Guerrilha e espionagem em games de ação: o cotidiano na mira de um avatar pesquisador interagindo no Brasil, Cuba e Iraque
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
BR Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4477 |
Resumo: | The present research discusses the symbolic forms of everyday life expression through the spaces of the action games Call of duty: modern warfare 2 (2009), Call of Duty: black ops (2010) and Battlefield 3 (2011). Our hypothesis is that the structural functioning of these games, as it happens in everyday life, determines main spatialities and points of immediate relevance, establishing, therefore, peripheral spaces, appropriate to storage of symbolic artifacts of exogenous reality to games. This case study is methodologically based on a duplicity looks exploratory, now concerned with describing the progression routes of the main spaces, well aware of the details that make up the peripheral spaces. Through theoretical contributions on space in games, perspective in arts and sociology of everyday life, we could identify and point out interpretations of the symbolic everyday life of action games, showing that the meanings of these elements relate to economic and political issues of the countries involved in the stages of the games analysis, such as Brazil, Cuba and Iraq. |
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Guerrilha e espionagem em games de ação: o cotidiano na mira de um avatar pesquisador interagindo no Brasil, Cuba e IraqueGames de açãoEspaços periféricosCotidiano simbólicoVida socialContexto histórico-ficcionalAction gamesPeripheral spacesSymbolic everyday lifeSocial lifeHistorical-fictional contextCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThe present research discusses the symbolic forms of everyday life expression through the spaces of the action games Call of duty: modern warfare 2 (2009), Call of Duty: black ops (2010) and Battlefield 3 (2011). Our hypothesis is that the structural functioning of these games, as it happens in everyday life, determines main spatialities and points of immediate relevance, establishing, therefore, peripheral spaces, appropriate to storage of symbolic artifacts of exogenous reality to games. This case study is methodologically based on a duplicity looks exploratory, now concerned with describing the progression routes of the main spaces, well aware of the details that make up the peripheral spaces. Through theoretical contributions on space in games, perspective in arts and sociology of everyday life, we could identify and point out interpretations of the symbolic everyday life of action games, showing that the meanings of these elements relate to economic and political issues of the countries involved in the stages of the games analysis, such as Brazil, Cuba and Iraq.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA presente pesquisa discute as formas simbólicas de manifestação do cotidiano através dos espaços dos games de ação Call of duty: modern warfare 2 (2009), Call of duty: black ops (2010) e Battlefield 3 (2011). Nossa hipótese é a de que o funcionamento estrutural desses games, tal qual acontece na vida cotidiana, determina espacialidades principais e pontos de relevância imediatos, estabelecendo, por consequência, espaços periféricos, oportunos à estocagem de artefatos simbólicos da realidade exógena aos jogos. Este estudo de caso está metodologicamente fundamentado em uma duplicidade de olhares exploratórios, ora preocupado em descrever os percursos de progressão dos espaços principais, ora atento aos detalhes que compõem os espaços periféricos. Por meio de aportes teóricos sobre espaço nos games, perspectiva nas artes plásticas e sociologia do cotidiano, pudemos identificar e apontar interpretações do cotidiano simbólico dos games de ação, demonstrando que as significações desses elementos dizem respeito a questões econômicas e políticas dos países envolvidos nos estágios dos games analisados, tais como Brasil, Cuba e Iraque.Universidade Federal da ParaíbaBRComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFPBCarvalho, Nadja de Mourahttp://lattes.cnpq.br/0231224517159954Luna, Daniel Neves Abath2015-05-07T14:46:42Z2018-07-20T23:50:26Z2014-06-052018-07-20T23:50:26Z2012-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUNA, Daniel Neves Abath. Guerrilha e espionagem em games de ação: o cotidiano na mira de um avatar pesquisador interagindo no Brasil, Cuba e Iraque. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:06:27Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:06:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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The present research discusses the symbolic forms of everyday life expression through the spaces of the action games Call of duty: modern warfare 2 (2009), Call of Duty: black ops (2010) and Battlefield 3 (2011). Our hypothesis is that the structural functioning of these games, as it happens in everyday life, determines main spatialities and points of immediate relevance, establishing, therefore, peripheral spaces, appropriate to storage of symbolic artifacts of exogenous reality to games. This case study is methodologically based on a duplicity looks exploratory, now concerned with describing the progression routes of the main spaces, well aware of the details that make up the peripheral spaces. Through theoretical contributions on space in games, perspective in arts and sociology of everyday life, we could identify and point out interpretations of the symbolic everyday life of action games, showing that the meanings of these elements relate to economic and political issues of the countries involved in the stages of the games analysis, such as Brazil, Cuba and Iraq. |
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