A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Filosofia Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593 |
Resumo: | Taught forty-nine times between 1756 and 1796, Kant's Physical Geography courses were conceived – together with those of Anthropology – as "propaedeutics" and "condition of possibility" for all forms of practical knowledge of the world, Among its most outstanding goals, "to civilize young students to become 'citizens of the world'." Kant understands by Physical Geography an empirical form of knowledge of spatial ordering and structures, producer of local and regional truths territorially derived from specific rules of citizenship. Until very recently neglected by scholars, the Physical Geography Courses were insufficiently explored and thus also the then visible implications that this empirical discipline has for Kant's conception of cosmopolitan ethics and education. It is necessary, therefore, to surpass the asystematic character of its composition, the prejudices therein manifested and the curiosities devoid of scientificity, and to systematically consider its general ideas and purposes, which have a direct repercussion on the Kantian understanding of pedagogy and morality. |
id |
UFPB_52873a662e12bfd3dbbdcb6bf6be8b6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/14593 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismoGeografia físicaKantEducaçãoConhecimento do mundoCosmopolitismoPhysical geographyEducationKnowledge of the worldCosmopolitanismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIATaught forty-nine times between 1756 and 1796, Kant's Physical Geography courses were conceived – together with those of Anthropology – as "propaedeutics" and "condition of possibility" for all forms of practical knowledge of the world, Among its most outstanding goals, "to civilize young students to become 'citizens of the world'." Kant understands by Physical Geography an empirical form of knowledge of spatial ordering and structures, producer of local and regional truths territorially derived from specific rules of citizenship. Until very recently neglected by scholars, the Physical Geography Courses were insufficiently explored and thus also the then visible implications that this empirical discipline has for Kant's conception of cosmopolitan ethics and education. It is necessary, therefore, to surpass the asystematic character of its composition, the prejudices therein manifested and the curiosities devoid of scientificity, and to systematically consider its general ideas and purposes, which have a direct repercussion on the Kantian understanding of pedagogy and morality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESMinistrados quarenta e nove vezes entre os anos de 1756 e 1796, os cursos de Geografia Física de Kant foram concebidos – junto aos de Antropologia – como “propedêutica” e “condição de possibilidade” para todas as formas de conhecimento prático do mundo e visavam, entre seus mais destacados objetivos, “civilizar jovens estudantes para se tornarem „cidadãos do mundo‟”. Kant entende por Geografia Física uma forma empírica de conhecimento da ordenação e estruturas espaciais, produtora de verdades locais e regionais territorialmente derivadas de regras específicas da cidadania. Até muito recentemente negligenciados pelos estudiosos, os Cursos de Geografia Física encontravam-se insuficientemente explorados e, assim, também as então visíveis implicações que esta disciplina empírica tem para a concepção kantiana da ética e da educação cosmopolitas. Impõe-se, portanto, que se ultrapasse o caráter assistemático de sua composição, os preconceitos ali manifestos e as curiosidades desprovidas de cientificidade, e se considere sistematicamente suas ideias e propósitos gerais os quais repercutem diretamente na compreensão kantiana de pedagogia e de moralidade.Universidade Federal da ParaíbaBrasilFilosofiaPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPBDurmaier, Ana Thereza de Miranda Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/9534463453703327Serafim, Vicente Fagner Morais2019-06-05T18:32:32Z2019-06-052019-06-05T18:32:32Z2015-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-06-05T18:32:32Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/14593Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-06-05T18:32:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo |
title |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo |
spellingShingle |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo Serafim, Vicente Fagner Morais Geografia física Kant Educação Conhecimento do mundo Cosmopolitismo Physical geography Education Knowledge of the world Cosmopolitanism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
title_short |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo |
title_full |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo |
title_fullStr |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo |
title_full_unstemmed |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo |
title_sort |
A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo |
author |
Serafim, Vicente Fagner Morais |
author_facet |
Serafim, Vicente Fagner Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Durmaier, Ana Thereza de Miranda Cordeiro http://lattes.cnpq.br/9534463453703327 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serafim, Vicente Fagner Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia física Kant Educação Conhecimento do mundo Cosmopolitismo Physical geography Education Knowledge of the world Cosmopolitanism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
topic |
Geografia física Kant Educação Conhecimento do mundo Cosmopolitismo Physical geography Education Knowledge of the world Cosmopolitanism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
description |
Taught forty-nine times between 1756 and 1796, Kant's Physical Geography courses were conceived – together with those of Anthropology – as "propaedeutics" and "condition of possibility" for all forms of practical knowledge of the world, Among its most outstanding goals, "to civilize young students to become 'citizens of the world'." Kant understands by Physical Geography an empirical form of knowledge of spatial ordering and structures, producer of local and regional truths territorially derived from specific rules of citizenship. Until very recently neglected by scholars, the Physical Geography Courses were insufficiently explored and thus also the then visible implications that this empirical discipline has for Kant's conception of cosmopolitan ethics and education. It is necessary, therefore, to surpass the asystematic character of its composition, the prejudices therein manifested and the curiosities devoid of scientificity, and to systematically consider its general ideas and purposes, which have a direct repercussion on the Kantian understanding of pedagogy and morality. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 2019-06-05T18:32:32Z 2019-06-05 2019-06-05T18:32:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Filosofia Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Filosofia Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1798964156664119296 |