O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Eliakin Ramos Moura da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Cidadania e Direitos Humanos
Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699
Resumo: The work proposes a reflection on the possible representations, present in textbooks on the history of integral citizen schools in the State of Paraíba, in the metropolitan region of the city of João Pessoa, in relation to Education in Human Rights. Therefore, our intention with this work was to contribute to new perspectives of DH and EDH in textbooks for a school education project aimed, above all, at the opportunity of a Culture of Human Rights. In the research methodology, we opted for content analysis, by Laurence Bardin: the history textbook brings countless work possibilities for an EDH in the school environment. The general results allowed us to verify that the notion of Human Rights appears in a diffuse way in the textbooks, with thematic axes very evident in some contexts and not in others. Thus, how would the "place" of the DH be configured in the contents and texts of these online study platforms, or even in the remote education process, while the pandemic lasts?
id UFPB_a356dc1ea58b717833cbf91c3b708d46
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/21699
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCCEnsino de históriaDireitos HumanosAnálise de conteúdoLivros didáticosHistory teachingHuman rightsContent analysisDidatic booksCNPQ::CIENCIAS HUMANASThe work proposes a reflection on the possible representations, present in textbooks on the history of integral citizen schools in the State of Paraíba, in the metropolitan region of the city of João Pessoa, in relation to Education in Human Rights. Therefore, our intention with this work was to contribute to new perspectives of DH and EDH in textbooks for a school education project aimed, above all, at the opportunity of a Culture of Human Rights. In the research methodology, we opted for content analysis, by Laurence Bardin: the history textbook brings countless work possibilities for an EDH in the school environment. The general results allowed us to verify that the notion of Human Rights appears in a diffuse way in the textbooks, with thematic axes very evident in some contexts and not in others. Thus, how would the "place" of the DH be configured in the contents and texts of these online study platforms, or even in the remote education process, while the pandemic lasts?NenhumaO trabalho propõe uma reflexão em torno das representações possíveis, presentes em manuais didáticos de história das escolas cidadãs integrais do Estado da Paraíba da região metropolitana da cidade de João Pessoa, com relação à Educação em Direitos Humanos. Assim sendo, nossa intenção com este trabalho foi a de contribuir para novos olhares dos DH e da EDH nos livros didáticos para um projeto de educação escolar voltada, sobretudo, para o ensejo de uma Cultura dos Direitos Humanos. Na metodologia de pesquisa, optamos pela análise de conteúdo, de Laurence Bardin: o livro didático de história traz inúmeras possibilidades de trabalho para uma EDH no espaço escolar. Os resultados gerais nos permitiram aferir que a noção de Direitos Humanos aparece de forma difusa nos manuais didáticos, com eixos temáticos bem evidentes em alguns contextos e outros, não. Destarte, como o "lugar" dos DH iriam se configurar nos conteúdos e nos textos dessas plataformas de estudos online, ou mesmo no processo de educação remota, enquanto durar a pandemia?Universidade Federal da ParaíbaBrasilCidadania e Direitos HumanosPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas PúblicasUFPBCalaça, Suelídia Mariahttp://lattes.cnpq.br/9270682218307104Silva, Eliakin Ramos Moura da2021-12-23T18:13:47Z2021-09-202021-12-23T18:13:47Z2021-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-08-09T16:19:37Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/21699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-08-09T16:19:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
title O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
spellingShingle O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
Silva, Eliakin Ramos Moura da
Ensino de história
Direitos Humanos
Análise de conteúdo
Livros didáticos
History teaching
Human rights
Content analysis
Didatic books
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
title_full O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
title_fullStr O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
title_full_unstemmed O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
title_sort O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
author Silva, Eliakin Ramos Moura da
author_facet Silva, Eliakin Ramos Moura da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calaça, Suelídia Maria
http://lattes.cnpq.br/9270682218307104
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliakin Ramos Moura da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Direitos Humanos
Análise de conteúdo
Livros didáticos
History teaching
Human rights
Content analysis
Didatic books
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Ensino de história
Direitos Humanos
Análise de conteúdo
Livros didáticos
History teaching
Human rights
Content analysis
Didatic books
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The work proposes a reflection on the possible representations, present in textbooks on the history of integral citizen schools in the State of Paraíba, in the metropolitan region of the city of João Pessoa, in relation to Education in Human Rights. Therefore, our intention with this work was to contribute to new perspectives of DH and EDH in textbooks for a school education project aimed, above all, at the opportunity of a Culture of Human Rights. In the research methodology, we opted for content analysis, by Laurence Bardin: the history textbook brings countless work possibilities for an EDH in the school environment. The general results allowed us to verify that the notion of Human Rights appears in a diffuse way in the textbooks, with thematic axes very evident in some contexts and not in others. Thus, how would the "place" of the DH be configured in the contents and texts of these online study platforms, or even in the remote education process, while the pandemic lasts?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23T18:13:47Z
2021-09-20
2021-12-23T18:13:47Z
2021-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Cidadania e Direitos Humanos
Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Cidadania e Direitos Humanos
Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964180487766016