Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Fernandes, Marcelo de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798
Resumo: This work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the movie
id UFPB_e056f9c1e7a9fa87a5a7cfc23f416df8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/18798
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro AlmodóvarAnálise fílmicaDialogismoMelodramaTudo sobre minha mãeRecepção críticaAll about my motherFilm analysisDialogismFilm criticismCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the movieCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise fílmica de Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, identificando as relações dialógicas (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) presentes no texto fílmico, encarando essas interações discursivas como pontos de produção e revisão de significados sociais, numa conexão entre ficção e sociedade. Para isso, estudamos principalmente o jogo de diálogo estabelecido entre o filme de Almodóvar e o longa A Malvada (1950), de Joseph Mankiewicz; a peça Um bonde chamado Desejo (1947), de Tennessee Williams, e sua adaptação Uma rua chamada Pecado (1951), de Elia Kazan; a peça Bodas de Sangue (1933), de Federico Garcia Lorca; além do gênero melodrama. Analisamos, ainda, aspectos relativos às categorias narratológicas de espaço (LINS, 1976) e personagem (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002); e à recepção crítica jornalística do filme (BRAGA, 2006), considerando o fenômeno recepcional como uma outra instância com a qual o filme dialoga e de onde sentidos são produzidos.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBGuimaranhes, Luiz Antonio Mousinhohttp://lattes.cnpq.br/0046517404942505Fernandes, Marcelo de Lima2020-12-17T02:13:19Z2019-05-232020-12-17T02:13:19Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-09-01T19:48:09Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/18798Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-09-01T19:48:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
title Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
spellingShingle Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
Fernandes, Marcelo de Lima
Análise fílmica
Dialogismo
Melodrama
Tudo sobre minha mãe
Recepção crítica
All about my mother
Film analysis
Dialogism
Film criticism
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
title_full Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
title_fullStr Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
title_full_unstemmed Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
title_sort Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
author Fernandes, Marcelo de Lima
author_facet Fernandes, Marcelo de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimaranhes, Luiz Antonio Mousinho
http://lattes.cnpq.br/0046517404942505
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marcelo de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Análise fílmica
Dialogismo
Melodrama
Tudo sobre minha mãe
Recepção crítica
All about my mother
Film analysis
Dialogism
Film criticism
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Análise fílmica
Dialogismo
Melodrama
Tudo sobre minha mãe
Recepção crítica
All about my mother
Film analysis
Dialogism
Film criticism
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the movie
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-23
2019-03-01
2020-12-17T02:13:19Z
2020-12-17T02:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964166883540992