Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Costa, Ivandiely Pessoa Pinto de Menezes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Antropologia
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21090
Resumo: How does the teaching activity organize the conceptions about gender and sexuality put by children in their narratives and observations about the adults’ world? This central question guides this dissertation, which aims to study the conceptions about gender and childhood present in the initial schooling process of a public school in the municipality of Mamanguape, located on the North Coast of the state of Paraíba, Brazil. The research consisted of an analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), formal interviews, informal conversations and field observations of everyday school life, in order to examine the notions of “care” and “needy”, “gender” and “generification”, and the sexual division of labor among teachers, as well as their professional training. It results, therefore, in the understanding of teaching activity as a didactic space, producer of reflexivity, discourses and subjectivities about children's bodies and the social context where they live, established from daily debates about boys and girls, games, violence and care, without ignoring, for this, the active presence of children themselves.
id UFPB_8da48f439505b0daada3c309cd12797a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/21090
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com criançasEscolaInfânciaGêneroTrabalho docenteCuidadoSchoolChildhoodGenreTeaching workCareCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAHow does the teaching activity organize the conceptions about gender and sexuality put by children in their narratives and observations about the adults’ world? This central question guides this dissertation, which aims to study the conceptions about gender and childhood present in the initial schooling process of a public school in the municipality of Mamanguape, located on the North Coast of the state of Paraíba, Brazil. The research consisted of an analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), formal interviews, informal conversations and field observations of everyday school life, in order to examine the notions of “care” and “needy”, “gender” and “generification”, and the sexual division of labor among teachers, as well as their professional training. It results, therefore, in the understanding of teaching activity as a didactic space, producer of reflexivity, discourses and subjectivities about children's bodies and the social context where they live, established from daily debates about boys and girls, games, violence and care, without ignoring, for this, the active presence of children themselves.NenhumaComo a atividade docente organiza as concepções sobre gênero e sexualidade colocadas por crianças em suas narrativas e observações sobre o mundo dos adultos? Esta questão central norteia a presente dissertação, que é voltada ao estudo das concepções sobre gênero e infância presentes no processo inicial de escolarização de uma escola pública do município de Mamanguape, localizada no Litoral Norte do estado da Paraíba, Brasil. A pesquisa consistiu em análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), entrevistas formais, conversas informais e observações de campo do cotidiano escolar, de maneira a examinar as noções de “cuidado” e “carência”, “gênero” e “generificação”, e a divisão sexual do trabalho entre os docentes, bem como sua formação profissional. Resulta, portanto, na compreensão da atividade docente como um espaço didático, produtor de reflexividade, discursos e subjetividades sobre o corpo da criança e o contexto social onde ela se encontra, estabelecido a partir de debates cotidianos sobre meninos e meninas, brincadeiras, violência e cuidado, sem ignorar, para isso, a presença ativa das crianças.Universidade Federal da ParaíbaBrasilAntropologiaPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPBPires, Flávia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6989436256176648Nascimento, Pedro Francisco Guedes dohttp://lattes.cnpq.br/0419711056417011Costa, Ivandiely Pessoa Pinto de Menezes2021-09-23T23:56:47Z2021-04-102021-09-23T23:56:47Z2020-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21090porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-08-09T17:52:47Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/21090Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-08-09T17:52:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
title Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
spellingShingle Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
Costa, Ivandiely Pessoa Pinto de Menezes
Escola
Infância
Gênero
Trabalho docente
Cuidado
School
Childhood
Genre
Teaching work
Care
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
title_full Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
title_fullStr Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
title_full_unstemmed Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
title_sort Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
author Costa, Ivandiely Pessoa Pinto de Menezes
author_facet Costa, Ivandiely Pessoa Pinto de Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Flávia Ferreira
http://lattes.cnpq.br/6989436256176648
Nascimento, Pedro Francisco Guedes do
http://lattes.cnpq.br/0419711056417011
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ivandiely Pessoa Pinto de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Infância
Gênero
Trabalho docente
Cuidado
School
Childhood
Genre
Teaching work
Care
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic Escola
Infância
Gênero
Trabalho docente
Cuidado
School
Childhood
Genre
Teaching work
Care
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description How does the teaching activity organize the conceptions about gender and sexuality put by children in their narratives and observations about the adults’ world? This central question guides this dissertation, which aims to study the conceptions about gender and childhood present in the initial schooling process of a public school in the municipality of Mamanguape, located on the North Coast of the state of Paraíba, Brazil. The research consisted of an analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), formal interviews, informal conversations and field observations of everyday school life, in order to examine the notions of “care” and “needy”, “gender” and “generification”, and the sexual division of labor among teachers, as well as their professional training. It results, therefore, in the understanding of teaching activity as a didactic space, producer of reflexivity, discourses and subjectivities about children's bodies and the social context where they live, established from daily debates about boys and girls, games, violence and care, without ignoring, for this, the active presence of children themselves.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14
2021-09-23T23:56:47Z
2021-04-10
2021-09-23T23:56:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21090
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Antropologia
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Antropologia
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964178088624128