A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Alves, Jorge José Ferreira de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6581
Resumo: This work deals with the compositional principles and techniques used to create a cycle of pieces written by the author and named Genesis. This cycle consists of four pieces for Viola de Arame (Brazilian Viola) solo, Viola de Arame and flute, and Viola de Arame accompanied by two instrumental ensembles (Genesis II and Genesis IV). The compositional process applied on the Cycle was a result of a research on the application of the sonority of the Brazilian Viola as sound material, making use of techniques from the so-called Spectral Music. The theoretical groundwork for the comprehension of spectral music was found in Tristan Murail (1993), François Rose (1996) and Joshua Fineberg (2000), among other authors. Based on this set of references, the compositional processes applied to Genesis were analyzed and registered, from the most elementary procedures, such as the usage of the harmonic series applied on the first piece, to the most specific one, such as ring modulation, used in Genesis II and Genesis III. The fourth piece was composed using a computer program for spectral analysis, editing, and synthesis. The resultant material produced by the application of this piece of software on sounds from the Brazilian Viola was used to construct and analyze sound aggregates that were considered raw material of the composition process.
id UFPB_3f056309b10b5514eaed1765cf138921
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6581
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo GenesisMúsica EspectralViola de ArameComposição MusicalSpectral MusicViola de ArameMusical CompositionARTES::MUSICAThis work deals with the compositional principles and techniques used to create a cycle of pieces written by the author and named Genesis. This cycle consists of four pieces for Viola de Arame (Brazilian Viola) solo, Viola de Arame and flute, and Viola de Arame accompanied by two instrumental ensembles (Genesis II and Genesis IV). The compositional process applied on the Cycle was a result of a research on the application of the sonority of the Brazilian Viola as sound material, making use of techniques from the so-called Spectral Music. The theoretical groundwork for the comprehension of spectral music was found in Tristan Murail (1993), François Rose (1996) and Joshua Fineberg (2000), among other authors. Based on this set of references, the compositional processes applied to Genesis were analyzed and registered, from the most elementary procedures, such as the usage of the harmonic series applied on the first piece, to the most specific one, such as ring modulation, used in Genesis II and Genesis III. The fourth piece was composed using a computer program for spectral analysis, editing, and synthesis. The resultant material produced by the application of this piece of software on sounds from the Brazilian Viola was used to construct and analyze sound aggregates that were considered raw material of the composition process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho trata dos princípios e técnicas composicionais empregados para criar um ciclo de peças escritas pelo Autor, denominado Genesis. Esse ciclo consiste de quatro peças: viola de arame solo, viola de arame e flauta, e viola de arame acompanhada de dois grupos instrumentais (Genesis II e Genesis IV). O processo composicional das peças que integram o ciclo foi resultado de uma pesquisa sobre a aplicação da sonoridade da viola de arame como material composicional, utilizando técnicas oriundas da chamada música espectral. A fundamentação teórica para a compreensão da música espectral partiu de autores como Tristan Murail (1993), François Rose (1996) e Joshua Fineberg (2000), entre outros. Com base nesses referenciais, foram analisados e registrados os processos composicionais aplicados na composição do ciclo, desde os procedimentos mais elementares, como a utilização da série harmônica em Genesis I, até procedimentos mais específicos, como a técnica de modulação em anel utilizada em Genesis II e Genesis III. A quarta peça foi composta usando um programa de computador para análise espectral, edição e síntese. O material resultante produzido pela aplicação desse programa em sons oriundos da viola de arame foi usado para construir e analisar agregados sonoros que foram considerados matéria-prima do procedimento composicional.Universidade Federal da Paraí­baBRMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBAlves, Jose Orlandohttp://lattes.cnpq.br/7489998401989630Alves, Jorge José Ferreira de Lima2015-05-14T12:52:23Z2018-07-21T00:22:40Z2011-10-242018-07-21T00:22:40Z2009-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Jorge José Ferreira de Lima. A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:25:22Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:25:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
title A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
spellingShingle A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
Alves, Jorge José Ferreira de Lima
Música Espectral
Viola de Arame
Composição Musical
Spectral Music
Viola de Arame
Musical Composition
ARTES::MUSICA
title_short A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
title_full A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
title_fullStr A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
title_full_unstemmed A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
title_sort A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
author Alves, Jorge José Ferreira de Lima
author_facet Alves, Jorge José Ferreira de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Jose Orlando
http://lattes.cnpq.br/7489998401989630
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jorge José Ferreira de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Música Espectral
Viola de Arame
Composição Musical
Spectral Music
Viola de Arame
Musical Composition
ARTES::MUSICA
topic Música Espectral
Viola de Arame
Composição Musical
Spectral Music
Viola de Arame
Musical Composition
ARTES::MUSICA
description This work deals with the compositional principles and techniques used to create a cycle of pieces written by the author and named Genesis. This cycle consists of four pieces for Viola de Arame (Brazilian Viola) solo, Viola de Arame and flute, and Viola de Arame accompanied by two instrumental ensembles (Genesis II and Genesis IV). The compositional process applied on the Cycle was a result of a research on the application of the sonority of the Brazilian Viola as sound material, making use of techniques from the so-called Spectral Music. The theoretical groundwork for the comprehension of spectral music was found in Tristan Murail (1993), François Rose (1996) and Joshua Fineberg (2000), among other authors. Based on this set of references, the compositional processes applied to Genesis were analyzed and registered, from the most elementary procedures, such as the usage of the harmonic series applied on the first piece, to the most specific one, such as ring modulation, used in Genesis II and Genesis III. The fourth piece was composed using a computer program for spectral analysis, editing, and synthesis. The resultant material produced by the application of this piece of software on sounds from the Brazilian Viola was used to construct and analyze sound aggregates that were considered raw material of the composition process.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-27
2011-10-24
2015-05-14T12:52:23Z
2018-07-21T00:22:40Z
2018-07-21T00:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Jorge José Ferreira de Lima. A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6581
identifier_str_mv ALVES, Jorge José Ferreira de Lima. A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057828693737472