Uso de marcas verbais para aspectos não-verbais da conversação em salas de bate-papo na internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Robson Santos de
Orientador(a): MEIRA, Luciano Rogério de Lemos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8947
Resumo: Este estudo propõe-se a analisar o uso dos marcadores verbais que representam alguns aspectos não-verbais da conversação em salas de bate-papo na internet e de que forma tais aspectos contribuem para a interação no diálogo realizado neste contexto, predominantemente verbal. É uma investigação sobre os processos de comunicação humana no contexto das novas tecnologias, especificamente em salas chats, considerando os aspectos psicológicos e sócio-culturais. Apoiamo-nos nas perspectivas etnometodológicas da Análise da Conversação e nos Princípios da Cooperação de Grice, fundamentadas numa abordagem interacional dos sujeitos que dialogam a partir de enunciados co-construídos, considerando-se os aspectos gestuais e o contexto. Realizouse uma etnografia virtual em salas de bate-papo, observando o uso dos marcadores verbais que representam alguns aspectos não-verbais da conversação (emoticons e expressões lexicais de onomatopéias, abreviações e entonações) e os efeitos dessa prática no diálogo construído. Aplicando-se as Máximas Conversacionais Gricianas a estas marcas verbais, verificou-se quais delas apresentaram maior transgressão ao Princípio da Cooperação, produzindo implicaturas. Os resultados ainda indicaram a emergência de novos emoticons criados pelos próprios usuários, bem como o processo de co-regulação e engajamento dos participantes nestas salas de bate-papo, semelhante a uma conversação face-a-face, embora os limites encontrados face à complexidade do estudo, sugerindo-se pesquisas futuras para algumas questões apresentadas
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Apoiamo-nos nas perspectivas etnometodológicas da Análise da Conversação e nos Princípios da Cooperação de Grice, fundamentadas numa abordagem interacional dos sujeitos que dialogam a partir de enunciados co-construídos, considerando-se os aspectos gestuais e o contexto. Realizouse uma etnografia virtual em salas de bate-papo, observando o uso dos marcadores verbais que representam alguns aspectos não-verbais da conversação (emoticons e expressões lexicais de onomatopéias, abreviações e entonações) e os efeitos dessa prática no diálogo construído. Aplicando-se as Máximas Conversacionais Gricianas a estas marcas verbais, verificou-se quais delas apresentaram maior transgressão ao Princípio da Cooperação, produzindo implicaturas. 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