A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Sales, Romualdo da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15380
Resumo: The reflections presented in this text presents with the processes operationalized control and domination within the school, problematizing the relations of power established by them, having as point of reference the operative discourses on social markers of difference: race, gender and sexuality. In this way, I develop a study that problematizes the epistemological bases that underpin these systems of domination contributing to the construction of social identification processes, investing in the production of differences as relational complexes. In this perspective, the purpose of this work is realize and understand, from the Estanislau Eloy Municipal School, the impacts of the transformations under way in Brazil, mapping the discursive and epistemological interlocutions articulated to the processes of control and domination, that happens in education field. In this way, the problematizations presented here, shows that the school and curriculum are important devices that make dynamics of control and social domination, with reference to the production of subjects normalized and abject. These dynamics contribute to the consolidation of social values previously established at the same time as they invest against subjects that blur the boundaries set by discourses on gender identities and sexualities considered deviant, slipping into forms of physical violence and within and outside educational space.
id UFPB_9ea9c83172ee6c38c4cf5c6dd4b537d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/15380
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacionalGêneroSexualidadesRaçaEscolaDiscursosGenderSexualitiesBreedSchoolSpeechesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAThe reflections presented in this text presents with the processes operationalized control and domination within the school, problematizing the relations of power established by them, having as point of reference the operative discourses on social markers of difference: race, gender and sexuality. In this way, I develop a study that problematizes the epistemological bases that underpin these systems of domination contributing to the construction of social identification processes, investing in the production of differences as relational complexes. In this perspective, the purpose of this work is realize and understand, from the Estanislau Eloy Municipal School, the impacts of the transformations under way in Brazil, mapping the discursive and epistemological interlocutions articulated to the processes of control and domination, that happens in education field. In this way, the problematizations presented here, shows that the school and curriculum are important devices that make dynamics of control and social domination, with reference to the production of subjects normalized and abject. These dynamics contribute to the consolidation of social values previously established at the same time as they invest against subjects that blur the boundaries set by discourses on gender identities and sexualities considered deviant, slipping into forms of physical violence and within and outside educational space.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESAs reflexões apresentadas neste texto tratam dos processos de controle e dominação operacionalizados no âmbito da escola, problematizando as relações de poder estabelecidas, tendo como ponto de referência os discursos operacionalizados sobre os marcadores sociais da diferença: raça, gênero e sexualidades. Desta forma, desenvolvo uma abordagem que problematiza as bases epistemológicas que sustentam esses sistemas de dominação social, contribuindo para a construção dos processos de identificação social, investindo na produção das diferenças enquanto complexos relacionais. Nessa perspectiva, o objetivo que se coloca para realização deste trabalho se volta para perceber e compreender, a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estanislau Eloy, os impactos das transformações em curso no Brasil, mapeando as interlocuções discursivas e epistemológicas articuladas aos processos de controle e dominação, que operam sobre a educação. Dessa forma, as problematizações ora apresentadas, evidenciam que a escola e o currículo se constituem como importantes dispositivos que compõem as dinâmicas de controle e dominação social, tendo como referência a produção de sujeitos normalizados e abjetos. Tais dinâmicas contribuem para a consolidação dos valores socialmente estabelecidos, ao mesmo tempo em que investem contra os sujeitos que borram as fronteiras estabelecidas pelos discursos no tocante das identidades de gênero e sexualidades consideradas desviantes, resvalando em formas de violência física e simbólicas dentro e fora do espaço educacional.Universidade Federal da ParaíbaBrasilSociologiaPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPBMachado, Charliton José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2036729143677618Sales, Romualdo da Silva2019-08-26T18:55:57Z2019-08-082019-08-26T18:55:57Z2019-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15380porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-08-26T18:55:57Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/15380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-08-26T18:55:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
title A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
spellingShingle A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
Sales, Romualdo da Silva
Gênero
Sexualidades
Raça
Escola
Discursos
Gender
Sexualities
Breed
School
Speeches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
title_full A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
title_fullStr A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
title_full_unstemmed A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
title_sort A diferença vai à escola: problematizando as articulações discursivas e epistemológicas sobre os marcadores sociais da diferença no espaço educacional
author Sales, Romualdo da Silva
author_facet Sales, Romualdo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Charliton José dos Santos
http://lattes.cnpq.br/2036729143677618
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Romualdo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Sexualidades
Raça
Escola
Discursos
Gender
Sexualities
Breed
School
Speeches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic Gênero
Sexualidades
Raça
Escola
Discursos
Gender
Sexualities
Breed
School
Speeches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description The reflections presented in this text presents with the processes operationalized control and domination within the school, problematizing the relations of power established by them, having as point of reference the operative discourses on social markers of difference: race, gender and sexuality. In this way, I develop a study that problematizes the epistemological bases that underpin these systems of domination contributing to the construction of social identification processes, investing in the production of differences as relational complexes. In this perspective, the purpose of this work is realize and understand, from the Estanislau Eloy Municipal School, the impacts of the transformations under way in Brazil, mapping the discursive and epistemological interlocutions articulated to the processes of control and domination, that happens in education field. In this way, the problematizations presented here, shows that the school and curriculum are important devices that make dynamics of control and social domination, with reference to the production of subjects normalized and abject. These dynamics contribute to the consolidation of social values previously established at the same time as they invest against subjects that blur the boundaries set by discourses on gender identities and sexualities considered deviant, slipping into forms of physical violence and within and outside educational space.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26T18:55:57Z
2019-08-08
2019-08-26T18:55:57Z
2019-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15380
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057854031527936