização da ciência na construção das narrativas publicitárias, que são: (i) o componente científico; (ii) o ambiente científico; (iii) o convite à experimentação; (iv) a relação com a inovação; (v) a ficção e a realidade; (vi) as animações e ilustrações científicas; (vii) os cientistas e especialistas como personagens; (viii) as celebridades como personagens; (ix) os não especialistas como personagens. Tais estratégias estabelecem uma noção de que o conhecimento científico é fonte de soluções para problemas cotidianos ao propiciar um ambiente de criação e inovação capaz de gerar tecnologias que promovem novas práticas sociais e se incorporam ao dia a dia dos sujeitos sociais.The objective of this dissertation is to understand how science is used in the narratives of advertisements broadcasted, between June and September of 2013, on TV Liberal and Record Belém broadcasters, both located in Belém, Pará. Our proposal is an outcome of the research “Representations of Women Scientist at Brazilian TV and on Teenagers Imaginary”, in which we perceived the occurrence of the utilization of science on advertisements in the program schedule of free-to-air TV. Using the data collected in that research, we made a new corpus of 83 advertisements aiming to analyze how science configure the advertising narratives. With the research and bibliographic review, we saw that advertising is heavily articulated to the market and our day-to-day lives, revealing itself as a mediation of communicational processes and a model constructor (TOALDO, 2005; GOMES, 2008; PIEDRAS, 2009; TRINDADE, 2012; MOTTA, 2013). To analyze the use of science in these narratives and discuss the relation that this use stablishes on society, we follow the analytic proposal of Motta (2013) that consists on seven acts. These analytic acts allow us to decompose and recompose the narratives focusing on the processes of communication that pass through television advertisements. We identified and discussed nine strategies of science utilization on the construction of advertising narratives, which are: (i) the scientific component; (ii) the scientific environment; (iii) the invitation to experimentation; (iv) the relation with innovation; (v) fiction and reality; (vi) the scientific animations and illustrations; (vii) the specialist and scientist characters; (viii) the celebrity characters; (ix) and the non-specialist characters. Those strategies stablish a notion that the scientific knowledge is a source of solutions to everyday problems by providing a creation and innovation environment capable of generating technologies that promote new social practices and are incorporated to the daily lives of the social subjects.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e AmazôniaUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOPublicidadeCiênciaAnálise pragmática da narrativaTelevisãoComunicaçãoPublicidadeNarrativaTV abertaPublicidade e ciência: narrativas na tv abertainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMALCHER, Maria Ataidehttp://lattes.cnpq.br/5418062253829906http://lattes.cnpq.br/0741464452542806SOUZA, Weverton Raiol Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_PublicidadeCienciaNarrativas.pdfDissertacao_PublicidadeCienciaNarrativas.pdfapplication/pdf9683412http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/1/Dissertacao_PublicidadeCienciaNarrativas.pdf1a2af99d9e14a718cff672ed561dd5e0MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_PublicidadeCienciaNarrativas.pdf.txtDissertacao_PublicidadeCienciaNarrativas.pdf.txtExtracted texttext/plain375843http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/6/Dissertacao_PublicidadeCienciaNarrativas.pdf.txt651c3ab284d6e77de59e1f1fee1f8d7eMD562011/92982017-11-25 02:00:47.741oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232017-11-25T05:00:47Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta |
title |
Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta |
spellingShingle |
Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta SOUZA, Weverton Raiol Gomes de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO Publicidade Ciência Análise pragmática da narrativa Televisão Comunicação Publicidade Narrativa TV aberta |
title_short |
Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta |
title_full |
Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta |
title_fullStr |
Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta |
title_full_unstemmed |
Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta |
title_sort |
Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta |
author |
SOUZA, Weverton Raiol Gomes de |
author_facet |
SOUZA, Weverton Raiol Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MALCHER, Maria Ataide |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5418062253829906 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0741464452542806 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Weverton Raiol Gomes de |
contributor_str_mv |
MALCHER, Maria Ataide |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO Publicidade Ciência Análise pragmática da narrativa Televisão Comunicação Publicidade Narrativa TV aberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Ciência Análise pragmática da narrativa Televisão Comunicação Publicidade Narrativa TV aberta |
description |
O objetivo desta dissertação é compreender como a ciência é utilizada nas narrativas dos anúncios publicitários televisivos veiculados, no período de junho a novembro de 2013, nas emissoras TV Liberal e Record Belém, ambas localizadas em Belém do Pará. Nossa proposta é delineada como um desdobramento da pesquisa Representações da Mulher Cientista na TV Brasileira e no Imaginário de Adolescentes, na qual percebemos a recorrência da utilização da ciência em anúncios publicitários na grade de programação da TV aberta. Com base no que foi coletado naquela pesquisa, configura-se um novo corpus composto por 83 anúncios publicitários, com objetivo de analisar como a ciência configura as narrativas publicitárias. A partir de pesquisa e revisão bibliográfica discutimos a publicidade como narrativa fortemente articulada ao mercado e ao nosso cotidiano, revelando-se uma mediação de processos comunicacionais e construtora de modelos (TOALDO, 2005; GOMES, 2008; PIEDRAS, 2009; TRINDADE, 2012; MOTTA, 2013). Para analisar o uso da ciência nessas narrativas e discutir a relação que esse uso estabelece com a sociedade, seguimos a proposta analítica de Motta (2013), composta por sete movimentos. Esses movimentos analíticos nos permitem decompor e recompor as narrativas com foco nos processos de comunicação que perpassam os anúncios publicitários televisivos. Identificamos e discutimos nove estratégias de utilização da ciência na construção das narrativas publicitárias, que são: (i) o componente científico; (ii) o ambiente científico; (iii) o convite à experimentação; (iv) a relação com a inovação; (v) a ficção e a realidade; (vi) as animações e ilustrações científicas; (vii) os cientistas e especialistas como personagens; (viii) as celebridades como personagens; (ix) os não especialistas como personagens. Tais estratégias estabelecem uma noção de que o conhecimento científico é fonte de soluções para problemas cotidianos ao propiciar um ambiente de criação e inovação capaz de gerar tecnologias que promovem novas práticas sociais e se incorporam ao dia a dia dos sujeitos sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-24T17:41:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-24T17:41:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Weverton Raiol Gomes de. Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9298 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Weverton Raiol Gomes de. Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/1/Dissertacao_PublicidadeCienciaNarrativas.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9298/6/Dissertacao_PublicidadeCienciaNarrativas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a2af99d9e14a718cff672ed561dd5e0 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 651c3ab284d6e77de59e1f1fee1f8d7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1797788522152722432 |