Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Gomes, Glauco Ricardo Simões
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9404
Resumo: This work presents elucidate the links between the learning styles of Management students in three public Higher Education Institutions (HEI) in the states of Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte and the level of such apprentices´ predilection related to the various areas of knowledge of the course based on David Kolb´s Experiential Learning Theory (ELT). To this end, it is draw up a theoretical framework in which a brief historic of Management teaching in the country is presented, as well as a set of critical works related to the formation process of the Brazilian administrator. Added to that, the presentation of ELT and learning styles advocated by the author. The methodology used in the research has an exploratory and descriptive nature and, through the survey process, information is gathered by the application of a research tool. Finally, the work uses uni and multivariate statistics techniques to analyze these links. The discriminant analysis technique is used to define a "cutoff point" for predilection levels of knowledge areas and correspondence analysis allows the construction of perceptual maps illustrating the associations between learning styles and predilection levels of students. The results of the study indicate a strong inclination to conceptual aspects inherent to the learning process in each of the knowledge areas analyzed. Thus, the end of the work, they present a number of discussions about the current teaching and learning process in the course and what measures could be implemented to an eventual change this scenario.
id UFPB_ae80b6cfa8e8d7be74c6d5ee92e9aee3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/9404
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administraçãoAdministraçãoEstudo e EnsinoEstilos de aprendizagemTeoria de aprendizagem ExperiencialManagementStudy and TeachingLearning StylesExperiential learning theoryCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThis work presents elucidate the links between the learning styles of Management students in three public Higher Education Institutions (HEI) in the states of Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte and the level of such apprentices´ predilection related to the various areas of knowledge of the course based on David Kolb´s Experiential Learning Theory (ELT). To this end, it is draw up a theoretical framework in which a brief historic of Management teaching in the country is presented, as well as a set of critical works related to the formation process of the Brazilian administrator. Added to that, the presentation of ELT and learning styles advocated by the author. The methodology used in the research has an exploratory and descriptive nature and, through the survey process, information is gathered by the application of a research tool. Finally, the work uses uni and multivariate statistics techniques to analyze these links. The discriminant analysis technique is used to define a "cutoff point" for predilection levels of knowledge areas and correspondence analysis allows the construction of perceptual maps illustrating the associations between learning styles and predilection levels of students. The results of the study indicate a strong inclination to conceptual aspects inherent to the learning process in each of the knowledge areas analyzed. Thus, the end of the work, they present a number of discussions about the current teaching and learning process in the course and what measures could be implemented to an eventual change this scenario.O presente trabalho apresenta a elicitação de vínculos entre os estilos de aprendizagem de alunos do curso de Administração em três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e o nível de predileção desses aprendizes em relação às diversas áreas de conhecimento do curso à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE) de David Kolb. Para tanto, elaborase um referencial teórico em que um breve histórico do ensino de Administração no país é apresentado, assim como um conjunto de críticas ao processo de formação do administrador brasileiro. Soma-se a isso a apresentação da TAE e dos estilos de aprendizagem preconizados pelo autor. A metodologia utilizada na pesquisa tem natureza exploratória e descritiva e, por meio do processo de levantamento das informações mediante a aplicação de um instrumento de pesquisa, utiliza técnicas estatísticas uni e multivariadas para analisar os referidos vínculos. A técnica de análise discriminante é utilizada para definir um “ponto de corte” para os níveis de predileção das áreas de conhecimento e a análise de correspondência permite a construção de mapas perceptuais que ilustram as associações entre os estilos de aprendizagem e os níveis de predileção dos alunos. Os resultados do estudo indicam uma forte inclinação aos aspectos conceituais inerentes ao processo de aprendizagem em cada uma das áreas de conhecimento analisadas. Assim, ao final do trabalho, apresentam-se uma série de discussões acerca do atual processo de ensino e aprendizagem no curso de Administração e quais medidas poderiam ser implementadas para uma eventual mudança deste cenário.Universidade Federal da ParaíbaBrasilAdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFPBSilva, Anielson Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/3405428972303042Gomes, Glauco Ricardo Simões2017-09-04T15:55:16Z2018-07-20T23:38:52Z2018-07-20T23:38:52Z2016-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Glauco Ricardo Simões. Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:40:37Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:40:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
title Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
spellingShingle Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
Gomes, Glauco Ricardo Simões
Administração
Estudo e Ensino
Estilos de aprendizagem
Teoria de aprendizagem Experiencial
Management
Study and Teaching
Learning Styles
Experiential learning theory
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
title_full Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
title_fullStr Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
title_full_unstemmed Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
title_sort Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
author Gomes, Glauco Ricardo Simões
author_facet Gomes, Glauco Ricardo Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Anielson Barbosa da
http://lattes.cnpq.br/3405428972303042
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Glauco Ricardo Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Estudo e Ensino
Estilos de aprendizagem
Teoria de aprendizagem Experiencial
Management
Study and Teaching
Learning Styles
Experiential learning theory
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Administração
Estudo e Ensino
Estilos de aprendizagem
Teoria de aprendizagem Experiencial
Management
Study and Teaching
Learning Styles
Experiential learning theory
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This work presents elucidate the links between the learning styles of Management students in three public Higher Education Institutions (HEI) in the states of Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte and the level of such apprentices´ predilection related to the various areas of knowledge of the course based on David Kolb´s Experiential Learning Theory (ELT). To this end, it is draw up a theoretical framework in which a brief historic of Management teaching in the country is presented, as well as a set of critical works related to the formation process of the Brazilian administrator. Added to that, the presentation of ELT and learning styles advocated by the author. The methodology used in the research has an exploratory and descriptive nature and, through the survey process, information is gathered by the application of a research tool. Finally, the work uses uni and multivariate statistics techniques to analyze these links. The discriminant analysis technique is used to define a "cutoff point" for predilection levels of knowledge areas and correspondence analysis allows the construction of perceptual maps illustrating the associations between learning styles and predilection levels of students. The results of the study indicate a strong inclination to conceptual aspects inherent to the learning process in each of the knowledge areas analyzed. Thus, the end of the work, they present a number of discussions about the current teaching and learning process in the course and what measures could be implemented to an eventual change this scenario.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24
2017-09-04T15:55:16Z
2018-07-20T23:38:52Z
2018-07-20T23:38:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Glauco Ricardo Simões. Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9404
identifier_str_mv GOMES, Glauco Ricardo Simões. Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057797633867776