Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Amorim, Valquiria Gila de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9887
Resumo: Physics is a predominantly male field, and the reasons for this absence of women in the field are not sufficiently recognized or investigated, especially in Brazil. This dissertation aimed to analyze the experiences of inclusion and exclusion undergone by female students acquiring an undergraduate degree in Physics at Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. The theoretical approach was based on feminist and gender studies and cultural studies of science, which are interdisciplinary. The methodological approach was qualitative and two strategies of data collection were used in order to analyze the influence of family members and teachers in the choice of Physics, and their formative trajectory at the university: face-to-face and online structured interviews. However, male students’ perspectives were included to analyze the context of gender relations in the field of Physics, and how these relations may disadvantage women in contrast to men. Women's testimonies revealed embarrassing, debilitating and challenging experiences, as well as gender barriers, such as the chilly climate from the beginning, the male image of the Physicist, the lack of credibility of women in the field, and sexism and sexual harassment from male colleagues and professors. In conclusion, the data indicated that in order to remain in the Physics field, female students face gender stereotypes, prejudices, discrimination, sexism and sexual harassment, which remained invisible and naturalized in many situations.
id UFPB_c4f6812a3b480b85e6b574a32d418e7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/9887
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de físicaMulheres na FísicaEducação SuperiorGêneroExperiências de estudantesWomen in PhysicsHigher educationGender biasesStudent experiencesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPhysics is a predominantly male field, and the reasons for this absence of women in the field are not sufficiently recognized or investigated, especially in Brazil. This dissertation aimed to analyze the experiences of inclusion and exclusion undergone by female students acquiring an undergraduate degree in Physics at Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. The theoretical approach was based on feminist and gender studies and cultural studies of science, which are interdisciplinary. The methodological approach was qualitative and two strategies of data collection were used in order to analyze the influence of family members and teachers in the choice of Physics, and their formative trajectory at the university: face-to-face and online structured interviews. However, male students’ perspectives were included to analyze the context of gender relations in the field of Physics, and how these relations may disadvantage women in contrast to men. Women's testimonies revealed embarrassing, debilitating and challenging experiences, as well as gender barriers, such as the chilly climate from the beginning, the male image of the Physicist, the lack of credibility of women in the field, and sexism and sexual harassment from male colleagues and professors. In conclusion, the data indicated that in order to remain in the Physics field, female students face gender stereotypes, prejudices, discrimination, sexism and sexual harassment, which remained invisible and naturalized in many situations.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqA Física é um campo majoritariamente masculino, e as razões para essa ausência de mulheres não são suficientemente reconhecidas nem investigadas, principalmente no Brasil. Esta dissertação teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas pelas alunas no curso de graduação de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o que as inclui e as exclui, como mulheres, em suas trajetórias. Os aportes teóricos utilizados provêm dos estudos feministas e de gênero e dos estudos culturais da ciência, que são interdisciplinares. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo utilizadas duas estratégias de coleta de dados: entrevista estruturada presencial e online para analisar desde a influência dos familiares e professores/as na escolha do curso de Física até o percurso formativo na universidade. No entanto, foram incluídas vozes masculinas para colaborar a pensar sobre o contexto das relações de gênero no campo da Física e como essas relações podem desfavorecer as mulheres em contraste com os homens. As falas femininas revelaram experiências constrangedoras, debilitantes e desafiantes, bem como barreiras de gênero, entre elas: o clima frio na chegada ao curso, a imagem masculina do Físico, a falta de credibilidade das mulheres no campo, e a presença do sexismo e assédio sexual entre colegas e professores. Os dados apontam, em conclusão, que para permanecer no curso de Física as alunas enfrentam estereótipos de gênero, preconceitos, discriminações, sexismo e assédio sexual, que se apresentaram invisibilizados e naturalizados em muitas situações.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBCarvalho, Maria Eulina Pessoa deSilva, Jeane Félix daAmorim, Valquiria Gila de2018-05-16T13:57:05Z2018-07-20T23:56:31Z2018-07-20T23:56:31Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMORIM, Valquiria Gila de. Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:19:12Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:19:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física
title Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física
spellingShingle Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física
Amorim, Valquiria Gila de
Mulheres na Física
Educação Superior
Gênero
Experiências de estudantes
Women in Physics
Higher education
Gender biases
Student experiences
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física
title_full Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física
title_fullStr Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física
title_full_unstemmed Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física
title_sort Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física
author Amorim, Valquiria Gila de
author_facet Amorim, Valquiria Gila de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Silva, Jeane Félix da
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Valquiria Gila de
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres na Física
Educação Superior
Gênero
Experiências de estudantes
Women in Physics
Higher education
Gender biases
Student experiences
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Mulheres na Física
Educação Superior
Gênero
Experiências de estudantes
Women in Physics
Higher education
Gender biases
Student experiences
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Physics is a predominantly male field, and the reasons for this absence of women in the field are not sufficiently recognized or investigated, especially in Brazil. This dissertation aimed to analyze the experiences of inclusion and exclusion undergone by female students acquiring an undergraduate degree in Physics at Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. The theoretical approach was based on feminist and gender studies and cultural studies of science, which are interdisciplinary. The methodological approach was qualitative and two strategies of data collection were used in order to analyze the influence of family members and teachers in the choice of Physics, and their formative trajectory at the university: face-to-face and online structured interviews. However, male students’ perspectives were included to analyze the context of gender relations in the field of Physics, and how these relations may disadvantage women in contrast to men. Women's testimonies revealed embarrassing, debilitating and challenging experiences, as well as gender barriers, such as the chilly climate from the beginning, the male image of the Physicist, the lack of credibility of women in the field, and sexism and sexual harassment from male colleagues and professors. In conclusion, the data indicated that in order to remain in the Physics field, female students face gender stereotypes, prejudices, discrimination, sexism and sexual harassment, which remained invisible and naturalized in many situations.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-23
2018-05-16T13:57:05Z
2018-07-20T23:56:31Z
2018-07-20T23:56:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Valquiria Gila de. Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9887
identifier_str_mv AMORIM, Valquiria Gila de. Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964117635072000