Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Bastos, Adriana de Fatima Valente
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraí­ba
Brasil
Administração
Programa de Pós Graduação em Administração
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841
Resumo: The central theme of thesis lies upon alcohol consumption amongst young people, under a social marketing perspective. The research is justified by an analysis on the consumer as an agent who generates imbalance in the exchange system, deriving from excessive alcohol consumption in youth. This indication has as immediate consequence a broadening of the marketing view either as an activity or a knowledge, thus becoming an area oriented for the system s balance. This study aimed to analyze determining factors for alcohol consumption predisposition, to measure and to hypothesize, based on the theoretical model proposed. Hence, a literature review on prospective constructs which might influence alcohol consumption oh youngsters was carried. To enable the empirical research s operationalization, 322 questionnaires were administered, with young people from 18 to 30 years old. With presential application in the city João Pessoa. Generally speaking, result show that social reference (family and friends), sociability and personal satisfaction influence on the perceived risk, social stigmatization and feeling of self-confidence was found in the study s analysis context. In the study s final part, theoretical and practical implications are presented along with limitations and recommendations for future research.
id UFPB_a1250319ac737f325ecb627ee445fafa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/3841
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.Marketing socialConsumo de bebidasPredisposição dos jovensSocial MarketingAlcoholic beverage consumptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThe central theme of thesis lies upon alcohol consumption amongst young people, under a social marketing perspective. The research is justified by an analysis on the consumer as an agent who generates imbalance in the exchange system, deriving from excessive alcohol consumption in youth. This indication has as immediate consequence a broadening of the marketing view either as an activity or a knowledge, thus becoming an area oriented for the system s balance. This study aimed to analyze determining factors for alcohol consumption predisposition, to measure and to hypothesize, based on the theoretical model proposed. Hence, a literature review on prospective constructs which might influence alcohol consumption oh youngsters was carried. To enable the empirical research s operationalization, 322 questionnaires were administered, with young people from 18 to 30 years old. With presential application in the city João Pessoa. Generally speaking, result show that social reference (family and friends), sociability and personal satisfaction influence on the perceived risk, social stigmatization and feeling of self-confidence was found in the study s analysis context. In the study s final part, theoretical and practical implications are presented along with limitations and recommendations for future research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta dissertação tem como tema central o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens, tratado sob a perspectiva do marketing social. A pesquisa é justificada por analisar o consumidor, como um agente que gera desequilíbrios no sistema de troca decorrentes do consumo excessivo de álcool na juventude. Esta indicação tem como consequência imediata a ampliação da visão do marketing enquanto atividade ou conhecimento, pois passa a ser compreendida como uma área orientada para equilibrar o sistema. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores condicionantes da predisposição do consumo de bebidas alcoólicas, mensurar e levantar hipóteses com base em uma proposta de modelo teórico. Para isso foi desenvolvido uma revisão de literatura elencando os potenciais construtos que influenciariam os jovens a consumirem bebidas. Para viabilizar a operacionalização da pesquisa empírica, foram aplicados 322 questionários, com jovens entre 18 e 30 anos, com aplicação presencial na cidade de João Pessoa. De maneira geral, os resultados indicaram que a referência social (familiares e amigos), sociabilidade e satisfação pessoal influenciam na predisposição do consumo de bebidas alcoólicas, não tendo sido observada influência de outros elementos como risco percebido, estigmatização social e sensação de autoconfiança no contexto de análise do estudo. Ao final do estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, bem como as limitações e recomendações de futuras pesquisas na temática em questão.Universidade Federal da Paraí­baBrasilAdministraçãoPrograma de Pós Graduação em AdministraçãoUFPBCosta, Francisco José dahttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494Bastos, Adriana de Fatima Valente2015-04-16T14:49:06Z2018-07-20T23:38:27Z2014-05-292018-07-20T23:38:27Z2013-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Adriana de Fatima Valente. Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:15:01Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/3841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:15:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
title Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
spellingShingle Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
Bastos, Adriana de Fatima Valente
Marketing social
Consumo de bebidas
Predisposição dos jovens
Social Marketing
Alcoholic beverage consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
title_full Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
title_fullStr Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
title_full_unstemmed Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
title_sort Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
author Bastos, Adriana de Fatima Valente
author_facet Bastos, Adriana de Fatima Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Francisco José da
http://lattes.cnpq.br/8038204590897494
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Adriana de Fatima Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing social
Consumo de bebidas
Predisposição dos jovens
Social Marketing
Alcoholic beverage consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Marketing social
Consumo de bebidas
Predisposição dos jovens
Social Marketing
Alcoholic beverage consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description The central theme of thesis lies upon alcohol consumption amongst young people, under a social marketing perspective. The research is justified by an analysis on the consumer as an agent who generates imbalance in the exchange system, deriving from excessive alcohol consumption in youth. This indication has as immediate consequence a broadening of the marketing view either as an activity or a knowledge, thus becoming an area oriented for the system s balance. This study aimed to analyze determining factors for alcohol consumption predisposition, to measure and to hypothesize, based on the theoretical model proposed. Hence, a literature review on prospective constructs which might influence alcohol consumption oh youngsters was carried. To enable the empirical research s operationalization, 322 questionnaires were administered, with young people from 18 to 30 years old. With presential application in the city João Pessoa. Generally speaking, result show that social reference (family and friends), sociability and personal satisfaction influence on the perceived risk, social stigmatization and feeling of self-confidence was found in the study s analysis context. In the study s final part, theoretical and practical implications are presented along with limitations and recommendations for future research.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-04
2014-05-29
2015-04-16T14:49:06Z
2018-07-20T23:38:27Z
2018-07-20T23:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASTOS, Adriana de Fatima Valente. Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841
identifier_str_mv BASTOS, Adriana de Fatima Valente. Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
Brasil
Administração
Programa de Pós Graduação em Administração
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
Brasil
Administração
Programa de Pós Graduação em Administração
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964105451667456