A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Sociologia Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15380 |
Resumo: | The reflections presented in this text presents with the processes operationalized control and domination within the school, problematizing the relations of power established by them, having as point of reference the operative discourses on social markers of difference: race, gender and sexuality. In this way, I develop a study that problematizes the epistemological bases that underpin these systems of domination contributing to the construction of social identification processes, investing in the production of differences as relational complexes. In this perspective, the purpose of this work is realize and understand, from the Estanislau Eloy Municipal School, the impacts of the transformations under way in Brazil, mapping the discursive and epistemological interlocutions articulated to the processes of control and domination, that happens in education field. In this way, the problematizations presented here, shows that the school and curriculum are important devices that make dynamics of control and social domination, with reference to the production of subjects normalized and abject. These dynamics contribute to the consolidation of social values previously established at the same time as they invest against subjects that blur the boundaries set by discourses on gender identities and sexualities considered deviant, slipping into forms of physical violence and within and outside educational space. |
id |
UFPB_9ea9c83172ee6c38c4cf5c6dd4b537d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/15380 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacionalGêneroSexualidadesRaçaEscolaDiscursosGenderSexualitiesBreedSchoolSpeechesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAThe reflections presented in this text presents with the processes operationalized control and domination within the school, problematizing the relations of power established by them, having as point of reference the operative discourses on social markers of difference: race, gender and sexuality. In this way, I develop a study that problematizes the epistemological bases that underpin these systems of domination contributing to the construction of social identification processes, investing in the production of differences as relational complexes. In this perspective, the purpose of this work is realize and understand, from the Estanislau Eloy Municipal School, the impacts of the transformations under way in Brazil, mapping the discursive and epistemological interlocutions articulated to the processes of control and domination, that happens in education field. In this way, the problematizations presented here, shows that the school and curriculum are important devices that make dynamics of control and social domination, with reference to the production of subjects normalized and abject. These dynamics contribute to the consolidation of social values previously established at the same time as they invest against subjects that blur the boundaries set by discourses on gender identities and sexualities considered deviant, slipping into forms of physical violence and within and outside educational space.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESAs reflexões apresentadas neste texto tratam dos processos de controle e dominação operacionalizados no âmbito da escola, problematizando as relações de poder estabelecidas, tendo como ponto de referência os discursos operacionalizados sobre os marcadores sociais da diferença: raça, gênero e sexualidades. Desta forma, desenvolvo uma abordagem que problematiza as bases epistemológicas que sustentam esses sistemas de dominação social, contribuindo para a construção dos processos de identificação social, investindo na produção das diferenças enquanto complexos relacionais. Nessa perspectiva, o objetivo que se coloca para realização deste trabalho se volta para perceber e compreender, a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estanislau Eloy, os impactos das transformações em curso no Brasil, mapeando as interlocuções discursivas e epistemológicas articuladas aos processos de controle e dominação, que operam sobre a educação. Dessa forma, as problematizações ora apresentadas, evidenciam que a escola e o currículo se constituem como importantes dispositivos que compõem as dinâmicas de controle e dominação social, tendo como referência a produção de sujeitos normalizados e abjetos. Tais dinâmicas contribuem para a consolidação dos valores socialmente estabelecidos, ao mesmo tempo em que investem contra os sujeitos que borram as fronteiras estabelecidas pelos discursos no tocante das identidades de gênero e sexualidades consideradas desviantes, resvalando em formas de violência física e simbólicas dentro e fora do espaço educacional.Universidade Federal da ParaíbaBrasilSociologiaPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPBMachado, Charliton José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2036729143677618Sales, Romualdo da Silva2019-08-26T18:55:57Z2019-08-082019-08-26T18:55:57Z2019-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15380porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-08-26T18:55:57Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/15380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-08-26T18:55:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional |
title |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional |
spellingShingle |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional Sales, Romualdo da Silva Gênero Sexualidades Raça Escola Discursos Gender Sexualities Breed School Speeches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional |
title_full |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional |
title_fullStr |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional |
title_full_unstemmed |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional |
title_sort |
A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional |
author |
Sales, Romualdo da Silva |
author_facet |
Sales, Romualdo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Charliton José dos Santos http://lattes.cnpq.br/2036729143677618 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Romualdo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Sexualidades Raça Escola Discursos Gender Sexualities Breed School Speeches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
Gênero Sexualidades Raça Escola Discursos Gender Sexualities Breed School Speeches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
The reflections presented in this text presents with the processes operationalized control and domination within the school, problematizing the relations of power established by them, having as point of reference the operative discourses on social markers of difference: race, gender and sexuality. In this way, I develop a study that problematizes the epistemological bases that underpin these systems of domination contributing to the construction of social identification processes, investing in the production of differences as relational complexes. In this perspective, the purpose of this work is realize and understand, from the Estanislau Eloy Municipal School, the impacts of the transformations under way in Brazil, mapping the discursive and epistemological interlocutions articulated to the processes of control and domination, that happens in education field. In this way, the problematizations presented here, shows that the school and curriculum are important devices that make dynamics of control and social domination, with reference to the production of subjects normalized and abject. These dynamics contribute to the consolidation of social values previously established at the same time as they invest against subjects that blur the boundaries set by discourses on gender identities and sexualities considered deviant, slipping into forms of physical violence and within and outside educational space. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-26T18:55:57Z 2019-08-08 2019-08-26T18:55:57Z 2019-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15380 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Sociologia Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Sociologia Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1797057854031527936 |