Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Letras Programa de Pós-Graduação em Letras UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798 |
Resumo: | This work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the movie |
id |
UFPB_e056f9c1e7a9fa87a5a7cfc23f416df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/18798 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro AlmodóvarAnálise fílmicaDialogismoMelodramaTudo sobre minha mãeRecepção críticaAll about my motherFilm analysisDialogismFilm criticismCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the movieCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise fílmica de Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, identificando as relações dialógicas (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) presentes no texto fílmico, encarando essas interações discursivas como pontos de produção e revisão de significados sociais, numa conexão entre ficção e sociedade. Para isso, estudamos principalmente o jogo de diálogo estabelecido entre o filme de Almodóvar e o longa A Malvada (1950), de Joseph Mankiewicz; a peça Um bonde chamado Desejo (1947), de Tennessee Williams, e sua adaptação Uma rua chamada Pecado (1951), de Elia Kazan; a peça Bodas de Sangue (1933), de Federico Garcia Lorca; além do gênero melodrama. Analisamos, ainda, aspectos relativos às categorias narratológicas de espaço (LINS, 1976) e personagem (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002); e à recepção crítica jornalística do filme (BRAGA, 2006), considerando o fenômeno recepcional como uma outra instância com a qual o filme dialoga e de onde sentidos são produzidos.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBGuimaranhes, Luiz Antonio Mousinhohttp://lattes.cnpq.br/0046517404942505Fernandes, Marcelo de Lima2020-12-17T02:13:19Z2019-05-232020-12-17T02:13:19Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-09-01T19:48:09Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/18798Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-09-01T19:48:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar |
title |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar |
spellingShingle |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar Fernandes, Marcelo de Lima Análise fílmica Dialogismo Melodrama Tudo sobre minha mãe Recepção crítica All about my mother Film analysis Dialogism Film criticism CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar |
title_full |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar |
title_fullStr |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar |
title_full_unstemmed |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar |
title_sort |
Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar |
author |
Fernandes, Marcelo de Lima |
author_facet |
Fernandes, Marcelo de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimaranhes, Luiz Antonio Mousinho http://lattes.cnpq.br/0046517404942505 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marcelo de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise fílmica Dialogismo Melodrama Tudo sobre minha mãe Recepção crítica All about my mother Film analysis Dialogism Film criticism CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Análise fílmica Dialogismo Melodrama Tudo sobre minha mãe Recepção crítica All about my mother Film analysis Dialogism Film criticism CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the movie |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-23 2019-03-01 2020-12-17T02:13:19Z 2020-12-17T02:13:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Letras Programa de Pós-Graduação em Letras UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Letras Programa de Pós-Graduação em Letras UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1798964166883540992 |