Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silva
Orientador(a): PIMENTEL, Maria Fernanda, STRAGEVITCH, Luiz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Engenharia Quimica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48258
Resumo: PIMENTEL, Maria Fernanda, também é conhecida em citações bibliográficas por: AVELAR, Maria Fernanda Pimentel
id UFPE_099cadeac5e018cf483c49249f65141f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48258
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8164129783462393http://lattes.cnpq.br/6880348154073236http://lattes.cnpq.br/2730416923915211PIMENTEL, Maria FernandaSTRAGEVITCH, Luiz2022-12-16T11:15:43Z2022-12-16T11:15:43Z2022-06-30CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silva. Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis: etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48258PIMENTEL, Maria Fernanda, também é conhecida em citações bibliográficas por: AVELAR, Maria Fernanda PimentelO setor de energia mundial inicia uma transição para um novo cenário no qual as fontes renováveis conquistam mais espaço junto à matriz energética. O Brasil destaca-se nessa transição graças à implementação da Política Nacional de Biocombustíveis e à produção crescente de biocombustíveis, que constituem uma alternativa ambientalmente mais sustentável que os combustíveis fósseis. Levando em consideração que o país é o segundo maior produtor mundial de biocombustível líquido, este trabalho investigou três novos processos: desidratação de etanol utilizando líquidos iônicos (LI) como solventes, conversão de etanol em biocombustível de aviação e hidrogenação de óleo de soja para produção de diesel verde. Todos os processos foram simulados com o Aspen Plus® com base em dados disponíveis na literatura. A desidratação do etanol foi estudada para os LI cloreto de 1-metilimidazólio ([Mim][Cl]), cloreto de 1-etil-3-metilimidazólio ([Emim][Cl]), cloreto de 1-butil-3-metilimidazólio ([Bmim][Cl]) e cloreto de 1-hexil-3-metilimidazólio ([Hmim][Cl]) por meio da destilação extrativa. As melhores configurações do processo foram definidas através de planejamentos experimentais e da função desejabilidade, a fim de maximizar a pureza do etanol anidro combustível (EAC) e minimizar o consumo energético. O menor consumo energético entre os LI apresentados foi observado para o LI [Mim][Cl] (1665 kJ/kg de EAC) seguido por [Emim][Cl] < [Hmim][Cl] < [Bmim][Cl]. Em todos os casos, a pureza do EAC foi maior que 99,3 % em massa, apresentando alta recuperação do LI, reduzindo assim sua reposição no processo. O segundo processo investigou a produção de biocombustível de aviação a partir de etanol por meio da integração do processo em uma biorrefinaria. Foram propostas melhorias na planta do processo que resultou em uma economia energética de 22 e 41 %, na safra e entressafra respectivamente, e ainda foram mantidas as especificações de qualidade dos combustíveis produzidos. Além disso, foi proposto um processo de eletrólise microbiana (EM) para produção de hidrogênio a partir de resíduos da biorrefinaria (vinhaça). A simulação da EM resultou em um excedente de 15 % de hidrogênio, que pode ser reaproveitado e integrado nos ciclos de calor e energia do próprio processo. O último processo investigado foi a hidrogenação do óleo de soja brasileiro para produzir diesel verde. As reações de descarboxilação, descarbonilação e hidrodesoxigenação foram realizadas em um reator estequiométrico na presença do catalisador NiMo/Al2O3. Também foram consideradas reações de craqueamento, e o fracionamento produziu diesel verde e também frações de gasolina de aviação e gases leves. Por meio de análises de sensibilidade, foram obtidos os melhores resultados para a coluna de destilação com 22 estágios, alimentação no estágio 12 e razão de refluxo igual a 0,8. A razão hidrogênio/óleo foi de 0,031. A energia utilizada no processo foi de 1181 kW/h e mais de 80 % do óleo de soja foram convertidos, sendo aproximadamente 65 % em diesel verde. Além disso, foi feita uma previsão das propriedades físico-químicas simuladas e comparadas com a legislação vigente para diesel verde obtendo valores dentro das especificações. Desta maneira, esta Tese apresentou a viabilidade de novas tecnologias para fortalecer a produção e o uso de biocombustíveis.CAPESThe world energy sector has entered a new scenario where renewable sources gain more space in the energy matrix. Brazil stands out in this transition due to the implementation of the National Biofuels Policy and the growing production of biofuels, an environmentally more sustainable alternative to fossil fuels. Taking into account that the country is the second largest producer of liquid biofuel in the world, this work investigated three new processes: dehydration of ethanol using ionic liquids (IL) as solvents, conversion of ethanol into aviation biofuel and hydrogenation of soybean oil for production of green diesel. All processes were simulated with Aspen Plus® based on data available in the literature. Ethanol dehydration was studied for IL 1- methylimidazolium chloride ([Mim][Cl]), 1-ethyl-3-methylimidazolium chloride ([Emim][Cl]), 1-butyl-3-methylimidazolium ([Bmim][Cl]) and 1-hexyl-3- methylimidazolium chloride ([Hmim][Cl]) by extractive distillation. The best process settings were defined through experimental designs and the desirability function, in order to maximize the purity of anhydrous ethanol fuel (AEF) and minimize energy consumption. The lowest energy consumption among the presented LIs was observed for LI [Mim][Cl] (1665 kJ/kg of AEF) followed by [Emim][Cl] < [Hmim][Cl] < [Bmim][Cl]. In all cases, the AEF purity was greater than 99.3 % by mass, showing a high recovery of LI, thus reducing its replacement in the process. The second process investigated the production of aviation biofuel from ethanol through the integration of the process in a biorefinery. Improvements were proposed in the production process, resulting in energy savings of 22 and 41 %, in the sugarcane harvest season and off-season respectively, maintaining the quality specifications of the fuels produced. In addition, a microbial electrolysis (ME) process was proposed to produce hydrogen from biorefinery residues (vinasse). The ME simulation resulted in a 15 % surplus of hydrogen, which can be reused and integrated into the heat and energy cycles of the process itself. The final process investigated was the hydrogenation of Brazilian soybean oil to produce green diesel. The decarboxylation, decarbonylation and hydrodeoxygenation reactions were carried out in a stoichiometric reactor in the presence of an NiMo/Al2O3 catalyst. Cracking reactions were also considered, and the fractionation produced green diesel and also fractions of aviation gasoline and light gases. Through sensitivity analysis, the best results were obtained for the distillation column with 22 stages, feed in stage 12 and reflux ratio equal to 0.8. The hydrogen/oil ratio was 0.031. The energy used in the process was 1181 kW/h. More than 80 % of the soybean oil was converted, with about 65 % into green diesel. In addition, a prediction of the simulated physical-chemical properties was made and compared with the current legislation for green diesel, obtaining values within the specifications. This thesis presents the feasibility of new technologies to strengthen the production and use of biofuels.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia QuimicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia químicaBiocombustível de aviaçãoDiesel verdeEnergiaEtanolHidrogênioLíquido iônicoSimulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Claudia Jessica da Silva Cavalcanti.pdfTESE Claudia Jessica da Silva Cavalcanti.pdfapplication/pdf1432853https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/1/TESE%20Claudia%20Jessica%20da%20Silva%20Cavalcanti.pdf0aa91cac8de7862d053ce624c92dce8fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTTESE Claudia Jessica da Silva Cavalcanti.pdf.txtTESE Claudia Jessica da Silva Cavalcanti.pdf.txtExtracted texttext/plain280596https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/4/TESE%20Claudia%20Jessica%20da%20Silva%20Cavalcanti.pdf.txt72f1c5f17d9f5597267b7656d6af98d9MD54THUMBNAILTESE Claudia Jessica da Silva Cavalcanti.pdf.jpgTESE Claudia Jessica da Silva Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/5/TESE%20Claudia%20Jessica%20da%20Silva%20Cavalcanti.pdf.jpg16060c719cbf234e86e4160a4d1004fbMD55123456789/482582022-12-17 02:24:16.785oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48258VGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyBwYXJhIFB1YmxpY2l6YcOnw6NvIGRlIERvY3VtZW50b3Mgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRQoKCkRlY2xhcm8gZXN0YXIgY2llbnRlIGRlIHF1ZSBlc3RlIFRlcm1vIGRlIERlcMOzc2l0byBMZWdhbCBlIEF1dG9yaXphw6fDo28gdGVtIG8gb2JqZXRpdm8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRvcyBkb2N1bWVudG9zIGRlcG9zaXRhZG9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUgZSBkZWNsYXJvIHF1ZToKCkkgLSBvcyBkYWRvcyBwcmVlbmNoaWRvcyBubyBmb3JtdWzDoXJpbyBkZSBkZXDDs3NpdG8gc8OjbyB2ZXJkYWRlaXJvcyBlIGF1dMOqbnRpY29zOwoKSUkgLSAgbyBjb250ZcO6ZG8gZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvIMOpIGRlIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgZGUgc3VhIGF1dG9yaWE7CgpJSUkgLSBvIGNvbnRlw7pkbyDDqSBvcmlnaW5hbCwgZSBzZSBvIHRyYWJhbGhvIGUvb3UgcGFsYXZyYXMgZGUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgZm9yYW0gdXRpbGl6YWRvcywgZXN0YXMgZm9yYW0gZGV2aWRhbWVudGUgcmVjb25oZWNpZGFzOwoKSVYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIG9icmEgY29sZXRpdmEgKG1haXMgZGUgdW0gYXV0b3IpOiB0b2RvcyBvcyBhdXRvcmVzIGVzdMOjbyBjaWVudGVzIGRvIGRlcMOzc2l0byBlIGRlIGFjb3JkbyBjb20gZXN0ZSB0ZXJtbzsKClYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIFRyYWJhbGhvIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28sIERpc3NlcnRhw6fDo28gb3UgVGVzZTogbyBhcnF1aXZvIGRlcG9zaXRhZG8gY29ycmVzcG9uZGUgw6AgdmVyc8OjbyBmaW5hbCBkbyB0cmFiYWxobzsKClZJIC0gcXVhbmRvIHRyYXRhci1zZSBkZSBUcmFiYWxobyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvLCBEaXNzZXJ0YcOnw6NvIG91IFRlc2U6IGVzdG91IGNpZW50ZSBkZSBxdWUgYSBhbHRlcmHDp8OjbyBkYSBtb2RhbGlkYWRlIGRlIGFjZXNzbyBhbyBkb2N1bWVudG8gYXDDs3MgbyBkZXDDs3NpdG8gZSBhbnRlcyBkZSBmaW5kYXIgbyBwZXLDrW9kbyBkZSBlbWJhcmdvLCBxdWFuZG8gZm9yIGVzY29saGlkbyBhY2Vzc28gcmVzdHJpdG8sIHNlcsOhIHBlcm1pdGlkYSBtZWRpYW50ZSBzb2xpY2l0YcOnw6NvIGRvIChhKSBhdXRvciAoYSkgYW8gU2lzdGVtYSBJbnRlZ3JhZG8gZGUgQmlibGlvdGVjYXMgZGEgVUZQRSAoU0lCL1VGUEUpLgoKIApQYXJhIHRyYWJhbGhvcyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvOgoKTmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIGF1dG9yIHF1ZSByZWNhZW0gc29icmUgZXN0ZSBkb2N1bWVudG8sIGZ1bmRhbWVudGFkbyBuYSBMZWkgZGUgRGlyZWl0byBBdXRvcmFsIG5vIDkuNjEwLCBkZSAxOSBkZSBmZXZlcmVpcm8gZGUgMTk5OCwgYXJ0LiAyOSwgaW5jaXNvIElJSSwgYXV0b3Jpem8gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkIChhcXVpc2nDp8OjbykgYXRyYXbDqXMgZG8gc2l0ZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gRGlnaXRhbCBkYSBVRlBFIG5vIGVuZGVyZcOnbyBodHRwOi8vd3d3LnJlcG9zaXRvcmlvLnVmcGUuYnIsIGEgcGFydGlyIGRhIGRhdGEgZGUgZGVww7NzaXRvLgoKIApQYXJhIHRyYWJhbGhvcyBlbSBBY2Vzc28gUmVzdHJpdG86CgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgYXV0b3IgcXVlIHJlY2FlbSBzb2JyZSBlc3RlIGRvY3VtZW50bywgZnVuZGFtZW50YWRvIG5hIExlaSBkZSBEaXJlaXRvIEF1dG9yYWwgbm8gOS42MTAgZGUgMTkgZGUgZmV2ZXJlaXJvIGRlIDE5OTgsIGFydC4gMjksIGluY2lzbyBJSUksIGF1dG9yaXpvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgUGVybmFtYnVjbyBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIGdyYXR1aXRhbWVudGUsIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCAoYXF1aXNpw6fDo28pIGF0cmF2w6lzIGRvIHNpdGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRSBubyBlbmRlcmXDp28gaHR0cDovL3d3dy5yZXBvc2l0b3Jpby51ZnBlLmJyLCBxdWFuZG8gZmluZGFyIG8gcGVyw61vZG8gZGUgZW1iYXJnbyBjb25kaXplbnRlIGFvIHRpcG8gZGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb25mb3JtZSBpbmRpY2FkbyBubyBjYW1wbyBEYXRhIGRlIEVtYmFyZ28uCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-12-17T05:24:16Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde
title Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde
spellingShingle Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde
CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silva
Engenharia química
Biocombustível de aviação
Diesel verde
Energia
Etanol
Hidrogênio
Líquido iônico
title_short Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde
title_full Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde
title_fullStr Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde
title_full_unstemmed Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde
title_sort Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis : etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde
author CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silva
author_facet CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8164129783462393
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6880348154073236
http://lattes.cnpq.br/2730416923915211
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PIMENTEL, Maria Fernanda
STRAGEVITCH, Luiz
contributor_str_mv PIMENTEL, Maria Fernanda
STRAGEVITCH, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia química
Biocombustível de aviação
Diesel verde
Energia
Etanol
Hidrogênio
Líquido iônico
topic Engenharia química
Biocombustível de aviação
Diesel verde
Energia
Etanol
Hidrogênio
Líquido iônico
description PIMENTEL, Maria Fernanda, também é conhecida em citações bibliográficas por: AVELAR, Maria Fernanda Pimentel
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-16T11:15:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-16T11:15:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silva. Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis: etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48258
identifier_str_mv CAVALCANTI, Cláudia Jéssica da Silva. Simulação e otimização de processos para obtenção de biocombustíveis: etanol, bioquerosene de aviação e diesel verde. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Quimica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/1/TESE%20Claudia%20Jessica%20da%20Silva%20Cavalcanti.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/4/TESE%20Claudia%20Jessica%20da%20Silva%20Cavalcanti.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48258/5/TESE%20Claudia%20Jessica%20da%20Silva%20Cavalcanti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0aa91cac8de7862d053ce624c92dce8f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
72f1c5f17d9f5597267b7656d6af98d9
16060c719cbf234e86e4160a4d1004fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793516121534496768